Pós Graduação Unisinos - FILOSOFIA - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

FILOSOFIA

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

De segunda à sexta-feira.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 5

Apresentação

21 anos de Ensino, Pesquisa e Educação.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Reconhecido pela Portaria 16/2002 da Câmara de Educação Superior do CNE, homologado cf. D.O.U. de 29/01/2002, e Portaria Ministerial nº 467/2002, de 25/02/2008, iniciou suas atividades em 2001, com a criação do Curso de Mestrado em Filosofia e, em 2008, ampliou-se em direção à sua consolidação, com o Curso de Doutorado em Filosofia.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos forma profissionais que sejam capazes de examinar, com acuidade técnica e originalidade, problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, contribuindo de forma decisiva para o campo científico da filosofia no que se refere ao desenvolvimento regional, na

cional e internacional, uma vez que desenvolve pesquisa na interface com os desafios destas áreas, além de atuar na pesquisa e no ensino.

Para o Programa, os desafios são apresentados por meio dos temas nas três áreas de pesquisa, a saber: Sistemas Éticos; Linguagem, racionalidade e o discurso da ciência; Filosofia Social e Política.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia mantém parceria e convenvio de co-tutela e dupla titulação com a Faculdade de Filosofia da Università degli Studi di Padova e o Programa de Doutorado em Filosofia de l'Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) e se destaca pela excelência acadêmica em uma trajetória de existência qualificada.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos visa expandir e buscar a internacionalização por meio dos Grupos de Pesquisa e das redes que se estabelecem, em particular, por meio de encontros científicos e mantém a excelência acadêmica, reconhecida pela CAPES, e atualmente conta a nota 5.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes a partir de 2020 (PDF)
Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes até 2019 (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Luiz Rohden

Doutor em Filosofia. Coordenador do PPG Filosofia Unisinos, Professor Titular I e pesquisador do CNPq. Áreas Interesse: Fenomenologia Hermenêutica Filosófica a partir de Heidegger, Ricoeur e Hans-Georg Gadamer Filosofia Prática de Aristóteles Filosofia e Literatura Filosofia como modo de vida, cuidado de si e do outroa partir de Platão Filosofia da Linguagem Hermenêutica e Filosofia da Medicina Hermenêutica e Ecologia.

E-mail: rohden@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Área de concentração: Filosofia

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos forma profissionais capazes de examinar, com acuidade técnica e originalidade, problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, contribuindo de forma decisiva para o campo científico da filosofia no que se refere ao desenvolvimento regional, nacional e internacional, uma vez que desenvolve pesquisa na interface com os desafios destas áreas, além de atuar na pesquisa e no ensino. Para o Programa, os desafios são apresentados por meio dos temas nas três áreas de pesquisa, a saber: Sistemas Éticos; Linguagem, Racionalidade e o Discurso da ciência; Filosofia Social e Política.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Investiga-se, na linha de pesquisa, os temas clássicos da Ética e os problemas contemporâneos de Metaética e de Ética Aplicada. Discute-se, ademais, questões centrais sobre a fundamentação do dever-ser, da justificação dos primeiros princípios e das relações entre ética e cultura. Além disso, busca-se estabelecer, no capo da filosofia prática, o diálogo interdisciplinar, hoje urgente, com outras áreas do conhecimento e da atividade humana.

Articula-se, na linha de pesquisa, questões filosóficas compreendidas sob esses referenciais temáticos, respondendo-se às demandas da problematização filosófica contemporânea na indagação pelas suas mútuas relações e na sua necessária interface com a ciência na construção da realidade. Para tanto, parte-se da exploração da linguagem, da racionalidade e do discurso da ciência em suas diversas dimensões, explorando-se os alcances e os limites das concepções envolvidas, além de suas inter-relações, mediante disciplinas que contemplem os diversos aspectos filosóficos envolvidos: lógicos, éticos, epistemológicos e ontológicos.

Estuda-se, na linha de pesquisa, a tensão que articula teoria e prática, visando a construir referenciais teóricos para refletir sobre relevantes questões sociais e políticas. Pretende-se realizar um diálogo produtivo, emancipatório e transdisciplinar com outras áreas, tais como as Ciências Sociais, o Direito, a História, a Psicologia e a Educação. Enfatiza-se, para tanto, a pesquisa acerca dos desafios éticos, políticos e sociais da atualidade: a globalização da economia, a massificação unidimensional da tecnologia e da cultura, a unidirecionalidade da política mundial e a tecnocultura. Investiga-se, além do mais, a ideologia, o poder, os Direitos Humanos, as teorias da História e as teorias da Justiça.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O mestrado compreende 30 créditos, assim distribuídos: três créditos equivalentes ao Seminário de Dissertação; Onze créditos equivalentes a disciplinas sendo três em disciplinas da Linha de Pesquisa à qual estão vinculados os alunos e pelo menos três com seu professor orientador; dois créditos relativos a uma publicação (ou aceite para publicação) em periódico da área e um crédito relativo a uma apresentação de trabalho em evento da área; três créditos em participação em eventos da área, sendo que desses um crédito, poderá ser computado pela participação em bancas de mestrado e de doutorado organizados pelo Programa; três créditos em atividades de pesquisa com o seu professor orientador (tais como participação em grupo de pesquisa, e/ou organização de evento, e/ou produções compartilhadas ou semelhantes), certificadas pelo seu orientador; sete créditos relativos à aprovação da dissertação.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Sistemas Éticos keyboard_arrow_down

- Gênese e Estrutura do Dever-Ser (3 créditos)
- Os Grandes Sistemas Éticos (3 créditos)
- Ética e Cultura (3 créditos)
- Ética e História (3 créditos)
- Bioética (3 créditos)
- Ética Ambiental (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Linguagem, Racionalidade e o Discurso da Ciência keyboard_arrow_down

- Analítica da Linguagem (3 créditos)
- Teoria da Argumentação (3 créditos)
- Fenomenologia e Hermenêutica (3 créditos)
- Ontologia e Linguagem (3 créditos)
- Discurso da Ciência (3 créditos)
- A Racionalidade da Ciência (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Filosofia Social e Política keyboard_arrow_down

- Filosofia e Sociedade (3 créditos)
- Filosofia e Política (3 créditos)
- Filosofia e Direito (3 créditos)
- Filosofia e História (3 créditos)
- Teorias da Justiça (3 créditos)
- Teorias do Sujeito (3 créditos)

Disciplinas comuns às Linhas de Pesquisa keyboard_arrow_down

- Seminário de Dissertação (3 créditos)
- Tópicos Especiais I (1 crédito)
- Tópicos Especiais II (2 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Inscrição Online

Período de inscrição: 12/05 a 02/08/2021

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)

Baixe o Anexo I do edital (DOC)


No item II do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: 09 a 13/08/2021.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 13/08/2021.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 20/08/2021.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 25 a 30/08/2021.

INSCREVA-SE

Inscrição Online

Período de inscrição: 08/07 a 29/10/2021

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)

Baixe o Anexo I do edital (DOC)


No item II do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: 22 e 23/11/2021.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 24/11/2021.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 29/11/2021.

- Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

- Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 11/12 a 14/12/2021.

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Veja as ofertas de 2021/2 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2021

INVESTIMENTO

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Filosofia:


36 parcelas de R$ 1703,96*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Filosofia:


36 parcelas de R$ 1533,56*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Ficou alguma dúvida?

Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Falar com consultor

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

As Bolsas de Estudo do Fundo Pe. Theobaldo Frantz de Formação Docente para Qualificação de Professores do Ensino Básico, buscam fomentar a formação de pessoas em nível de Pós-Graduação Estrito Senso, e o desenvolvimento de pesquisas com relevância para o desenvolvimento social.


Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.

​ O PROSUC oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos as seguintes benefícios:

​ Modalidade I - Bolsa de Pós-graduação (integral): ​ ​ - Pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista: R$ 1.500,00 para Mestrandos e R$ 2.200,00 para Doutorandos. ​ - Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos. ​

​ Modalidade II - Auxílio para pagamento de Taxas (taxa): ​

​ - Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos. ​

Veja o edital disponível para este processo de bolsa: ​

O Programa de Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo é direcionado à estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado à eixos/temas estratégicos da Unisinos.

Tal concessão busca induzir a criação de conhecimento que envolva todas as áreas de conhecimento, estimulando a cooperação em pesquisa de forma transversal entre Programas de Pós-Graduação, e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.

 

Áreas estratégicas da Unisinos

» Microeletrônica

» Saúde e Tecnologias

» Inovação e Empreendedorismo

» Humanidades e Tecnologias

 

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Filosofia tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Adilson Felicio Feiler

Adilson Felicio Feiler

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Ética e História da Filosofia, com atenção especial na tradição da Filosofia Contemporânea Alemã, principalmente em Hegel e Nietzsche. Pesquisa atualmente o problema da moral, da ética e da consciência que se depreendem da aproximação de ambos autores, a partir da perspectiva de desconstrução dos valores propugnados pela cristandade.

Adriano Naves De Brito

Adriano Naves De Brito

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Pesquisa um tipo de naturalismo moral que integra descrição e prescrição em bases imanentes e explica os valores e a normatividade nos limites da natureza humana como a descreve as ciências, em especial a biologia, a psicologia e as ciências cognitivas.

Alfredo Santiago Culleton

Alfredo Santiago Culleton

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador CNPq PQ-2. Orienta Mestrado e Doutorado no PPG Filosofia e PPG Direito da UNISINOS. Pós-doutorado no Medieval Institute - University of Notre Dame - USA (2010). Pós-doutorado na Universitá di Salento (2018-2019). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieva (SBEFM) de 2016-2019. Vice presidente da Société Internationale Pour L'etude de La Philosophie Médiévale (SIEPM) de 2012-2017. Coordenador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (ACNUR). Atúa na área de Filosofia com ênfase em Filosofia Medieval, Escolástica Colonial e Direito pre-moderno, principalmente nos temas: Direitos Humanos, Filosofia da Economia, Fundamentação e Ética.

Castor Mari Martin Bartolomé Ruiz

Castor Mari Martin Bartolomé Ruiz

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos. Membro da diretoria da Associação Ibero Americana de Filosofia Política (AIFP). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq, "Ética, biopolítica e alteridade". Ministra cursos temáticos na pós-graduação e pesquisa nas áreas de ética, subjetividade, alteridade, poder, violência, direitos humanos e democracia 

Denis Coitinho Silveira

Denis Coitinho Silveira

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Pós-doutorado na Universidade de Harvard, na London School of Economics and Political Science (LSE) e no CEBRAP/SP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPG em Filosofia da UNISINOS e pesquisador PQ do CNPq. Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, investigando os seguintes temas: teorias da justiça e das virtudes, responsabilidade moral e punição, direitos humanos e democracia.

Inacio Helfer

Inacio Helfer

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Filosofia política nos pensadores clássicos da filosofia alemã dos séculos XVIII e XIX (Kant, Hegel e Marx) e a sua influência no debate contemporâneo entre comunitaristas (principalmente Charles Taylor) e liberais (John Rawls e Ronald Dworkin). Pesquisa atualmente a teoria da ação a partir da tradição hegeliana, aspectos de normatividade e seus desdobramentos, em especial em Axel Honneth.

Luiz Rohden

Luiz Rohden

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Doutor em Filosofia. Coordenador do PPG Filosofia Unisinos, Professor Titular I e pesquisador do CNPq. Áreas Interesse: Fenomenologia Hermenêutica Filosófica a partir de Heidegger, Ricoeur e Hans-Georg Gadamer Filosofia Prática de Aristóteles Filosofia e Literatura Filosofia como modo de vida, cuidado de si e do outroa partir de Platão Filosofia da Linguagem Hermenêutica e Filosofia da Medicina Hermenêutica e Ecologia.  

Marcelo Fernandes De Aquino

Marcelo Fernandes De Aquino

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Dialética, ética, linguagem, sistema, lógica, fundamentação metafísica da ética na filosofia moderna e contemporânea. Pesquisa atualmente: Ser e Deus na filosofia moderna e contemporânea.

Marco Antonio Oliveira De Azevedo

Marco Antonio Oliveira De Azevedo

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Dedico-me a pesquisas em ética, desde a ética geral, incluindo a metaética, até temas em filosofia e ética prática, principalmente bioética e filosofia da medicina, incluido o tema do melhoramento humano. Os famosos problemas do trole são um assunto recorrente em minhas pesquisas sobre teoria moral. Recentemente, venho estudando os fundamentos filosóficos da medicina centrada na pessoa e, ainda mais contextualmente, temas sobre processos de tomada de decisão clínica na COVID-19, incluindo o problema do racionamento de leitos e ventiladores a pacientes graves e o tema da medicina baseada em evidências aplicado às decisões farmacológicas e não farmacológicas para controle da pandemia e da doença.

Nicola Claudio Salvatore

Nicola Claudio Salvatore

Doutor em Philosophy
WorkID/ORCID

Nicola Claudio Salvatore possui Graduação em Filosofia ( Laurea Triennale in Filosofia, 2002--2006) e Mestrado em Filosofia (Laurea Specialistica in Filosofia, 20066-2008 ) pela Universitá degli Studi di Bari- Aldo Moro (Itália) , Mestrado em Filosofia ( MA Philosophy, 2008-2009) pela Birkbeck University (Reino Unido) e Doutorado em Filosofia ( PhD Philosophy, 2009-2013) pela University of Edinburgh ( Reino Unido). Atua principalmente nas áreas de Epistemologia , Filosofia de Ludwig Wittgenstein e Filosofia da Religião.

Sofia Ines Albornoz Stein

Sofia Ines Albornoz Stein

Doutora em Filosofia
WorkID/ORCID

Sofia Inês Albornoz Stein. Bolsista PQ 1D do CNPq. Áreas de interesse: filosofia da linguagem, filosofia da mente e ciências cognitivas. Investiga, desde uma perspectiva naturalizada, a aquisição linguística, o significado de frases e como conteúdos perceptivos estão relacionados à linguagem.

Pesquisador Voluntário keyboard_arrow_down

Alvaro Luiz Montenegro Valls

Alvaro Luiz Montenegro Valls

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Em Heidelberg, Alemanha, nos anos 70, fez mestrado sobre Adorno e doutorado sobre Kierkegaard. Como professor de filosofia da UFRGS trabalhou com Estética (no IFCH e no Instituto de Artes), Ética (é o autor de “O que é Ética”, Ed. Brasiliense) e Bioética (com atuação junto ao HCPA). Há décadas estuda e traduz Kierkegaard, e na UNISINOS trabalha com a moderna filosofia alemã (desde Kant até Nietzsche). Conhece muitos trabalhos musicais de Mozart e Wagner. Entre os pensadores do século XX, está mais familiarizado com Adorno e Singer

Colaborador keyboard_arrow_down

Gabriel Ferreira da Silva

Gabriel Ferreira da Silva

Doutor em Filosofia
WorkID/ORCID

Gabriel Ferreira possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia. Foi Visiting Scholar na Hong Kierkegaard Library (EUA) e no Søren Kierkegaard Forskining Centeret (Dinamarca). Áreas de interesse: História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Metafísica e Filosofia da Medicina.

Bolsista PNPD keyboard_arrow_down

Polyana Cristina Tidre

Polyana Cristina Tidre

Doutora em Filosofia
WorkID/ORCID

Doutora em Filosofia pela Humboldt-Universität zu Berlin (2017), com publicação do livro "Individuum und Sittlichkeit" (2018). É editora adjunta das revistas Estudos Hegelianos e Controvérsia. Dedica-se à pesquisa da Filosofia Política e Social, com ênfase em Hegel, Marx, Honneth, entre outros, e em temas como as relações entre liberdade e necessidade/determinação, indivíduo e Estado, economia e política.

INFRAESTRUTURA

Confira também