Projeto funcional e criativo vence o Desafio Tramontina

Atividade que revelou o grupo vencedor aconteceu na tarde dessa terça-feira, 1/12, e contou com uma comissão julgadora com integrantes da Unisinos e da Tramontina

Crédito: Divulgação

Em outubro, cerca de 20 alunos da disciplina de Interiores Residenciais, do curso de Arquitetura e Urbanismo, iniciaram o Desafio Tramontina. A atividade online, criada pela empresa, trouxe como desafio o desenvolvimento de um projeto de cozinha que contemplasse os produtos da Tramontina.

Crédito: Divulgação

Na tarde dessa terça-feira, 1/12, aconteceu a apresentação final dos trabalhos dos estudantes e o julgamento do melhor projeto. O grupo vencedor recebeu um cooktop de indução slim touch Ei 30 da Tramontina como prêmio. Júlia Oberlaender, que faz parte da equipe vencedora, junto com as colegas Gabriella Pacheco, Nathália Tomaselli, Nuriê Pienegonda, falou sobre a importância de vencer esse desafio. “Foi uma experiência diferente e agregou muito conhecimento. O auxílio da professora Vera e disponibilidade da Tramontina para explicar os processos e instalações foram essenciais para o desenvolvimento de um projeto real e executável, antenado nas tendências e tecnologias atuais. Ficamos muito animadas desde a etapa de criação, troca de ideias, finalização do projeto e apresentação, pois o resultado foi satisfatório para todas nós, inclusive para o cliente. Vencer esse desafio foi um reconhecimento muito gratificante”, afirmou.

Crédito: Divulgação

A professora da disciplina, Vera Mascarello, diz que o grupo vencedor elaborou um projeto de cozinha funcional, com bom aproveitamento dos espaços, fluxos e distintas áreas de trabalho. “Priorizaram as zonas nas sequências do armazenar, lavar, preparar e cozinhar, adequado para dinâmicas do dia a dia desse espaço tão importante dentro de uma casa”, destacou.

Para a arquiteta, o posicionamento correto dos equipamentos e eletrodomésticos no ambiente, visando segurança e ergonomia dos usuários e a excelente composição dos materiais, da paleta de cores e texturas, tanto no mobiliário quanto nos revestimentos do piso e paredes, foram decisivos para criar um ambiente contemporâneo e com personalidade. “O amplo uso dos produtos Tramontina, demonstrando a correta instalação dos equipamentos e eletrodomésticos, como a calha úmida na bancada da pia, o melhor local para a ventilação da torre quente e o duto e local do motor da coifa, por exemplo, sem deixar de lado a estética com soluções criativas, foram alguns dos diferencias do projeto”, enfatizou.

Crédito: Divulgação

Vera reforçou os ganhos que a atividade, nesse novo formato, trouxe para a formação acadêmica dos estudantes. “O desafio foi uma experiência muito rica para os alunos, porque tiveram a oportunidade de vivenciar a relação da sala de aula com a prática, escolhendo os equipamentos/eletrodomésticos, avaliando as instalações e o impacto no projeto. Para isso, contaram com o suporte técnico da Tramontina, que a partir do workshop realizado, apresentou aos alunos os produtos, tecnologias e formas de instalações. Um exemplo é o modo flush para instalar cubas nas bancadas no mesmo nível”, salientou.

De acordo com a professora, o concurso deixa um legado para os estudantes da atividade acadêmica de Interiores Residenciais e um bom exemplo de curricularização, de uma atividade de extensão, para o curso de Arquitetura e Urbanismo. “A parceria com a Tramontina contribuiu para o conhecimento e profissionalismo de nossos alunos”, finalizou.

Crédito: Divulgação

O diretor comercial da Tramontina, Felipe Lazzari, destacou a importância dessa parceira. “A Tramontina sempre buscou essa proximidade com a Unisinos no que diz respeito aos cursos de Arquitetura. Felizmente, esse ano, conseguimos implementar o projeto “Desafio Tramontina”, que entendemos ser muito positivo às três partes envolvidas: alunos, instituição e a Tramontina. É no meio acadêmico que são formadas as primeiras características técnicas que o profissional irá carregar e desenvolver para a sua vida e carreira. Para a indústria, poder colaborar com conhecimento na formação desse profissional é algo muito importante. Estamos muito satisfeitos com a parceria, extremamente felizes com os resultados dos projetos recebidos e confiantes de que iremos aprimorar, a cada ano, essa relação que interessa a todos os envolvidos”, encerrou.

A Unisinos e a Tramontina são parceiras desde 2017. Essa relação entre a Universidade e a empresa surgiu a partir dos cursos de pós-graduação em Arquitetura Comercial e de graduação de Arquitetura e Urbanismo. Através da parceria, os alunos visitam a fábrica e conhecem, em detalhes, a linha dos produtos desenvolvidos pela empresa.