Cursos da Unisinos obtêm nota máxima no Índice Geral de Curso – IGC

Graduações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Letras, Filosofia e Física receberam nota 5 em avaliação do MEC

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos mais uma vez foi destaque no Índice Geral de Curso – IGC, um dos instrumentos utilizados para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior no Brasil, divulgado na terça-feira, 28/03. A avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) mostra também que 21 graduações da Universidade obtiveram as notas mais altas: 4 e 5. Confira algumas delas:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi avaliado nos dois campi. Em São Leopoldo, ele recebeu a nota 4; já em Porto Alegre, a graduação teve nota 5, sendo a primeira colocada no Brasil entre as universidades privadas e segundo lugar entre todas as instituições de ensino superior. Para a coordenadora do curso, Margrit Krug, o resultado demostra que os conteúdos estão alinhados ao que espera de um egresso, assim contribuindo com a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Mostra que estamos seguindo o caminho certo e que a dedicação do corpo docente e discente gera bons resultados”, comenta.

A graduação é a primeira da América Latina com ênfase em qualidade de processos de software. Isso significa aprender a pensar e executar estrategicamente todas as etapas do desenvolvimento, da análise de requisitos à documentação. Ela é estruturada a partir da ideia de qualidade do produto e do processo. Com essa visão, o aluno é estimulado a antever ainda na fase criativa o que pode acontecer quando o sistema estiver em uso, o que reforça ainda mais a importância desse resultado. “Sempre digo para os alunos, que esta avaliação dá um peso extra ao diploma, pois representa que o curso tem qualidade e dá visibilidade nacional para sua formação, e isso pode ser um diferencial em processos seletivos seja no contexto acadêmico ou profissional”, destaca Margrit.

Letras

Já o curso de Letras recebeu notas 4 e 5, conforme suas habilitações. Sabrina Vier, coordenadora do curso, comemora esse feito ressaltando que este é o caminho certo, de muito estudo, reflexão e diálogo, em parceria e comprometimento com a educação. “O curso de Letras é uma comunidade, um grupo de docentes e discentes que cria, planeja e estuda junto. Estar em destaque, em uma avaliação nacional, representa a certeza de que a formação inicial de professores e professoras, na Unisinos, é um trabalho reflexivo, sério e competente”, salienta.

A licenciatura em Letras da Unisinos é uma das mais tradicionais do estado, sendo responsável pela formação integral e diferenciada de diversas gerações de professores. Suas habilitações garantiram posições de destaque em comparação à outras instituições, seja no âmbito nacional ou estadual. “Os alunos e alunas, com certeza, são beneficiados com esse resultado, pois atesta a qualidade do curso e a potência de sua formação na docência em língua portuguesa e línguas adicionais”, destaca.

Filosofia

Uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos, a licenciatura em Filosofia da Unisinos também recebeu nota 5 na avaliação. Celso Azambuja, coordenador do curso, afirma que o resultado representa o reconhecimento do grande esforço da comunidade, alunos, professores, gestores e funcionários que estudam e trabalham diariamente para a conquista da excelência acadêmica no ensino da filosofia. “Para nós, é fundamental esse destaque, na medida em que a comunidade nacional possa olhar para nosso curso e reconhecer nele um lugar no qual se ensina filosofia com o máximo de dedicação e qualidade e a partir do qual nossas posições e metodologias, debates e discussões têm relevância na área da filosofia e na comunidade intelectual nacional”, aponta.

A graduação visa a formação de profissionais com uma visão humanista e inovadora, sendo atualizada constantemente para se conectar com os desafios de cada tempo. “Fazer parte de um curso com esse reconhecimento de qualidade é, sem dúvida, um diferencial no processo formativo e no mercado de trabalho. Estimula a participação e o envolvimento com o curso”, frisa o coordenador, que ainda lembra: “Parte desse resultado se deve ao empenho e dedicação de nossos discentes nas atividades acadêmicas. É gratificante e estimulante fazer parte de curso que é reconhecido pela sua excelência.”

Física

Outra graduação que tem mais de 50 anos de experiência na formação de professores e com ótimas avaliações nacionais, estando sempre entre as melhores licenciaturas do país, é o curso de Física. O IGC classificou a graduação com nota 5 e para a coordenadora, Ana Paula Mallmann, o resultado representa a excelência do trabalho de docentes e alunos. “Formar novos professores é uma missão cada vez mais árdua frente aos desafios no país que só aumentam”, aponta.

Ainda segundo Ana Paula, estar entre os melhores mostra que a Unisinos se preocupa em entregar à sociedade profissionais qualificados e comprometidos com o mundo. “Representa a comprovação da qualidade do trabalho que desenvolveram enquanto alunos para se tornarem excelentes professores.”

Para mais informações sobre a Unisinos no Índice Geral de Curso – IGC e conferir quais foram os outros cursos bem avaliados, clique aqui.