Bolsa PROUNI

BOLSAS PROUNI | UNISINOS

Processo seletivo

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é dirigido aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou particular na condição de bolsista integral. São disponibilizadas bolsas de estudos integrais (100%) e bolsas de estudos parciais (50%). Para concorrer as bolsas de estudos integrais a renda familiar per capita deve ser de até 1,5 salário mínimo. Para concorrer as bolsas de estudos parciais a renda familiar per capita deve ser de até 3 salários mínimos.

» Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni

filter_1
Como me candidatar à bolsa Prouni

Faça sua inscrição no site do Prouni.

SAIBA MAIS

filter_2
Está inscrito na Lista de Espera?

Faça o upload da documentação.

SAIBA MAIS

filter_3
Resultados

Lista e orientações para os aprovados.

SAIBA MAIS

filter_4
Matrículas

Orientação para sua matrícula.

SAIBA MAIS

CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO

  • Calendário add
    PROUNI 2021/2 - Acompanhe as datas

    • - 13/07 - Início das inscrições
    • - 16/07 - Término das inscrições
    • - 20/07 - Divulgação dos pré-selecionados 1ª chamada
    • - 20 a 28/07 - Envio da documentação 1ª chamada
    • - 30/07 - Divulgação dos resultados 1ª chamada
    • - a partir de 03/08 - Matrícula aprovados 1ª chamada
    • - 03/08 - Divulgação dos pré-selecionados 2ª chamada
    • - 03 a 11/08 - Envio da documentação 2ª chamada
    • - 13/08 - Divulgação dos resultados 2ª chamada
    • - a partir de 17/08 - Matrícula aprovados 2ª chamada
    • - 17 e 18/08 - Manifestação de interesse - Lista de Espera
    • - 20/08 - Divulgação dos inscritos na Lista de Espera
    • - 23 a 27/08 - Envio da documentação Lista de Espera
    • - 03/09 - Divulgação dos resultados da Lista de Espera
    • - a definir - Matrícula aprovados Lista de Espera
  • Bolsas Remanecentesadd

    Preenchimento das bolsas remanescentes do processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2021

    Comunicamos que foi publicado o Edital SESu nº 26, do dia 15 de abril de 2021, que apresenta as regras, procedimentos e prazos para preenchimento das bolsas remanescentes do processo seletivo do Prouni, referente ao primeiro semestre de 2021.

    As inscrições para o processo de ocupação das bolsas remanescentes do Prouni serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, em período de inscrição único, de 3 de maio de 2021 até as 23horas e 59 minutos do dia 4 de maio de 2021, observado o horário oficial de Brasília - DF.

    Poderá se inscrever às bolsas remanescentes de que trata este Edital o CANDIDATO que atenda ao disposto nos artigos 1º e 2º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética simples igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos nas cinco provas do Enem e nota na redação superior a 0 (zero).

    Os limites de renda não se aplicam aos CANDIDATOS que sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, desde que se inscrevam exclusivamente às bolsas remanescentes do Prouni nos cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

    De acordo com o Edital, o CANDIDATO matriculado na IES poderá se inscrever à bolsa remanescente em curso de área afim da própria instituição, com o objetivo de transferência da bolsa para o curso em que se encontra regularmente matriculado.

    A conclusão da inscrição assegura ao CANDIDATO apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à classificação dentro do limite de bolsas disponíveis na opção de inscrição e comprovação de informações nas Coordenações do Prouni das IES quanto ao atendimento dos requisitos legais e regulamentares do Programa.

    Os candidatos classificados para a Unisinos deverão fazer sua inscrição no Processo Seletivo da universidade e fazer o upload dos documentos até o dia 13/05/21.

    Salientamos que as bolsas remanescentes concedidas não terão efeitos retroativos, vigendo a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

    Atenção: Efetuou a inscrição?

    O próximo passo é fazer sua inscrição no "Portal de inscrições da Unisinos".

    Na etapa de documentação da sua inscrição, faça o upload da documentação solicitada.


    folder_open
    Confira a lista de documentos
  • Manutenção das Bolsas add

    ATENÇÃO: Atenta à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Unisinos decidiu pela suspensão temporária da assinatura do Termo de Manutenção da Bolsa. A assinatura ocorrerá somente após o retorno das atividades presenciais. Os bolsistas serão notificados ao longo do semestre para realizar a assinatura.

  • Transferências add

    Período Letivo 2021/2 A universidade divulga, semestralmente, edital próprio de inscrição para transferência de curso com bolsa Prouni. Neste edital constam os critérios de seleção e o número de vagas disponíveis.

    Atenção: não serão aceitas transferências externas com bolsa Prouni Integral.

    » Confira o edital de inscrição para transferências de curso com bolsa Prouni 2021/2.

    Local de inscrição: em formas de ingresso no site de graduação

      .
    • - Alunos da Universidade podem realizar a transferência acessando a forma de ingresso: Troca de curso.
    • - Para candidatos externos acessar a forma de ingresso: Transferência.
  • Programa De Inclusãoadd
    PROGRAMA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E ACADÊMICA - PIEA

    - Confira aqui mais informações sobre o Programa PIEA
  • Legislação add

  Está ainda com dúvidas?  
  Entre em contato pelo telefone (51) 3590-8225, ramais 1086, 1150, 1081 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

COMO SE CANDIDATAR A BOLSA PROUNI

Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao segundo semestre de 2021, os estudantes que tenham participado da edição de 2020 do Enem e que, cumulativamente, tenham obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, e não tenham participado do referido Exame na condição de "treineiro".

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e às bolsas parciais o candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • - Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • - Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • - Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • - Ser pessoa com deficiência;
  • - Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

As inscrições para o processo seletivo do Prouni serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 13 a 16/07/2021.

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados a observância dos prazos estabelecidos pelo MEC, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, por meio do site do Prouni na Internet ou da Central de Atendimento do MEC (0800-616161).

PRÉ-SELECIONADOS

Está inscrito na Lista de Espera?    
O próximo passo é fazer sua inscrição no "Portal de inscrições da Unisinos".
Na etapa de documentação da sua inscrição, faça o upload da documentação solicitada.

folder_open
Confira a lista de documentos


ATENÇÃO:
O candidato pré-selecionado na segunda chamada para a Unisinos deverá fazer sua inscrição no Processo Seletivo da universidade e fazer o upload dos documentos até o dia 27/08.

O fato de você constar na Lista de Espera e entregar a documentação comprovando suas informações não garante a concessão da bolsa.

Apenas serão aprovados os candidatos mais bem classificados no Enem 2019 de acordo com o número de bolsas disponíveis no curso em que você consta na Lista de Espera.

ENTREVISTAS PARA BOLSA

O candidato irá realizar entrevista com Assistente Social, onde deverá apresentar a documentação exigida pelo Prouni, ou seja, documentação que comprove sua condição socioeconômica e do seu grupo familiar.

folder_open Confira a lista de documentos

O fato de você constar na Lista de Espera e entregar a documentação comprovando suas informações não garante a concessão da bolsa.

Apenas serão aprovados os candidatos mais bem classificados no Enem 2019 de acordo com o número de bolsas disponíveis no curso em que você consta na Lista de Espera.

RESULTADOS

Confira abaixo os resultados do Processo Seletivo 2021/2.

RESULTADO - 1ª chamada

RESULTADO - 2ª chamada

RESULTADO - Lista de espera

RESULTADO - Bolsas Remanescentes


ATENÇÃO: Os candidatos aprovados na Lista de Espera deverão aguardar o contato da Universidade para efetuar a matrícula.

MATRÍCULAS

Os candidatos aprovados deverão aguardar o contato da Universidade.
A matrícula será realizada por contato telefônico.

Os candidatos aprovados deverão comparecer no dia, horário e local informados, para efetuar a matrícula, apresentando os documentos abaixo:

- Vias originais do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar;
- Registro Civil (Certidão de Nascimento ou de Casamento);
- Registro de Identidade Civil (RG) e CPF;
- Os aprovados para os Cursos da modalidade EAD que praticam a religião adventista deverão apresentar o atestado de religião a fim de que possam realizar as avaliações presenciais em dia especial.

TRANSFERÊNCIAS

Período Letivo 2021/2

A universidade divulga, semestralmente, edital próprio de inscrição para transferência de curso com bolsa Prouni. Neste edital constam os critérios de seleção e o número de vagas disponíveis.

ATENÇÃO: Não serão aceitas transferências externas com bolsa Prouni Integral.

» Confira o edital de inscrição para transferências de curso com bolsa Prouni 2021/2.

Local de inscrição: Acesse formas de ingresso no site de graduação.
- Alunos da Universidade podem realizar a transferência acessando a forma de ingresso: Troca de curso.
- Para candidatos externos acessar a forma de ingresso: Transferência.