Blog Unisinos Education

Como organizar um currículo bilíngue integrado?

Os modelos de integração devem atender a características e objetivos de cada escola

Algumas perguntas são frequentes – e necessárias – quando as escolas começam a implementar um currículo bilíngue integrado:

• Como favorecer o diálogo entre a língua adicional e o restante do currículo em uma perspectiva de educação bilíngue baseada na integração e no desenvolvimento da cidadania global?
  • Como a língua adicional pode contribuir?

Na assessoria, o programa Unisinos Education propõe diversos modelos de integração para atender a cada comunidade escolar, contemplando questões relacionadas à composição dos horários dos professores, à organização dos componentes curriculares e aos diferentes espaços que podem promover a aprendizagem de modo articulado e integrado na sala de aula e além dela.

Vale acrescentar que não há uma forma mais certa do que a outra quando nos referimos à organização curricular na educação bilíngue: as decisões devem ser tomadas levando-se em consideração as características de cada escola e seus objetivos.

Image
Referência bibliográfica: SAMPAIO, E. H. Possibilidades de integração curricular para o início do ano. U-Education: Formação de Gestores, Encontro VI. 20 e 21 out 2021.