Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários

O Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (Tecnosociais) é uma Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários que fomenta a geração de trabalho e renda desde 2004, acompanhando sistematicamente, grupos, associações e cooperativas.

Tem como um dos objetivos “contribuir para a constituição e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários e sua inserção na Economia Solidária e no desenvolvimento local e regional sustentável, tendo em vista a criação de tecnologias sociais que valorizem e articulem vivências/saberes populares e conhecimentos acadêmicos.”

Soma-se ao histórico de atuação da Universidade junto a iniciativas de estímulo ao cooperativismo, reunindo professores, técnicos e estagiários em atividades que associam conhecimentos acadêmicos e iniciativas e saberes populares. Oportunizando espaços de expressão, de construção de conhecimento e de pesquisa para alunos/as de graduação ou pós-graduação, em diferentes áreas e abordagens.

Objetivo Geral

Promover o desenvolvimento das pessoas, fomentando modelos e tecnologias de intervenção que contribuam para a superação da pobreza, através da inclusão no universo do trabalho e fortalecimento da economia solidária.

Equipe do Tecnosociais

A Equipe é interdisciplinar e autogestionária, composta por três Profissionais:

• Psicóloga
  • Assistente Social
  • Administradora

Público Atendido

Pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e excluídas pela pobreza, com inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal.

Abrangência Territorial

São Leopoldo/RS

Interfaces e Parcerias

Cursos da Unisinos:

• Graduação em Farmácia;
  • Graduação em Administração;
  • Graduação em Ciências Contábeis;
  • Graduação em Gastronomia;
  • Graduação em História;

Parcerias com órgãos governamentais:

• Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico: principalmente através da Diretoria de Economia Solidária.
  • Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos.
  • Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – parceria na realização de atividades conjuntas;

Articulação em rede:

• Rede ITCPs - Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares.
  • Conselho Municipal de Economia Solidária - COMESOL

Telefone: 3590-8472 ou 3591-1122 - Ramal 1170