Blog Unisinos Education

Integração entre língua e conteúdo

Saiba mais sobre a metodologia CLIL

Conhecida em inglês como Content and Language Integrated Learning – CLIL, essa é uma proposta metodológica que integra conteúdo e língua, de modo que os estudantes desenvolvam habilidades previstas pelo currículo nas suas variadas dimensões.

Ela tem como base:

• Desenvolver competências de gestão e de docência para a construção de gradativa autonomia da escola no desenvolvimento de um currículo bilíngue integrado.
  • Promover uma educação inclusiva de qualidade e pautada pelo pilar da inovação numa perspectiva fundamentada na personalização.
  • Contribuir para a construção de redes de aprendizagens.

Com a abordagem CLIL, o foco está na aprendizagem em inglês e de inglês. Não está, portanto, restrito ao aprendizado fomentado pelo professor de Língua Inglesa.

Nesse contexto, a língua é tanto um objeto de estudo em si quanto um meio de aprendizagem.

Os impactos dessa abordagem envolvem:

• A organização dos tempos e dos espaços escolares,
  • A constituição das relações entre diferentes áreas de conhecimento e entre diferentes sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.