A História de Sucesso das Redes de Empresas na Alemanha

Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos promove palestra para debater o tema

Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira, 12/6, acontece um evento internacional no Campus Porto Alegre. A palestra “ A História de sucesso das redes de empresas na Alemanha”, ministrada por Ludwig Veltmann, gestor executivo da Federação Alemã de Redes e Centrais de Negócios (Mittelstandsverbund) da Alemanha, irá trazer para o debate a cooperação entre pequenas empresas, temática central nas discussões do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos e do grupo de pesquisas Geredes.

Segundo o professor Douglas Wegner, responsável pelo o evento, o objetivo é divulgar para pesquisadores, alunos e empresários, o papel da cooperação entre pequenas empresas na Alemanha e o “Projeto Vamos! Cooperação Brasil-Alemanha”, em que a Unisinos é a parceria acadêmica. “O projeto é financiado pelo governo alemão e promove o intercâmbio de conhecimento entre redes brasileiras e alemãs”, afirma.

As atividades acontecem no oitavo andar e terão início às 14h. O evento é gratuito. Para se inscrever, clique aqui.

Entenda como as redes da Alemanha funcionam

Referência no mundo, no que diz respeito à governança e gestão eficaz, a formação de redes de pequenas e médias empresas ocorre na Alemanha há 120 anos, com muitos casos de sucesso. Isso fica evidenciado no fato de 310 redes representadas pela entidade Mittelstandsverbund reunirem 230.000 empresas na Alemanha. As vendas realizadas por essas redes representam 18% do PIB do país. O modelo de governança e gestão adotado tem sido referência para as redes brasileiras e pode contribuir com desenvolvimento dessas atividades.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar