O Programa de Educação e Ação Social oferece apoio especializado às crianças e jovens, bem como suas famílias e escolas. O atendimento é realizado em grupos de modo interdisciplinar, articulando ensino e pesquisa com as áreas de Pedagogia, Psicologia e demais Licenciaturas, tendo em vista a necessidade de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem dos sujeitos atendidos.

Busca-se também fomentar a atitude investigativa e crítica na formação dos estagiários vinculados ao Programa.

Como Participar

As crianças e/ou os jovens: são encaminhados pelas escolas, profissionais da área da saúde ou por outras instituições. Os mesmos devem se dirigir ao Educas acompanhados dos responsáveis para realizar inscrição.

Após a inscrição, é realizado a atividade de acolhimento que acontece durante todo ano para diagnosticar as demandas da criança e do jovem bem como a dinâmica familiar.

As vagas variam de acordo com a disponibilidade para a realização dos atendimentos.

Os acadêmicos e ou estagiários: podem participar por meio da realização de estágios: Estágio curricular, voluntariado acadêmico. Os estudantes podem também desenvolver trabalhos de investigação para TCCs e demais trabalhos acadêmicos.

Todos os interessados devem enviar o currículo para o e-mail do Educas e aguardar o retorno com informações do próximo processo seletivo.

Atividades Desenvolvidas

Objetivo das ações

• Potencializar um movimento no contexto educacional, contribuindo para os processos de inclusão, permanência e aprendizagem das crianças e jovens.
  • Qualificar o processo de formação dos estagiários, incentivando-os a refletirem sobre as atividades desenvolvidas, bem como, discutindo sobre as possibilidades de estabelecerem relações entre os que estudam na universidade com os que desenvolvem atividades no Educas.

Descrição das ações

• Grupo de atendimento às crianças, jovens e famílias: Espaços de criação, ensino e aprendizagem, buscando problematizar as narrativas de fracasso escolar, não aprendizagem e deficiência a fim de estimular as potencialidades dos sujeitos envolvidos;
  • Grupo de estudos: oportunidade de formação permanente a partir do estudo e reflexão sobre temáticas relacionadas a aprendizagem que pretende estimular uma postura investigativa nos estagiários, visando promover outro olhar, problematizando os processos de in/exclusão;
  • Supervisão de estágios: orienta, apoia e assessora os estagiários no desenvolvimento de seus projetos para a atuação nos grupos com as crianças e jovens ou com as famílias.
  • Reuniões e assessorias às escolas: promove estudos e reflexão a respeito dos encaminhamentos dos alunos ao programa e sobre os temas relacionados à aprendizagem e in/exclusão.

• Cursos de graduação: Licenciaturas, Pedagogia e Psicologia
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Unisinos (PPGEDU)
  • Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI)
  • Escolas Municipais e Estaduais de Educação de São Leopoldo