Vestibular Unisinos 2022/2 aconteceu nesse sábado, 4/6

Na ocasião, cerca de 2.400 inscritos disputaram uma vaga na Universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

No último sábado, 4/6, foi dia de mais uma edição do Vestibular Unisinos. Por isso, apesar do tempo frio, desde bem cedinho, os campi de São Leopoldo e Porto Alegre já estavam movimentados. Pelos corredores e na Praça do Vestibular, se podia ver o alvoroço dos candidatos a uma vaga na Universidade.

Em Porto Alegre, os cursos mais disputados foram Direito, Psicologia, Enfermagem, Administração e Moda. Já em São Leopoldo os mais concorridos foram Medicina, Direito, Psicologia, Biomedicina e Ciência da Computação

Crédito: Rodrigo W. Blum

Isadora Yang, de Eldorado do Sul, que está fazendo o vestibular para Medicina pela primeira vez, antes mesmo de iniciar as provas falou de sua expectativa. “Eu estou um pouco nervosa, porque é a primeira vez que faço o vestibular da Unisinos e eu não sei como a prova funciona. Eu vou dar o meu melhor e vou torcer pelo resultado”, declarou.

Já Gabriel Marques, de Porto Alegre, que está prestando vestibular para Medicina, pela segunda vez, estava confiante. “Estou tranquilo para a prova. Estudei bastante e essa semana fiz várias provas antigas da Unisinos. Acho que deu para pegar o jeito”, afirmou.

Um lugar para relaxar e curtir

A Praça do Vestibular funcionou como coração do evento. O espaço foi criado para dar aos candidatos aquele acolhimento que tem a cara da Unisinos. Além de servir de ponto de encontro entre estudantes e coordenadores de curso, o local foi usado para um momento de descontração dos vestibulandos e seus acompanhantes, com café, lanchinhos, distribuição de brindes e ações de sustentabilidade, como a entrega de sementes.

“Achei o campus da Unisinos lindo e o espaço da Praça do Vestibular bem importante, porque é bom, antes da prova, encontrar pessoas e conversar, para tirar um pouco do nervosismo”, afirmou Rafaela Bianchi, que veio de Bento Gonçalves para prestar vestibular para Biomedicina.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“A Praça do Vestibular é um espaço bastante acolhedor, que mostra que a Universidade se preocupa com os alunos. Escolhi a Unisinos porque meus pais também fizeram Unisinos, se conheceram aqui e me incentivaram a vir pra cá”, contou Vanessa Chollet, da cidade de Porto Alegre, vestibulanda do curso de Medicina.

“Viemos de Manaus para fazer a prova do vestibular. Escolhemos a Unisinos pelo conteúdo que a Universidade oferece. A praça é um espaço muito bom, de acolhimento para a pessoa não ficar ansiosa e é bom para quem está esperando”, destacou Mayb Travassos, mãe de Maria Fernanda da Rocha, que veio fazer vestibular para Medicina.

Desbravando a Unisinos na visita guiada

A Praça do Vestibular serviu de ponto de encontro, de onde saíram as visitas guiadas para apresentar aos estudantes e acompanhantes as estruturas da Universidade. Em São Leopoldo, havia duas opções de roteiro, um mais curto e outro mais longo, ambos com foco nos espaços de convivência e conveniência, e em mostrar as dimensões do campus, passando por pontos como: o Centro Comunitário, a Biblioteca, e o laguinho, mostrando a exuberância da natureza no local, além de visita aos laboratórios.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Rafael Santos participou da visita guiada e ficou encantado com o campus. Ele veio acompanhar a namorada Maria Eduarda Marion, vestibulanda de Biomedicina, e o cunhado Welinton Marion, candidato a uma vaga no curso de Gastronomia. “Eu gostei muito da parte dos laboratórios de Engenharia e da estrutura da Universidade, que é bem grande. Nós viemos de Osório e, desde que chegamos, achei tudo muito bom aqui, e o pessoal da recepção foi bem acolhedor”, destacou.

“A Unisinos é uma universidade ótima, bem conceituada e com uma excelente estrutura. Além disso, como moramos aqui perto, é prático que a nossa filha estude aqui, assim ela fica pertinho da gente”, pontuou Laura Schneider, da cidade de Novo Hamburgo. Ela é mãe de Lívia Schneider, que prestou vestibular para Psicologia.

Crédito: Rodrigo W. Blum

No campus da capital, também foram oferecidos dois roteiros diferentes, um focado na Torre Educacional e conveniências e o outro direcionado aos Laboratórios, mostrando toda parte prática.

César Luiz Romanha, de Porto Alegre, acompanhou o filho no vestibular e participou da visita guiada ao campus. “Eu fiquei impressionado. A gente passa todo dia aqui na frente e não tem essa noção. É fundamental que vocês mostrem para os pais e para os estudantes o que a Unisinos oferece. A Unisinos está de parabéns, ela realmente corresponde à expectativa dos pais, o que nós vimos aqui nos dá muita segurança, de que na Unisinos eles vão ser direcionados para uma profissão e vão ser felizes na profissão que  escolherem. E essa relação entre escolas e empresas é o que faz diferença na Unisinos”, enfatizou.

Sobre as provas 

As provas iniciaram às 9h da manhã e os vestibulandos de todos os cursos tiveram que fazer a Prova de Redação, onde foram desafiados a escrever um texto argumentativo de 30 a 35 linhas. Os estudantes puderam escolher entre dois temas. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

O primeiro falava sobre a distinção entre piada e ofensa, e trazia aos alunos o exemplo do acontecido com o ator Will Smith, na premiação do Oscar. A partir de um artigo, os estudantes tinham que responder o que precisamos saber para viver em sociedade. 

Laura Fernanda Schweitzer, da cidade de São Leopoldo, que estava prestando vestibular para Enfermagem, optou pelo primeiro tema. “Eu li e me identifiquei logo com o tema um. Escolhi esse assunto porque já sou da área da saúde e acredito que devemos preservar o psicológico das pessoas e não expor ainda mais suas fragilidades. E quando expor, que seja de maneira informativa, para prestar ajuda e não em forma de piada”, enfatizou.

Já Gustavo de Carvalho, da cidade de São Leopoldo, que está disputando uma vaga no Direito, disse que escolheu o primeiro assunto porque se identificou mais com o tema. “Escolhi porque falar sobre sociedade é mais amplo e inclui vários temas, como violência, machismo e racismo. Escrevi sobre a importância de respeitar os outros, amar mais e odiar menos”, destacou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A segunda opção de tema para a Prova de Redação foi o feminismo. A partir de um texto que questionava por qual feminismo você luta, os vestibulandos foram instigados a responder se as mulheres devem lutar pelo empoderamento feminino e de que forma, ou se essa luta é desnecessária. 

Kamila Morais, da cidade de São Leopoldo, que realizou a prova para o curso de Farmácia, escolheu o tema número dois para sua redação. “O feminismo é um assunto mais falado no dia a dia, me senti confortável para escrever sobre, porque já sabia mais ou menos o que falar. É um movimento com o qual me identifico com certas atitudes”, declarou.

Os vestibulandos do curso de Medicina, além da Prova de Redação, tiveram que fazer uma Prova Objetiva, com 70 questões englobando as seguintes áreas do conhecimento: Português, Literatura, História, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Inglesa.

Listão

O gabarito da Prova Objetiva já está no ar, para conferir, clique aqui. O listão com o nome dos candidatos aprovados no Vestibular Unisinos 2022/2 estará disponível para consulta na próxima sexta-feira, dia 10/6, na página da Universidade.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar