Pós Graduação Unisinos - ADMINISTRAÇÃO - Presencial - Porto Alegre
Doutorado Acadêmico

ADMINISTRAÇÃO

Presencial - Porto Alegre

Local

Porto Alegre

Dias de aula

Quintas, sextas-feiras e sábados.

Duração

4 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 7

Horários de aula

Quintas-feiras, sextas-feiras, e sábado pela manhã. Em caráter excepcional, poderá haver alteração nestes horários.

Apresentação 

O Doutorado em Administração é uma ótima oportunidade para continuar avançando os conhecimento obtidos no Mestrado. Permite o desenvolvimento de um senso crítico sobre os fenômenos da administração/gestão, que poderá ser usado tanto na prática do dia-a-dia nas empresas, quanto em pesquisas, em docência, em treinamentos ou consultorias. A Administração é uma ciência aplicada e interdisciplinar e por isso o curso de Doutorado é aberto a interessados que fizeram graduação ou mestrado em diferentes áreas. Venha conhecer!

Regimento Interno:

Baixe o Regimento do Programa para Alunos ingressantes em 2020/1 (PDF)
Baixe o Regimento do Programa para Alunos ingressantes em 2018/1 (PDF)


LinkedIn Facebook

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Amarolinda Iara Da Costa Zanela Klein

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Titular em Administração na Unisinos e Pesquisadora do CNPq (Bolsa Produtividade). Seus temas de pesquisa são: inovação e mudanças organizacionais relacionadas ao uso de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), especialmente as tecnologias de base da Indústria 4.0.

E-mail: aczanela@unisinos.br

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3723

Email: ppgadm@unisinos.br

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORGANIZAÇÕES E COMPETITIVIDADE

Temos uma área de concentração, Organizações  e Competitividade, que segue uma abordagem interdisciplinar e abrange diferentes subáreas da Administração. O foco é a investigação de fatores que conferem competitividade às organizações e empresas. Constitui o tema central ao qual se vinculam as duas linhas de pesquisa, i.e. Estratégias Organizacionais e Relações Interorganizacionais. 

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

A linha de pesquisa “Estratégias Organizacionais” volta o seu olhar tanto para o ambiente externo quanto para o ambiente interno da empresa, combinando atenções em termos de posicionamento de mercado, escolhas estratégicas e gestão de recursos. As principais áreas do conhecimento abordadas pela linha referem-se a (1) negócios internacionais; (2) estratégia em serviços; (3) sustentabilidade; (4) estudos de mercado, consumo e aquisição; (5) estruturação e organização dos recursos e das capacidades.

Negócios Internacionais
Negócios Internacionais trata do envolvimento e competitividade internacional das organizações por meio de atividades em diferentes países. Nos mercados externos, as empresas normalmente se deparam com diferenças culturais, econômicas, institucionais, além da distância geográfica. Para operar de forma a satisfazer seus stakeholders, bem como superar concorrentes internacionais e locais, uma organização precisa mobilizar, transferir e ampliar seus recursos e capacidades, a fim de operar em diferentes mercados.

Estratégia em Serviços
Os serviços possuem características específicas que os diferenciam de produtos e, portanto, exigem uma série de escolhas estratégicas que estejam alinhadas com essas caraterísticas. Essas escolhas estratégicas passam tanto por decisões de marketing quanto por decisões de operações. A estratégia em serviços, do ponto de vista do marketing, envolve temas como comportamento do consumidor, satisfação, co-criação de valor, recuperação de falhas, inovação em serviços e recomendações entre clientes, entre outros. Do ponto de vista de operações, a estratégia em serviços envolve temas tais como a participação dos consumidores durante o processo produtivo, customização e produção de serviços, intensidade de conhecimento necessário para produção, fatores que influenciam a produtividade, design de serviços e inovação.

Sustentabilidade
Sustentabilidade, do ponto de vista organizacional, é a observação simultânea de três princípios: integridade ambiental, prosperidade econômica e equidade social. Esse tema de pesquisa engloba diversos fenômenos descritos na literatura, como negócios na base da pirâmide, empreendimentos sociais, organizações híbridas, responsabilidade social corporativa, inovação social, gestão ambiental, certificações internacionais (ISO, OSHAS, etc.), organizações não governamentais (ONGs), entre outros.

Estudos de Mercado, Consumo e Aquisição
As organizações têm necessidade de focar nas suas competências centrais, tomando decisões estratégicas de marketing e aquisição de insumos. Em estudos de mercados e consumo se analisam as relações de troca e comportamento do consumidor em mercados B2B e B2C. A aquisição estratégica de insumos engloba temas como desenvolvimento e gerenciamento dos fornecedores, decisões de terceirização, planejamento de compras, orientação ao processo de compra, redução de custos de compras, entre outros temas.

Estruturação e Organização dos Recursos e das Capacidades
Estruturação e organização dos recursos e das capacidades referem-se à forma como a empresa organiza os seus recursos internos, por meio de decisões estratégicas em diferentes campos da organização. Na área de operações, destacam-se o desenvolvimento de capacidades e de competência de operações, gestão das capacidades de produção e previsão de demanda, trade-offs operacionais, interação entre marketing, finanças e operações. No campo de comportamento organizacional, o destaque é para a mobilização de recursos e capacidades que possam dar suporte interno às estratégias organizacionais, enfatizando as abordagens ligadas à aprendizagem organizacional, à liderança e aos estudos de rotinas e microfundamentos relacionados às capacidades dinâmicas.


A linha de pesquisa “Competitividade e Relações Interorganizacionais” investiga a gestão em sistemas complexos de interações entre organizações que estabelecem vantagens competitivas individuais e coletivas em setores industriais e de serviços. As principais áreas do conhecimento abordadas pela linha referem-se a (1) relações interorganizacionais, (2) inovação (3) gestão tecnológica e competitividade organizacional, em uma perspectiva que dialoga com estudos provenientes de áreas correlatas, como a Economia, a Sociologia e a Psicologia.

Relações Interorganizacionais
As relações entre organizações caracterizam-se por relacionamentos colaborativos com o intuito de alcançar objetivos comuns. Estudos nessa área investigam relações interorganizacionais em redes, clusters, parcerias, consórcios e alianças, enfatizando a dinâmica da colaboração e da competição entre organizações, os antecedentes, as racionalidades, a governança, a gestão e os resultados desses relacionamentos. Envolve relações diádicas, triádicas e múltiplas entre diferentes tipos de organizações. As contribuições à governança das relações interorganizacionais destacam-se como um foco de investigação com repercussões tanto teóricas quanto práticas.

Inovação e Empreendedorismo
No contexto das relações interorganizacionais, a inovação é entendida como um processo interativo, aberto e colaborativo. Envolve diferentes organizações, stakeholders e a infraestrutura científica e tecnológica, entre as diferentes funções na empresa, entre produtores e usuários. De modo geral, constitui-se como um processo de aprendizagem interativo, através de diferentes mecanismos formais e informais, apoiados em múltiplas fontes – clientes, fornecedores, ambiente tecnológico. A dinâmica das interações interorganizacionais tem efeito sobre as possibilidades de aprendizagem e empreendedorismo, transferência de conhecimento, inovação colaborativa e redes de inovação e, consequentemente, sobre os ganhos competitivos decorrentes dessas ações.

Gestão Tecnológica e Competividade Organizacional
A gestão da tecnologia e competitividade organizacional envolve a gestão da tecnologia da informação (TI), ubiquidade, plataformas e mídias sociais. A TI é estudada a partir de uma visão ampla, reunindo, além dos dispositivos tecnológicos, os sistemas de informação organizacionais e interorganizacionais e os usuários da informação. A ubiquidade compreende aplicações de TI que podem ser utilizadas a qualquer hora, independentemente da localização do usuário e da plataforma tecnológica, envolvendo temas como Comércio Ubíquo, Comunidades de Negócio Ubíquas, M-government, Redes Sociais Ubíquas, e- Mlearning, redes e mídias sociais.


Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

DOUTORADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de Doutorado em Administração compreende 8 semestres (36 créditos).


EMENTAS DO PROGRAMA

ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias (15 créditos) keyboard_arrow_down

- Estatística Aplicada (3 créditos)
- Métodos de Pesquisa I (3 créditos)
- Métodos de Pesquisa II (3 créditos)
- Métodos Multivariados (3 créditos)
- Métodos Qualitativos de Pesquisa (3 créditos)

Outras Atividades Acadêmicas Obrigatórias (03 créditos) keyboard_arrow_down

- Publicação ou aceite final para publicação de um artigo científico em periódico de impacto conforme Qualis Capes – A1, A2, B1, no período de realização do doutorado (3 créditos)

Disciplinas Optativas (12 créditos) keyboard_arrow_down

- Administração Estratégica (3 créditos)
- Comportamento Organizacional (3 créditos)
- Corporate Sustainability (3 créditos)
- Estudos Sociais da Tecnologia (3 créditos)
- Gestão da Inovação (3 créditos)
- Gestão de Operações de Serviços (3 créditos)
- Governança Corporativa de Tecnologia da Informação (3 créditos)
- Governança em Rede (3 créditos)
- Marketing Estratégico (3 créditos)
- Metodologia do Ensino Superior (3 créditos)
- Negócios Internacionais (3 créditos)
- Organização Industrial (3 créditos)
- Recursos e Capacidades (3 créditos)
- Relações Interorganizacionais (3 créditos)
- Teoria das Organizações (3 créditos)
- Tópicos Especiais em Administração (1 crédito)
- Publicação ou aceite final para publicação de um segundo artigo científico em periódico de impacto, conforme Qualis Capes – A1, A2, B1, no período de realização do doutorado (3 créditos)
- Doutorado Sanduiche (6 créditos)

Outras Atividades Acadêmicas keyboard_arrow_down

- Ensaio Teórico
- Exame de Qualificação da Tese

Trabalho de Conclusão (06 créditos) keyboard_arrow_down

- Defesa da Tese (6 créditos)

Proficiência keyboard_arrow_down

- Exame em Língua Inglesa
- Exame em Língua Estrangeira

Estágio de Docência keyboard_arrow_down

- Estágio de Docência* (2 créditos)

* Estágio de Docência não computa créditos na Estrutura Curricular.
Obrigatório para Bolsista Capes.

Emídio Teixeira Doutorando do PPG de Administração da Unisinos

Inscreva-se agora

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Inscrição Online

Período de inscrição:02/05/2023 a 07/07/2023.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: – De 24/07 a 07/08/2023.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 08/08/2023.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 14/08/2023.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 24 a 29/08/2023.

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Confira as disciplinas ofertadas em 2023/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2023

INVESTIMENTO

Confira o valor da parcela para o Doutorado em Administração:


60 parcelas de R$ 2.278,65*

Financiamento próprio em até 60 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2023. Para ingressantes no processo seletivo 2024, os valores serão reajustados pela variação do crédito da universidade

Confira o valor da parcela para o Doutorado em Administração:


60 parcelas de R$ 2.050,79*

Financiamento próprio em até 60 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2023. Para ingressantes no processo seletivo 2024, os valores serão reajustados pela variação do crédito da universidade

Ficou alguma dúvida?

Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Falar com consultor

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O Programa de Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo é direcionado à estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado à eixos/temas estratégicos da Unisinos.

Tal concessão busca induzir a criação de conhecimento que envolva todas as áreas de conhecimento, estimulando a cooperação em pesquisa de forma transversal entre Programas de Pós-Graduação, e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.

 

Áreas estratégicas da Unisinos

» Microeletrônica

» Saúde e Tecnologias

» Inovação e Empreendedorismo

» Humanidades e Tecnologias

 

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

O presente edital orienta o processo de seleção regular do Programa de Bolsas Unisinos / Fecomércio de Apoio à Pesquisa, direcionadas a estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado a temas estratégicos de Gestão, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, exclusivo para os colaboradores FECOMÉRCIO/SESC/SENAC.

Tal concessão busca induzir a produção de conhecimento novo – envolvendo a articulação entre Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas do conhecimento – e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX / CAPES concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete.


O PROEX oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos benefícios de bolsa integral e auxílio para pagamento de taxas.


Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


O MAI/DAI é um Programa Institucional que busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de mestrado e doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com Empresas.


O Programa busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.


Veja o edital disponível para este processo de bolsa: ​

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Confira aqui os critérios para o Credenciamento Docente no PPGAdm.

Alsones Balestrin

Alsones Balestrin

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Dupla titulação de doutorado em Administração e em Ciência da Informação e Comunicação. Possui Pós-Doutorado pela HEC de Montreal/Canadá. Dupla titulação de doutorado, em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Sciences de Linformation et de La Communication pelo Instituto de Comunicação e Tecnologias Digitais da Universidade de Poitiers/França. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce o Cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNISINOS.

Amarolinda Iara Da Costa Zanela Klein

Amarolinda Iara Da Costa Zanela Klein

Doutora em Administração
WorkID/ORCID

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Titular em Administração na Unisinos e Pesquisadora do CNPq (Bolsa Produtividade). Seus temas de pesquisa são: inovação e mudanças organizacionais relacionadas ao uso de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), especialmente as tecnologias de base da Indústria 4.0.

Ariel Behr (Bolsista Pós-Doc)

Ariel Behr (Bolsista Pós-Doc)

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Doutor e Mestre em Administração na área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela UFRGS. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ nível 2 do CNPq e Coordenador Geral da UAB/UFRGS. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA), e como professor permanente no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/EA/UFRGS) e no Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCont). Líder do Grupo de Pesquisa em Informação, Tecnologia e Educação em Contabilidade (GPITEC). Tem interesse de pesquisa na área de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, especialmente com foco na Informação Contábil e nas tecnologias aplicadas no contexto contábil; e também interesse na área de Educação Contábil e Gestão da EaD. Tem experiência na área de Sistemas de Informações Gerenciais, Gestão de Custos, Gestão da Educação a Distância e Metodologia e Planejamento da Pesquisa.

Bibiana Volkmer Martins

Bibiana Volkmer Martins

Doutora em Administração
WorkID/ORCID

Pós-doutoranda em Administração na Unisinos. Doutora em Administração pela UFRGS, com período sanduíche na Université Paris-Dauphine (Paris-França). É uma das organizadoras do EcoHubI (Grupo de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação - UNISINOS/CNPq). Seus principais temas de pesquisa são: Estratégia e Relações Interorganizacionais, Inovação Colaborativa, Capacidades Dinâmicas e Ecossistemas de Inovação.

Bruno Anicet Bittencourt

Bruno Anicet Bittencourt

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Doutor em Administração - Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS) com período como pesquisador visitante na Kedge Business School (França) e na University of Bologna/UNIBO (Itália). Atualmente é coordenador do Curso de Administração - Gestão para Inovação e Liderança (GIL) na UNISINOS. Possui experiência como gestor e consultor nas áreas de inovação e educação em empresas, ONGS, universidade e governo. Tem como temas de interesse: Clusters, Redes e Ecossistemas de Inovação, Orquestração, Liderança e Competências e Inovação Social.

Fernando de Oliveira Santini

Fernando de Oliveira Santini

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Professor pesquisador dos programas de pós Graduação da Unisinos (Administração e Mestrado Profissional em Educação). Pesquisa, especialmente, assuntos ligados a comportamento do consumidor, estratégia e Inovação e gestão de marca por meio de pesquisas experimentais (rastreamento ocular reconhecimento de face) e meta-analises. Tem estudos publicados nos principais periódicos da área, como por exemplo: Journal of Academy of Marketing Science Journal of Busines e Journal of Marketing for Higher Education.

Guilherme Trez

Guilherme Trez

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Diretor Adjunto da Unidade de Graduação da UNISINOS, Doutor em Administração/Marketing pelo PPGA/UFRGS e Instituto Politecnico di Milano. Professor associado ao Institut d’Administration des Entreprises (IAE) da Universidade de Poitiers na França, desde 2016. Coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos. Pesquisador em marketing estratégico, mais especificamente em relação ao desenvolvimento de capacidades de marketing que impactam processos de orientação para o mercado, de inovação e de criação de valor. Experiência de 20 anos em pesquisas de mercado e consultoria nas áreas de marketing e estratégia.

Ivan Lapuente Garrido

Ivan Lapuente Garrido

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ, Doutor em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pós-Doutorado na FIU – Florida International University (USA). Atuou como executivo em empresas como Esso, Souza Cruz e AMBEV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2. Áreas de pesquisa: Estratégia e Negócios internacionais.

Janaína Ruffoni Trez

Janaína Ruffoni Trez

Doutora em Política Científica e Tecnológica
WorkID/ORCID

Líder do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Econômica da Inovação (GDIN) desde 2013. Temas de interesse: crescimento, desenvolvimento econômico e inovação paradigmas tecnológicos e adoção de inovações dinâmica da concorrência e estudos setoriais dinâmica e capacidades de inovação das firmas, interação universidade-empresa, proximidades e fluxos de conhecimento.

Jefferson Marlon Monticelli

Jefferson Marlon Monticelli

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Professor assistente nível II no PPG da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É professor de pós-graduação (MBA`s, Mestrado e Doutorado) de disciplinas relacionadas aos temas: Estratégia, Empreendedorismo e Negócios Internacionais. Membro do grupo de pesquisa GLOBAL (Grupo de Estudos em Estratégia, Gestão e Negócios Internacionais da UNISINOS) e GEPEDER (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Unicruz). Pós-Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Doutor e e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Formação em MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Controladoria e Bacharelado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou período de doutorado sanduíche na Uppsala University, Suécia. Membro titular da Câmara Especial de Gestão e Tecnologia do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul. Foi um dos líderes do tema 09, divisão ESO, Enanpad 2019 (Instituições, Estratégia, Mudança e Desempenho), do tema 15, divisão ESO, 3Es2020 e Enanpad2020 (Estratégias de Coopetição) e do tema 07, divisão ESO, Enanpad 2021 (Cooperação e Competição nas Relações Interpessoais e Interorganizacionais) e Enanpad 2022 (Relações Interorganizacionais e Interpessoais). Editor temático das revistas BAR e BASE. Seus temas de interesse são: Estratégia (coopetição; empresas de pequeno e médio porte); Negócios Internacionais (influência de instituições; indústrias altamente reguladas).

Jorge Renato De Souza Verschoore Filho

Jorge Renato De Souza Verschoore Filho

Doutor em Administração
WorkID/ORCID

Economista, mestre e doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor de estratégia e novos negócios no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor associado ao Institut dAdministration des Entreprises da Universidade de Poitiers na França. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 – CNPq. Coordenador de Programas Profissionais da Área da Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Áreas de interesse: Estratégia, Redes, Cooperação, Coopetição, Inteligência Artificial e Blockchain.

Kadígia Faccin

Kadígia Faccin

Doutora em Administração
WorkID/ORCID

Doutora em Administração pela Unisinos e em Ciências da Informação e da Comunicação pelo Instituto de Comunicação e Tecnologias Digitais da Universidade de Poitiers/França. Atua no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios (PPGN - Doutorado Profissional/Prof. Convidada). Temas de Interesse para pesquisa: Estratégia e Relações Interorganizacionais, Inovação Colaborativa, Ecossistemas de Inovação e Educação para a Inovação.

Magnus dos Reis

Magnus dos Reis

Doutor em Economia
WorkID/ORCID

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui doutorado (2017) em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, graduação em Ciências Econômicas (2008) e Mestrado em Economia Internacional (2012) pela Unisinos. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Integração Econômica Internacional e é membro do conselho fiscal da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).Tem experiência e interesse pelas seguintes áreas: Comércio Internacional, Econometria, Política Comercial e Investimento Estrangeiro Direto (IED).

Wagner Junior Ladeira

Wagner Junior Ladeira

Doutorado em Administração
WorkID/ORCID

Doutor em Administração. Professor em Administração na Unisinos e Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade). Especialista em DataSciense, Machine Learnig com aplicações em Phyton e eye tracking techniques. Seus temas de pesquisa são: estratégias de marketing, marketind digital comportamemto do consumidor e escolhas inconscientes. 

Yeda Swirski de Sousa

Yeda Swirski de Sousa

Doutorado em Doutorado em Psicologia
WorkID/ORCID

Professora titular de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo da Unisinos desde 2000. Professora visitante da IQS School of Management (2018-19). Possui mestrado em Administração e doutorado em Psicologia. Publicou diversos artigos acadêmicos, com foco nos últimos cinco anos em temas relacionados às empresas de conhecimento e criatividade. Já orientou cerca de 40 alunos de pós-graduação em dissertações de doutorado e mestrado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Administração (2010 - 2012) e foi Decana da Escola de Gestão e Negócios (2012-2017), liderando o processo de acreditação internacional e aprimoramento do ecossistema de empreendedorismo na Unisinos.

INFRAESTRUTURA

Confira também