A experiência de um veículo de notícia como atividade acadêmica

Há cinco anos, o curso de Jornalismo da Unisinos criava a Beta Redação, uma publicação laboratorial inovadora feita totalmente pelos alunos

Crédito: Divulgação

Os cursos de Jornalismo da Unisinos, em Porto Alegre e São Leopoldo, estão em festa nesse semestre. Uma de suas principais atividades acadêmicas está completando, agora em setembro, 5 anos de existência. E aqueles que, em algum momento, já passaram pelo quarto andar do prédio D04 sabem do que se trata. Basta reparar em uma enorme sala, com uma televisão e computadores e telefones organizados em ilhas de trabalho. Sim, é ela, a Beta Redação.

Muito conhecida (e, às vezes, temida) pelos estudantes de Jornalismo, o Laboratório de Jornalismo, ou a Beta Redação, é um projeto nascido em 2015 com a proposta de dar aos futuros jornalistas a experiência de imersão própria de um veículo de imprensa. No caso, um jornal multiplataforma alimentado pelos alunos, com propostas de pautas trazidas e elaboradas por eles próprios e sob orientação dos professores. No currículo do curso, há cinco Laboratórios de Jornalismo (Beta Redação), divididos em cinco editorias jornalísticas: Esporte, Geral, Economia, Política e Cultura.

Depois de 5 anos, a Beta já passou por inúmeras transformações, sempre na perspectiva de aprimorar o ensino e a experiência prática de aprendizagem. Quem estiver cursando a Beta Redação pode exercer a função de repórter, editor, editor das mídias sociais e, ainda, a de ombudsman da publicação. Todo trabalho realizado dentro da Beta é supervisionado pelos professores alocado nas editorias, mas a produção fica toda nas mãos dos estudantes.

Para marcar esse aniversário, nós, do Portal Mescla, preparamos uma série de matérias sobre a Beta Redação, nas próximas semanas. As reportagens mostrarão seu surgimento, suas parcerias e suas principais produções.

Crédito: Divulgação

Um motivo de orgulho e gratificação

Os coordenadores do curso de Jornalismo da Unisinos, Micael Behs e Débora Gadret, contam do orgulho que sentem ao ver o que a Beta Redação se tornou após estes 5 anos. Behs afirma que a atividade da Beta é um diferencial da Unisinos em relação a outros cursos de Jornalismo e que os professores seguem fazendo reuniões regulares para aperfeiçoar esse projeto e para torná-lo sempre atualizado em relação às tendências e perspectivas da área.

“Mas talvez o mais significativo de tudo é perceber a Beta Redação como uma fonte de informação confiável para a comunidade acadêmica da Unisinos, para os próprios estudantes e para tantos leitores que tiveram um primeiro contato com o projeto e seguem acompanhando o nosso fluxo de publicações diárias”, diz o coordenador.

Débora acrescenta que, como a Beta é um laboratório experimental, ela está sempre se transformando a partir de experiências passadas, e hoje ela é o resultado de um trabalho tanto dos professores quanto dos alunos, que trazem novas ideias e perspectivas para o veículo. Ela cita como exemplo disso a pandemia do novo coronavírus que estamos enfrentando.

“Semestre passado, quando a pandemia iniciou e tivemos que migrar as aulas da Beta para o regime remoto, foi bastante difícil a adaptação do modelo de funcionamento das atividades inicialmente. Mas por meio de tentativas e de troca de ideia com os alunos, conseguimos experiência para melhorar o ensino para esse semestre”, comenta Débora.

Já o professor Felipe Boff, que dá aula em quatro, das cinco atividades da Beta Redação, diz que se sente muito gratificado ao ver o que esse veículo representa hoje em dia. Tendo uma longa trajetória trabalhando em redação de jornal, ele considera que segue no mesmo ramo ao coordenar os alunos da Beta

.

“O que é feito na Beta é, de fato, jornalismo. Claro, é um pouco diferente de uma redação do mercado de trabalho pois é uma sala de aula e meu primeiro compromisso lá é pedagógico, mas é um espaço comprometido com o jornalismo”, defende o professor.

Para registrar toda essa trajetória da Beta, o curso de Jornalismo da Unisinos está produzindo um e-book, ainda sem data prevista de lançamento, que trará a história de como essa publicação surgiu e se aprimorou com o passar do tempo. Além disso, também foi elaborado um relato de experiência explicando detalhadamente o funcionamento da Beta. Esse relato será apresentado no 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), nos dias 25, 26 e 27 de novembro, para que outras universidades conheçam e se inspirem com a iniciativa da Unisinos.

Crédito: Divulgação

Primeiro contato com a Beta

Ângelo Gabriel da Silva Santos, estudante do sexto semestre de Jornalismo, está conhecendo agora a Beta Redação, como repórter na editoria de Esporte. Ele conta que já tinha ouvido vários comentários sobre o fato das cadeiras na Beta serem muito trabalhosas e cansativas. Isso fez com que ele ficasse bastante nervoso.

Porém, agora que está cursando a Beta, ele diz que esse veículo é uma experiência prática muito boa para os alunos. O estudante ressalta que os professores, além de darem aos alunos todo o auxílio necessário, também dão liberdade e os incentivam a explorar novas ideias e formatos para suas matérias.

“É importante termos um trabalho como o da Beta Redação no nosso curso para que a gente possa experimentar o jeito que a gente escreve, as matérias que produzimos e toda essa parte prática do jornalismo”, comenta.

Emerson dos Santos, do oitavo semestre, entrou para a Beta Redação pela primeira vez indo direto para três editorias: Geral, Economia e Política. Ele conta que os colegas até o chamaram de louco por causa disso, alegando que ele não daria conta por ser muita produção sem pausa. Mas não tem sido esse o caso.

“Eu entrei na Beta esperando justamente o que ela é: produção e atividade prática. Eu não tenho experiência profissional no jornalismo, nunca trabalhei na área, apenas estudei. E a Beta vem sendo muito boa pra mim nesse quesito. O impacto dela na minha vida e na minha formação está sendo bem positivo”, diz o estudante.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar