Missa de Natal é celebrada na Unisinos

Crédito: Divulgação

A Celebração Eucarística de Natal e Ação de Graças ocorreu nesta quarta-feira, 20/12, na claraboia da Biblioteca, no Campus São Leopoldo. Esse momento de celebração do nascimento de Cristo, de confraternização e agradecimento reuniu professores e funcionários da Universidade e contou com a participação especial de algumas gestantes e crianças.  A Missa de Natal foi presidida pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e concelebrada por colegas sacerdotes jesuítas.

A liturgia destacou que nesse tempo do advento, se vive a expectativa da realização da promessa de Deus em fazer uma aliança de amor com toda a humanidade, e em estabelecer seu Reino de amor, de paz e de justiça. A encarnação de Deus na humanidade é como um transbordamento do amor de Deus em Jesus de Nazaré, o qual se faz em cada pessoa. Através dele, o ser humano é associado à filiação e herança divina e responsável pela continuidade do transbordamento desse amor.

Crédito: Divulgação

Pe. José Ivo, ao fazer a homilia, ressaltou que o Natal significa um momento de grande iluminação da humanidade. A fragilidade da criança através da qual Deus entra em nossa história é uma poderosa luz num mundo em trevas. No Natal, cada pessoa é chamada a se deixar iluminar por essa luz e assim ser mais luz para os outros. “Em uma instituição como a nossa existe uma multiplicidade infinda de luzes que brilham e iluminam um todo integradamente. Podemos perceber isto facilmente, é só parar um pouco e abrir os olhos do reconhecimento para enxergarmos a rica diversidade iluminadora ao nosso redor”, frisou.

Neste tempo de preparação do Natal, remetendo à coroa do advento, com suas quatro velas, correspondendo aos quatro domingos, significando: 1) Esperança; 2) Paz; 3) Alegria; 4) Amor, a comunidade universitária entoou: É Natal, do Senhor, festa de esperança, paz, alegria e amor.

O Pe. Sérgio destacou que Jesus é a luz do mundo, e quer ser luz para a comunidade universitária, para cada um, para toda a humanidade, por isso acolhe na paz, no amor e na esperança. Agradeceu a toda a comunidade universitária, na figura dos integrantes do Colegiado Ampliado. E desejou que a alegria e a fé do Natal renasçam a cada dia na vida, na família, na comunidade, e que traga reflexão, solidariedade, justiça e mais humanidade. Destacou que as gestantes e crianças presentes à missa representam a vida, o recomeço um novo ciclo e a esperança. É tempo de agradecer e renovar as esperanças para o futuro.

Crédito: Divulgação

Ao final da missa, a comunidade acadêmica entoou Marcas do que se foi e Noite Feliz. Os presentes tiveram esse momento de união para a celebrar a mensagem de amor e esperança do Natal com os votos de boas festas entre os colegas de diversos setores.