Blog Unisinos Education

O que é educação bilíngue?

A educação bilíngue oportuniza aprendizagens em mais de uma língua envolvendo questões socioculturais, políticas e econômicas

A aprendizagem na educação bilíngue vai muito além de saber falar outra língua: ela diz respeito, sim, à comunicação, mas também à exploração de conhecimentos variados em diversas áreas e campos de experiências. A pessoa se capacita para ações sociais que usam suas competências linguísticas e cognitivas, desenvolvendo repertórios de língua, saberes e culturas.

Quando a educação bilíngue é comprometida, as pessoas se tornam capazes de usar as línguas como forma de se comunicarem com o objetivo de se fazerem entender e de entenderem o outro, sempre respeitando as diversas manifestações dessas línguas e dos repertórios linguísticos e culturais dos interlocutores.

É nessa perspectiva que o programa Unisinos Education atua, integrando língua e conteúdo em um currículo bilíngue que explora vários espaços escolares na sua implementação, integrando-o multidimensionalmente. Isso permite que o estudante passe a acessar diferentes culturas sem precisar da tradução ou da curadoria de terceiros, podendo consumir de maneira abrangente a produção cultural de outros países.

Um currículo bilíngue integrado proporciona

O aperfeiçoamento de habilidades de comunicação

Progresso de aprendizagem

Maior progresso na aprendizagem da língua

Consciência intercultural

Desenvolvimento de consciência intercultural e cidadania global.