Veja como foi a programação da 1ª edição do Congresso
I Congresso Nacional de Educação Bilíngue, intitulado "Educação Bilíngue: Consolidando Práticas e Projetando Futuros", promovido pelo Programa Unisinos Education, foi um marco importante na história do Programa. Realizado nos dias 4 e 5 de abril de 2025, o Congresso teve como objetivo possibilitar um espaço de encontro, compartilhamentos e aprendizagens para a comunidade de pesquisadores, professores, gestores e demais profissionais que atuam na área de educação bilíngue no Brasil. Com uma programação diversificada, incluindo palestras, simpósios e finalizando com ,um grande workshop que integrou os participantes na missão de projetar o futuro da Educação Bilíngue, o Congresso abordou temas como letramentos e alfabetização, práticas pedagógicas inovadoras, planejamento e currículo integrado, gestão, tecnologias educacionais, educação bilíngue na rede pública e muito mais.
Confira nesta página informações e materiais do Congresso.
18h – Credenciamento
19h – Abertura do evento e palestra – “Educação bilíngue: cenários atuais e possibilidades” – Professora Dra. Antonieta Heyden Megale Siano com mediação da professora Dra. Cristiane Maria Schnack
20h30 – Coquetel de acolhimento
8h30 às 10h – Simpósios temáticos Educação bilíngue na educação infantil, Educação bilíngue e práticas pedagógicas inovadoras, Educação bilíngue letramentos e alfabetização, Planejamento e currículo integrado em educação bilíngue, Ações de internacionalização e certificação internacional, Educação bilíngue e gestão.
10h – Coffee Break
10h30 – Simpósios temáticos Educação bilíngue na rede pública, Educação bilíngue e avaliação, Educação bilíngue e tecnologias, Educação bilíngue em contexto de migração e educação escolar indígena, educação especial, recursos de aprendizagens e contextos.
12h – Almoço
14h – Workshop – “Projetando cenários futuros para a Educação Bilíngue no Brasil”
16h – Coffee Break
16h30 – Encerramento e Palestra de consolidação “Educação bilíngue como espaço de fomento à inovação pedagógica: caminhos percorridos e a percorrer” – Professora Dra. Cristiane Schnack.
Simpósios temáticos:
Durante o I Congresso Nacional de Educação Bilíngue "Educação Bilíngue: Consolidando Práticas e Projetando Futuros", foram apresentados relatos de pesquisas e de práticas educacionais com diferentes temas relacionados à educação bilíngue. Os trabalhos foram submetidos por pesquisadores, professores e profissionais da educação de diferentes regiões e instituições e mediadores do congresso.
Coordenação: Marcia Del Corona e Cristina Perna
A educação bilíngue e a internacionalização da educação básica: reflexões a partir de uma proposta de dupla certificação para ensino médio da rede maple bear | Bianca Sgai Franco Medeiros Michele Salles El Kadri 839907 |
Internacionalizando o currículo por meio de projetos multiculturais | Marcus Paulo Vieira Costa 834205 |
Internacionalização da educação: uma experiência com o ieyc | Viviane Brykcy 994368 |
Ações de internacionalização e sua | Luciana Aché 1019265 |
Coordenação: Maria Teresa Aranda e Melissa Fortes
Avaliação como aprendizagem na aula em língua inglesa: princípios de avaliação na educação bilíngue | Guilherme Guerra Meira 837357 |
O currículo bilíngue como orientador de uma perspectiva interdisciplinar: uma experiência de avaliação integrada no 5º ano do colégio medianeira | Mayco a Martins DelavyLuiza Cristiane Ribeiro dos Santos Macedo 847587 |
Coordenação: Isa Mara Alves, Louisa Schröter e Deivis Pothin
APRENDIZAGENS PEDAGÓGICAS DA GESTÃO NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Célia De Fátima Rosa Da Veiga 1023710 |
“MEU FILHO ESTÁ NO CURRÍCULO BILÍNGUE, E AGORA?” - ELABORAÇÃO DE UM EBOOK ESCLARECENDO AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DAS FAMÍLIAS SOBRE O CURRÍCULO BILÍNGUE INTEGRADO EM UM COLÉGIO DA REDE PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE | Daniela Silveira Farias 823495 |
INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO MUDANÇA ORGANIZACIONAL E ENGAJAMENTO DOCENTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA | Verônica Rangel Barreto 825258 |
MODELO DE GESTÃO COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CURRÍCULOS BILÍNGUES INTEGRADOS | Carlos Felipe Mendes Elisa da Silva Aguiar 839822 |
Coordenação: Antonieta Megale
COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI NO ENSINO BILÍNGUE: INTEGRAÇÃO DE CLIL E PBL PARA APRENDIZADO EFICAZ | Ana Paula Dias Barreto de Souza 1024614 |
FORMANDO PROFESSORES PARA CONTEXTOS BI-MULTILÍNGUES: A ÊNFASE EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CURSO DE LETRAS-INGLÊS DA UEL | Michele Salles El Kadri Pedro Americo Rodrigues Santana Gabrieli Rombaldi 839477 |
A PARCERIA ENTRE O NÚCLEO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO AMBIENTE ESCOLAR | Adriana Puonzo Caldeira Maria Goretti Sousa 1003773 |
SABERES ENTRELAÇADOS: PRÁTICA INTEGRADA ENTRE LÍNGUA INGLESA, MATEMÁTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL | Luanna Silva Alves Monique Duarte marques Tadeu Silveira Waise 1001671 |
Coordenação: Cristiane Schnack
PRÁTICAS DE LEITURA E LITERATURA: DESENVOLVIMENTO DE AGÊNCIA TRANSFORMADORA NAS AULAS DE PORTUGUÊS E E.L.A EM UMA ESCOLA BILÍNGUE | Laís Gonçalves dos Santos Dias 1003387 |
MAKE A DONATION AND SAVE LIVES | Edson Teixeira de Oliveira 1003739 |
PROJETO INTERDISCIPLINAR: EXPLORANDO O EGITO ANTIGO EM ALEMÃO | Tatiana Zick Lopes 839778 |
LIFE DOESN’T FRIGHTEN ME: RELATO DE UM ESTUDO LITERÁRIO ANTIRRACISTA | Vania Ricarte Lucas Frimm 1005036 |
Coordenação: Mariana Bulegon e Cristina Gibk
HABILIDADES LINGUÍSTICAS E SOCIOINTERACIONAIS EM INGLÊS | Célia De Fátima Rosa Da Veiga 1005075 |
MOSTRA CIENTIFICA INACIANA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE E SUSTENTABILIDADE | Ana Maria Ribeiro MaiaJoana Ramalia Nóbrega Gomes Naiana Debora Caracas do Carmo 1023602 |
FEIRA INTERNACIONAL MARISTAS PELO MUNDO | Guilherme Guerra Meira 1004915 |
Coordenação: Isa Mara Alves, Louisa Schröter e Deivis Pothin
ECHOES OF SUCCESS: PODCASTS NA FORMAÇÃO DE CANDIDATOS DO TOEFL JUNIOR | Anderson Lopes Nogueira 837721 |
Coordenação: Graziela Andrigheti e Bruna Morelo
CULTURA INDÍGENA: DESAFIOS E PRÁTICAS NO CENTRO EDUCACIONAL FÉ E ALEGRIA FREI ANTONIO | Paulo Roberto do Espírito Santo Samuru XerenteMariângela Risério D’Almeida 1005672 |
PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO ORAL NO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL | Helena Vieira Matias PauloLetícia Grubert os Santos 1024768 |
A INSERÇÃO DE ALUNOS MIGRANTES EM CONTEXTO ESCOLAR NO VALE DO RIO DOS SINOS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS FUTURAS | Ariadyne MolinaGraziela Hoerbe Andrighetti 1024519 |
Coordenação: Ana Maria Welp
ACOLHIMENTO A MIGRANTES DE CRISE NA ESCOLA PÚBLICA: CONSTRUÇÃO DA MOBILIDADE PELO MULTILETRAMENTO ENGAJADO | Marisol Saucedo 1021136 |
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE UM ESTUDANTE MIGRANTE INTERNACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Vanessa KruegerCaique Fernando da Silva Fistarol Karen Elizabeth Mariano 998052 |
Coordenação: Juliana Mader
A TRANSLINGUAGEM COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ADICIONAL | Gabriela Dias Pinsdorf 839766 |
Coordenação: Leisiane Heming
5 PILARES PARA ENSINAR E ENCANTAR CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Fabiane Roleto |
CURRÍCULO INTEGRADO EM EDUCAÇÃO BÍLINGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE JESUÍTA NO PIAUÍ | Vanuza Carneiro da Silva Sousa 1004992 |
EDUCAÇÃO BILÍNGUE - POR UM ENSINO QUE FAÇA SENTIDO E FAÇA SENTIR | Gabriela Alves Braga 1016999 |
Coordenação: Graziela Gaiardo
A DIMENSÃO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PÚBLICA CARIOCA: CAMINHOS PARA A DESENCAPSULAÇÃO CURRICULAR | Marcus Paulo Vieira Costa 834208 |
PEDAGOGIA, DOCÊNCIA E ASPECTOS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORAL | Caique Fernando da Silva Fistarol 838245 |
INTERLOCUÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA BILÍNGUE: UM INVENTÁRIO DE PESQUISAS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA | Katiúscia Raika Brandt Bihringer Debora CristofoliniCyntia Bailer 838428 |
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERCULTURAL COMO PRÁTICAS INOVADORAS: O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM CONTEXTO PLURILÍNGUE | Eduardo Schiller Cyntia Bailer 839602 |
Coordenação: Letícia D’andrea
OS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO BILÍNGUE NA REDE MUNICIPAL DE NILÓPOLIS: CAMINHOS E ASPIRAÇÕES PARA O 1º CONGRESSO EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CONSOLIDANDO PRÁTICAS E PROJETANDO FUTUROS | Magda Tavolaro Do Nascimento Daverson de Lima Nascimento Julia Annido Nunes Rodrigo VelosoRayanne Fernanda do Espírito Santo Aguiar 839347 |
IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO BILÍNGUE EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: PERSPECTIVAS DA GESTÃO EDUCACIONAL | Aline Brandalize Schwartzhaupt da Rosa Letícia Pires D’Andrea 847435 |
CONSTRUINDO HORIZONTES NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PÚBLICA: REFLEXÕES E UTOPIAS PARA A EQUIDADE | Michele Salles El Kadri Antonieta Heyden Megale 840653 |
Coordenação: Ingrid Finger
APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DE LEITURA DE (PSEUDO) PALAVRAS EM INGLÊS | Caian Dorneles da Silva de Oliveira Ubiratã Kickhofel AlvesIngrid Finger 840013 |
SOM E SENTIDO: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE | Gabriela Toste dos Santos 1016838 |
HABILIDADES METAFONOLÓGICAS E OS PRINCÍPIOS DA NEUROCIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTOS MONOLÍNGUE E BILÍNGUE | Elizete de Lourdes Mattos Cláudia Regina Pinto Olga Liscová Grigato Cyntia Bailer 838489 |
ELABORAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL VOLTADA AO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM INGLÊS | Marion Costa Cruz Ubiratã Kickhofel Alves 839239 |
Coordenação: Camila Dias
“POR QUE A PALAVRA NÃO NOS LEMBRA ACOISA?”: DESENVOLVENDO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO BILÍNGUE | Bianca Rodrigues dos Santos 836171 |
ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: DÚVIDAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA | Vivian Bergatini Saviolli 819097 |
HIPÓTESES DE ESCRITA EM CRIANÇASBILÍNGUES: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O BILETRAMENTO | Carolina Campos Leite Loyolla Ataide 1004975 |
DISCURSOS E NARRATIVAS EM UM CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Danielle MendeS Sales Suélen Ariane Bueno da Silva Michele Salles El Kadri 839818 |
Coordenação: Virgínia Zilles e Maura Corcini
ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA DE AULABILÍNGUE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES | Rafael Gomes Rosa 1024167 |
BILINGUISMO ATÍPICO - AQUISIÇÃOESPONTÂNEA DE INGLÊS POR AUTISTAS BRASILEIROS | CAMILA VEIGA 1004640 |
Planejamento e currículo integrado em educação bilíngue
A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EMBASADA PELA PERSPECTIVA TRANSLÍNGUE | Patrícia Streppel HarteminkEduarda Victória Bisogning832506 |
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ACADÊMICO SOB UM OLHAR TRANSLÍNGUE | Ana Sophia Fabri837257 |
O FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA NO ENSINO BILÍNGUE | Tatiane Pertence da Silva Mota838977 |
AS DIFERENTES DIMENSÕES DE UM PLANEJAMENTOINTEGRADO VISANDO POTENCIAR A APRENDIZAGEM | Lady Ma Christina C B Sabadell 1024124 |
Coordenação: Fernanda Andriolli
TRACES IN HAMBURGO VELHO: UMA VIVÊNCIA DE EDUCAÇÃO ONLIFE CIDADÃ | Janaina Menezes 839599 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJANDO A TRANSIÇÃO DO ENSINO DE INGLÊS DIÁRIO PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Lucas Eduardo Pinheiro de Souza César 840202 |
BIOMAS E ECOSSISTEMAS DO RS – VIVÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA CODOCÊNCIA BILÍNGUE NO COLÉGIO ANCHIETA DE PORTO ALEGRE | Dayene HoerlleTimotheo dos Santos Janaina Menezes Letícia Tischer VieiraVanessa Grasel LibioLivia Nunes e Cardoso842807 |
MULTILINGUISMO E INTERDISCIPLINARIDADE EM UM PROJETO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Susan Ann Rangel Clemesha 1001656 |
Coordenação: Sabrina Vier
INTEGRAÇÃO CURRICULAR BILÍNGUE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA GLOBAL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS CURRICULARES INTEGRADORAS | Emily de Paula Silva Marins 1004341 |
CINEMA BEYOND THE ENTERTAINMENT: SENSO CRÍTICO E INTEGRAÇÃOCURRICULAR BILÍNGUE EM AÇÃO | Gracilene ZenFernanda Relindes Camargo OsilpKarina Sayuri Itiyama 1004705 |
MATERIAL WORLD - EXPERIMENTAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA | Julia Michielin Fasanella Chamis 1024446 |
Coordenação: Dinara Dal Pai e Tatiana Canto
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB O OLHAR TRANSLÍNGUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM “ARRAIÁ IN ENGLISH” | Ana Sophia Fabri 875754 |
VOZES DO BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO BRASIL: DA ACADEMIA PARA O MUNDO | Sandra Regina Fonseca Moreira Paola Altenhofen Ana Luiza Andrade 1005003 |
GALERIA
Navegue pelas imagens e reviva as palestras, simpósios e workshops que fizeram deste Congresso um sucesso! Acesse o álbum abaixo para ver as fotos e aproveite para compartilhar suas lembranças com colegas e amigos.



Depoimentos e avaliações
Saiu na mídia
Programa Bilíngue da Unisinos realiza Congresso sobre o tema
O Programa Unisinos Education, realiza em junho, no campus Porto Alegre, o I Congresso de Educação Bilíngue "Consolidando Práticas e Projetando Futuros".
Colégio Catarinense em destaque no I Congresso Nacional de Educação Bilíngue
Nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio do programa Unisinos Education, realizou o I Congresso Nacional de Educação Bilíngue, intitulado "Educação bilíngue: consolidando práticas e projetando futuros".
Próxima edição
Prepare-se para o II Congresso Nacional de Educação Bilíngue! Em 2026, reuniremos novamente educadores, pesquisadores e profissionais da área para compartilhar conhecimentos e experiências. Fique atento às nossas comunicações para mais informações sobre datas, local e programação.
Convidamos novas empresas a se juntarem a nós como apoiadoras, contribuindo para o fortalecimento da educação bilíngue e intercultural. Entre em contato pelo e-mail ueducation@unisinos.br e venha fazer parte da segunda edição do congresso em 2026.