9ª edição do Prêmio Roser busca transformar ideias em negócio

Evento dedicado ao empreendedorismo de inovação foi aberto oficialmente no dia 21

Crédito: Divulgação

A busca por soluções empreendedoras através de projetos de pesquisa é um dos objetivos da 9ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação. A maratona multidisciplinar online foi aberta oficialmente no último sábado, 21. O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Rio Grande do Sul, além de professores, funcionários da Unisinos e de empresas da Unitec/Tecnosinos.

A diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destacou que muitas startups do Tecnosinos surgiram a partir do Prêmio Roser. “Esta não é apenas uma maratona de ideias. Mas de futuro. Queremos que os projetos se transformem em negócio ali na frente. Independente da maturidade, devemos fomentar e desenvolver as melhores ideias para que se transformem em empresas”.

A maratona conta com 43 participantes, divididos em 12 equipes. Uma das organizadoras do prêmio, a coordenadora do Programa Talentos Tecnosinos, Tassiane Kinetz, explicou que o evento também é uma ótima oportunidade para troca de experiências. “Vamos contar com mentores de mercado. Alguns fazem parte de startups que começaram como empresas pequenas. Muito aprendizado pode surgir a partir desse compartilhamento de conhecimentos”.

Durante a maratona, as equipes recebem mentoria de profissionais de mercado e empreendedores seniores (geração 50+), que vão compartilhar sua expertise, além da exploração deste mercado de consumo que cresce exponencialmente com os avanços na área da saúde e, consequentemente, na média da expectativa de vida da população brasileira.

A consultora de Inovação Empreendedora da Semente Negócios, Lorena Wendel, apresentou os conceitos de inovação e startups, além da metodologia utilizada na maratona. “Queremos ajudar a construir uma proposta de transformação para a sociedade”.

Troca de experiências

Após a apresentação inicial e detalhamento do funcionamento da maratona, o co-fundador da Faba Alimentos, Rodrigo Kayser Schwertner, contou um pouco sobre a história da startup e como estão lidando com as adversidades decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O consultor de Inovação Corporativa da Semente Negócios, André Bitencourt, destacou a importância das dinâmicas para o processo de crescimento dos projetos e, também, dos estudantes. “Aproveitem cada momento para o compartilhamento de ideias e conhecimento. A maratona é um momento de aprendizado, crescimento e troca que temos com pessoas que estão buscando resolver problemas, com propósito”.

Criado em 2012, o Prêmio Roser é uma competição empreendedora inovadora, prática e transdisciplinar aberta a comunidade. Visa fomentar o empreendedorismo de base tecnológica, através da consolidação de modelos de negócios, produtos, processos ou serviços inovadores nas seguintes áreas: tecnologia da informação; automação e engenharia; comunicação e convergência digital; tecnologias para saúde; tecnologias socioambientais.

Premiação das equipes

Serão premiados os três melhores projetos, dentro dos critérios de avaliação estabelecidos no edital: Modelagem, Equipe, Potencial de Inovação e Impacto Social. Serão consideradas a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional.

A equipe vencedora da competição vai receber 6 meses de incubação gratuita na Unitec, visando o desenvolvimento do projeto empreendedor e um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos. O segundo lugar recebe 3 meses de incubação gratuita na Unitec e um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos. Já o terceiro lugar recebe 3 meses de incubação gratuita na Unitec e um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos.