Bolsas e gratuidades

Na Unisinos, você conta com vários benefícios na hora de investir no seu curso. São descontos que podem ser parciais ou integrais, oferecidos com recursos próprios da Universidade ou em parcerias com o Governo Federal ou entidades privadas. Dê uma olhada nas nossas opções!

BOLSAS E GRATUIDADES

Na Unisinos, você conta com vários benefícios na hora de investir no seu curso. São descontos que podem ser parciais ou integrais, oferecidos com recursos próprios da Universidade ou em parcerias com o Governo Federal ou entidades privadas. Dê uma olhada nas nossas opções!

Bolsa Jesuíta
Bolsa Prouni
Incentivo as Licenciaturas
Bolsa Egresso

Bolsa Jesuíta

Se você concluiu o último ano do ensino médio em uma escola da Rede Jesuíta, ganha desconto de 20% na graduação da Unisinos em Porto Alegre, São Leopoldo e nos polos.

Esta bolsa não vale para o curso de Medicina e não pode ser acumulada com outros benefícios oferecidos pela Universidade.

Você completou o Ensino Médio em uma escola pública ou como bolsista em uma escola privada? Então, pode obter bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) na Unisinos.

As informações necessárias para fazer a inscrição estão abaixo:

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais - com renda per capita de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais, ou três salários mínimos para bolsas parciais - o ProUni integra o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica - PIEA e conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são pré-selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.

Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni

Confira a lista de documentos


Manutenção das bolsas

Todos os bolsistas do PROUNI (exceto os alunos selecionados em 2019/1), vinculados aos campi e polos São Leopoldo e Porto Alegre deverão comparecer no Atendimento dos seus respectivos campi/polo no período de 13/05 a 07/06 para assinar o termo de manutenção da bolsa.

Os bolsistas vinculados aos outros polos deverão comparecer no Atendimento dos seus respectivos polos no período de 20/05 a 07/06 para assinar a manutenção da bolsa.

Atenção: Verificar os horário de atendimento de cada Polo/Campus.

Os bolsistas que não estão matriculados em 2019/1 também deverão assinar o termo de manutenção e os bolsistas que concluíram o curso em 2018/2 deverão comparecer para assinar o termo de encerramento da bolsa.

Resultados das entrevistas

» Confira os resultados das entrevistas da lista de espera do PROUNI 2019/2

» Confira os resultados das entrevistas da segunda chamada do PROUNI 2019/2

» Confira os resultados das entrevistas da primeira chamada do PROUNI 2019/2

Atenção: Os candidatos aprovados deverão comparecer no dia, horário e local informados, para efetuar a matrícula, munidos dos seguintes documentos.

- Vias originais do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar;
- Registro Civil (Certidão de Nascimento ou de Casamento);
- Registro de Identidade Civil (RG) e CPF;
- Os aprovados para os Cursos da modalidade Educação a Distância que professam a religião adventista deverão apresentar o atestado de religião a fim de que possam realizar as avaliações presenciais em dia especial.

Se você já é aluno da graduação e não apresenta pendência dos documentos especificados anteriormente, não precisará entregá-los novamente.

  • expand_moreInscrição

    Período Letivo 2019/2

    As inscrições para o processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2019 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Prouni.

    Período de inscrições: 11 a 14/06/2019

    Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 2º semestre de 2019, somente os estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior, que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.

    Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e às bolsas parciais o candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

    Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

    • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
    • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
    • Ser pessoa com deficiência;
    • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

    É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados a observância dos prazos estabelecidos pelo MEC, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, por meio do site do Prouni na Internet ou da Central de Atendimento do MEC (0800-616161). (0800-616161).

  • expand_moreSeleção

    Período Letivo 2019/2

    O candidato pré-selecionado pelo Prouni para a Unisinos precisa entrar em contato para agendar a entrega da documentação e a entrevista através do telefone: (51) 3591-1122 ou pelo Skype .

    O candidato irá realizar uma entrevista com o Assistente Social. É na entrevista que o candidato deverá entregar toda a documentação exigida pelo Prouni, ou seja, documentação que comprove sua condição socioeconômica e do seu grupo familiar.

    Confira a lista de documentos

    Além da realização da entrevista, o candidato deverá fazer sua inscrição no Portal de Inscrições da Unisinos.

    Inscreva-se

    Já sou cadastrado?
    Você já pode estar cadastrado em nossa base se é ou já foi aluno, professor, funcionário da Unisinos ou rede ASAV. Ou ainda se seu filho(a) foi ou é aluno(a) de uma das escolas da Rede ASAV (Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS), Colégio Catarinense (Florianópolis/SC), Colégio Medianeira (Curitiba/PR).
    Nesse caso, utilize o "Esqueci minha senha" para receber em seu e-mail a senha para acessar o portal e iniciar sua inscrição.

    » Acesse o site para recuperar seu acesso

    Acesse o site para fazer a inscrição

    Consulte a Portaria Normativa nº1, de 2 de janeiro de 2015 , a Portaria Normativa MEC nº2, de 1 de fevereiro de 2012 , a Portaria Sesu nº87, de 3 de abril de 2012 e o Edital nº 36, de 3 de maio de 2019, referentes ao Processo Seletivo Prouni 2019/2.

  • expand_moreLista de espera

    Período Letivo 2019/2

    Atenção: Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas.

    O período para manifestação do interesse em participar da Lista de Espera é de 15 a 16 de julho de 2019, por meio do Portal do Prouni na internet.

    » Confira os resultados das entrevistas da lista de espera do PROUNI 2019/1

  • expand_moreBolsas Remanescentes

    Preenchimento das bolsas remanescentes do processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2019.

    Comunicamos que foi publicado o Edital nº 46, do dia 17 de julho de 2019, que apresenta as regras, procedimentos e prazos para preenchimento das bolsas remanescentes do processo seletivo do Prouni, referente ao segundo semestre de 2019.
    As inscrições para a ocupação das bolsas remanescentes do Prouni serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico, observado os seguintes períodos:

    I - de 5 a 16 de agosto de 2019, para o CANDIDATO não matriculado na instituição de educação superior - IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente; ou

    II - de 5 de agosto de 2019 até o dia 30 de setembro de 2019, para o CANDIDATO matriculado na IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente.

    Poderá se inscrever às bolsas remanescentes de que trata este Edital o CANDIDATO que atenda ao disposto nos artigos 1º e 2º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e satisfaça a uma das condições a seguir:

    I - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme o disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005; ou

    II - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010 e que tenha obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).

    De acordo com o Edital, o CANDIDATO matriculado na IES poderá se inscrever à bolsa remanescente em curso de área afim da própria instituição, com o objetivo de transferência da bolsa para o curso em que se encontra regularmente matriculado.

    O CANDIDATO que tenha efetuado inscrição à bolsa de que trata este Edital deverá comparecer à respectiva IES nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da sua inscrição para proceder à comprovação das informações prestadas, devendo atender às mesmas exigências dos CANDIDATOS pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2018.

    Atenção

    O comparecimento na Unisinos para a comprovação de informações deverá ser agendado pelo telefone (51) 3590-8225, no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

    Salientamos que as bolsas remanescentes concedidas não terão efeitos retroativos, vigendo a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

    » Consulte a lista de documentos a serem entregues

  • expand_moreManutenção das bolsas

    Todos os bolsistas do PROUNI (exceto os alunos selecionados em 2019/1), vinculados aos campi e polos São Leopoldo e Porto Alegre deverão comparecer no Atendimento dos seus respectivos campi/polo no período de 13/05 a 07/06 para assinar o termo de manutenção da bolsa.

    Os bolsistas vinculados aos outros polos deverão comparecer no Atendimento dos seus respectivos polos no período de 20/05 a 07/06 para assinar a manutenção da bolsa.

    Atenção: Verificar os horário de atendimento de cada Polo/Campus.

    Os bolsistas que não estão matriculados em 2019/1 também deverão assinar o termo de manutenção e os bolsistas que concluíram o curso em 2018/2 deverão comparecer para assinar o termo de encerramento da bolsa.

  • expand_moreTransferências

    Período Letivo 2019/2

    A universidade divulga, semestralmente, edital próprio de inscrição para transferência de curso com bolsa Prouni. Neste edital constam os critérios de seleção e o número de vagas disponíveis.

    Atenção: não serão aceitas transferências externas com bolsa Prouni Integral.

    O período de solicitação de transferências para 2019/2 será de 08/05 a 11/06/19.

    Confira o edital de inscrição para transferências de curso com bolsa Prouni 2019/2

  • expand_morePrograma de Inclusão Educacional e Acadêmica - PIEA

    Benefícios e Apoios Complementares - 2019/2

    O PIEA consiste nas ofertas de bolsa de estudo integral e parcial e nos Benefícios e Apoios Complementares aos estudantes bolsistas visando a garantia do acesso, permanência e do sucesso educacional e acadêmico. O PIEA está em diálogo com o compromisso da Universidade na promoção da construção do conhecimento e na busca da excelência acadêmica. Integram o PIEA os Benefícios e Apoios Complementares: o Acompanhamento Pedagógico, Atendimento Social e Atendimento Psicológico. O Atendimento Social é destinado tão somente aos alunos com bolsa integral Prouni, conforme disponibilidade orçamentária por tratar-se de uma liberalidade institucional sua concessão.

    Atenção: Informamos que para este semestre os atendimentos ocorrerão de forma diferenciada para alunos já contemplados pelos benefícios do PIEA. Fiquem atentos as informações e documentações exigidas.

    Agendamentos para Acompanhamento Pedagógico: A partir do dia 01/08

    Agendamentos para Atendimento Social: A partir do dia 01/08

    Alunos que não passaram pelo Acompanhamento Pedagógico em 2019/1 deverão marcar este atendimento primeiro, somente após comparecimento será feita análise para marcação do Atendimento Social.

    Solicitamos que o agendamento seja feito por telefone (ramal 1086 das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min) para maior agilidade. Identifique o Campus onde estuda, no caso São Leopoldo ou Porto Alegre.

    Observações

      • * Ao agendar o Atendimento Social 2019/2 será necessário agendar também o Acompanhamento Pedagógico.

    • * Para o Acompanhamento Pedagógico, o aluno precisa trazer o documento referente as notas do semestre anterior. Esse documento está disponível no Minha Unisinos.

    Confira as listas de documentos e o formulário de despesas que devem ser entregues no momento da entrevista:

    » ALUNOS QUE PARTICIPARAM EM 2019/1 - Acesse aqui a lista de documentos para participar do Atendimento Social

    » ALUNOS BENEFICIADOS PELA 1ª VEZ OU COM ALTERAÇÃO DE GRUPO FAMILIAR - Acesse aqui a lista de documentos para participar do Atendimento Social.

    » Acesse aqui o formulário de despesas

    É importante ressaltar que a entrega da documentação não garante o recebimento dos benefícios, pois ele é concedido a partir da análise socioeconômica do Assistente Social quando são identificadas vulnerabilidades sociais e econômicas. Ainda, ao agendar o Atendimento Social é necessário fazer o agendamento do Acompanhamento Pedagógico.

    Contato:
    Telefone: (51) 3591-1122 Ramal 1086
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Incentivo a Licenciaturas

Para incentivar a formação de professores, a Unisinos oferece bolsas de 50% do valor da mensalidade para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura. Esta bolsa é oferecida para todas as licenciaturas, com exceção das graduações a distância. No caso dos alunos do curso de Psicologia, a bolsa de estudos será dada para os alunos regularmente matriculados nas atividades da Formação de Professores de Psicologia.

Bolsa Egressos

Quando você se forma na Unisinos, recebe benefícios para continuar estudando aqui. São egressos todos aqueles que fizeram graduação, doutorado, mestrado acadêmico, mestrado profissional, MBA ou especialização na Universidade. Veja como são os descontos:

  • 10% de desconto em especializações e MBA;
  • 10% de desconto em cursos de extensão;
  • 15% para cursos de Estudo de Línguas (Unilínguas);
  • 10% em mestrados acadêmicos e profissionais;
  • 70% em todas as licenciaturas e nos cursos de bacharelado em Serviço Social e Filosofia, exceto no EAD;
  • 10% de desconto para demais cursos de graduação, menos para os cursos de bacharelado em Biologia e Educação Física, que já têm o desconto de 40%, e Medicina.

Quer mais detalhes? Confira a resolução open_in_new

Bacharelados
Monitorias
Família
Terceira Idade

Bacharelados

Alunos matriculados nos cursos de bacharelado presencial em Serviço Social, Filosofia, Educação Física ou Biologia recebem um desconto de 40% sobre o valor do crédito matriculado. O benefício é gerado automaticamente, então não é preciso encaminhar solicitação.

Monitorias

Sabe muito de um assunto? Na Unisinos, você ajuda seus colegas em disciplinas em que já foi aprovado e recebe descontos nas mensalidades. Os monitores são selecionados por edital. Você pode acompanhar os processos no site de cada Escola.

Família

Em famílias que têm mais de um aluno matriculado regularmente na graduação presencial ou a distância, exceto Medicina, todos os membros ganham 5% de desconto no valor do semestre. O desconto é concedido para cônjuges de alunos casados ou em união estável e para os filhos dos dois ou de um deles.

Solicite seu desconto no Minha Unisinos > Solicitações > Desconto família

Terceira Idade

Alunos que têm mais de 60 anos ganham 50% de desconto na matrícula em disciplinas diurnas e em períodos regulares para cursos de graduação (exceto EAD e cursos da nova graduação). Basta pedir o desconto no Atendimento Unisinos antes de se matricular.

O benefício não pode ser usado para cursos integrais (manhã e tarde) e não pode ser acumulado com outros descontos oferecidos pela Unisinos.

Tire suas dúvidas

Escolher o parceiro ideal para o seu financiamento é uma decisão importante. Por isso, conte com o atendimento Unisinos para resolver suas dúvidas.

Atendimento Unisinos

Procure o atendimento Unisinos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (51) 3591-1122.

CURSOS