Novo logotipo Neabi Unisinos

Crédito: Divulgação

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi Unisinos tem novo logotipo. Criado pela Agência Experimental de Comunicação da Universidade – Agexcom, com o auxílio da designer, Fernanda Correa Santos, e articulação do processo criativo por Juliano Schmitt de Andrade. “O novo logo foi elaborado com o intuito de representar e valorizar a história e as identidades afro-brasileiras e indígenas, bem como sua importância na formação sociocultural do Brasil. Além disso, ele simboliza as reflexões e questões abrangidas pelo Neabi acerca das relações étnico-raciais e dos movimentos das populações indígenas e negras no atual contexto do país”, explica Fernanda.

Mais do que o processo criativo de designing do novo logo, a própria concepção e pensamento sobre as relações étnico-raciais, bem como a compreensão da missão do Neabi foram realizadas por toda a equipe do Núcleo e os professores do GT Diversidade Étnico-Racial da Universidade. Na escolha de referenciais (imagens, palavras, frases, atribuições do Neabi, contexto regional), foram fundamentais as reuniões junto a equipe da Agexcom para possibilitar a criação do logotipo. Ademais, as provas iniciais receberam mais instruções da equipe Neabi que resultaram nas opções variantes do logo, as quais foram colocadas à votação democrática. A reitoria e o chefe de gabinete da Universidade também foram consultados.

Por votação democrática, o logotipo mais votado foi o presente, que a seguir foi oficialmente aceito pelo chefe de gabinete da reitoria.

Ainda no contexto de reestruturação interna do Neabi Unisinos, recentemente foi aprovada pela reitoria a Resolução N.º 36/2022 que atualiza e regulamenta, no âmbito da Universidade, as atribuições do Núcleo. Foi igualmente resultado de um processo educativo de reflexão e escrita por parte da equipe Neabi e professores das Atividades Acadêmicas do Eixo Étnico-Racial da Unisinos. A atual Resolução resgatou o histórico dos Estudantes e Comunidade Afro da Unisinos (ECAU), iniciado em 1996, que começaram a discussão da temática étnico-racial na Universidade e abriram caminho para o que viria a ser o Neabi, institucionalizado em 2009, e formalizado na Resolução N.º 03/2017.

Com a aprovação da Resolução N.º 36/2022, a Unisinos reitera seu compromisso institucional com a Educação das Relações Étnico-Raciais e com a política antirracista que visa contribuir para a justiça socioambiental e a equidade étnico-racial no país.