Beta Cultura e Nonada repetem parceria

Em entrevistas com diversas personalidades, estudantes retratam o cenário cultural no Brasil

Crédito: Divulgação

Tendo em vista o sucesso do semestre passado, a Beta Cultura e a organização de jornalismo Nonada repetiram a parceria para a produção de entrevistas no estilo pingue-pongue. Como mais uma forma de aproximar os estudantes da redação e do jornalismo real, as produções das entrevistas tiveram o auxílio dos editores do Nonada, Rafael Gloria e Thaís Seganfredo, que, em dois encontros online, contaram a história do veículo, conversaram sobre a importância do jornalismo cultural como um agente social e participaram da elaboração da pauta junto aos estudantes. A supervisão ficou por conta dos professores Felipe Boff e Débora Lapa Gadret, os quais ministram o laboratório.

Em diversas temáticas, os estudantes contaram histórias de artistas, apresentaram projetos culturais, além de retratarem o cenário cultural do Brasil pelo olhar dos entrevistados. No último encontro online de Beta Cultura, os jornalistas do Nonada discutiram com os repórteres a realização das pautas, o modo como foram editadas as entrevistas e o resultado final. Em uma avaliação dos textos, para Rafael, as entrevistas fluíram muito bem, respeitando a linha editorial do portal. “É interessante termos essas conversas. As redações estão mudando muito, é sempre bom ouvir o repórter e discutir com ele o desenvolvimento dos textos”, afirmou Rafael.

“A gente com certeza aprendeu muito e essa última aula foi muito boa para nós”, disse Thaís, enfatizando a qualidade dos debates sobre o fechamento das reportagens junto aos estudantes. “Acho legal trabalharmos com quem está disposto a debater, sempre fazemos no Nonada a reflexão com o pessoal, sempre pensamos juntos. E essa oportunidade que tivemos hoje de poder discutir os ‘porquês’ foi muito legal”, concluiu Thaís.

Confira na íntegra as entrevistas realizadas pelos estudantes e publicadas com exclusividade no Nonada:

Os quadrinhos sociais e políticos de Helô D’Angelo, por Amanda Bier

“O público precisa comprar os artistas locais”, diz co-idealizadora do Circuito Orelhas, por Patrícia Wisnieski

De aprendiz a mestre, Leonardo Duarte encontrou seu lugar na música, por Vitória Pimentel

Arte abstrata também é pop: uma conversa com a artista Carolina Alves, por Karolina Bley

Negra Jaque: “O rap gaúcho tem muito potencial, mas não tem mídia”, por Mayana Serafini

Um olhar de quem vê as coisas do alto, por Milena Silocchi

“Por um sindicato das drags”: uma conversa sobre a profissionalização das drag queens, por Douglas Schütz

Confira aqui o início da parceria com a Nonada.