Na graduação em Gastronomia a arte e a técnica se encontram para satisfazer o paladar, o olfato e a visão.
A graduação em Gastronomia coloca você diante de um desafio interessante: refletir sobre o aspecto sociocultural e econômico do alimento. Isso porque, para reunir arte e técnica na bancada e nas panelas, você precisa entender todo o contexto dos ingredientes e como as receitas clássicas e, também, aquelas que estão por serem criadas respondem às necessidades do paladar, da visão e do olfato em determinado período histórico e cultural. Curtiu?
É assim que você aprende na Unisinos. Ao mesmo tempo que realiza visitas e recebe professores convidados, vai unir reflexão e ação em laboratórios equipados com tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de diferentes técnicas culinárias. Nessa trajetória, você analisa os aspectos físicos, químicos e sensoriais dos alimentos.
Já passaram por esses espaços e experiências da graduação em Gastronomia da Unisinos grandes chefs que atuam no mercado, como Marcelo Schambeck, Leonardo Magni e Liliana Andriola.
A sua inserção no mercado de trabalho é o foco dos novos cursos tecnológicos da Unisinos, então você vai aprender com base nas demandas atuais das organizações e receberá uma certificação, já na metade do curso, que comprova seus conhecimentos.
Você vai participar de atividades práticas para vivenciar o que aprendeu nas aulas remotas. Serão eventos, no estilo hackathon, com empresas parceiras para que você proponha soluções para problemas reais. Você também pode trocar uma ideia com profissionais experientes na sua área.
Durante o curso, você poderá escolher atividades conforme seus interesses. E isso não acaba com a formatura: você continua tendo acesso às Lab Tools para se atualizar. Além disso, pode aproveitar disciplinas já cursadas para conquistar mais um diploma de graduação ou pós-graduação.
DESCUBRA MAIS
A graduação em Gastronomia da Unisinos foi a primeira criada entre as universidades do Rio Grande do Sul, o que destaca a tradição e excelência do curso. O corpo docente é formado exclusivamente por professores mestres e doutores, e o currículo tem muitas atividades práticas para você vivenciar a sua futura profissão colocando a mão na massa – literalmente.
Aliás, a infraestrutura da Unisinos possibilita que você utilize não só os laboratórios do curso quanto os espaços de outras graduações e do Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde (ittNutrifor). Alguns exemplos são as miniusinas de produção de alimentos em escala piloto e os laboratórios de química para a análise de composição de alimentos. Em todos esses lugares, você terá à disposição insumos de alta qualidade, além de todos os equipamentos e utensílios necessários para as práticas do início ao final da sua formação.
Outro diferencial da Gastronomia da Unisinos são as aulas com professores convidados, que diversificam e enriquecem a sua formação. Grandes nomes do país já compartilharam seus conhecimentos e especialidades com os alunos do curso, assim como profissionais locais e egressos, que voltam para contar suas experiências após a formatura.
Você também vai conhecer de perto como funciona todo o processo gastronômico, desde a elaboração de insumos até a realidade profissional no ramo de alimentos e bebidas, nas diversas visitas técnicas que fará ao longo da graduação. Fazendas, feiras, restaurantes, vinícolas, cervejarias, bares, indústrias de alimentos e outros locais são destinos recorrentes das atividades acadêmicas.
E tem mais uma cereja para esse bolo: o curso da Unisinos é o que mais aprofunda o estudo de bebidas no Sul do país. Vinhos e cervejas, mais populares no ramo da alimentação, são mais detalhados nas aulas, mas bebidas como drinks, cafés e destilados também recebem atenção especial. Além de entender questões como característica, história, terroir e cultura, você vai ser estimulado a contextualizar essas bebidas nos cardápios, aprofundando os seus conhecimentos sobre harmonização.
Tão instigantes quanto as práticas, as disciplinas teóricas refletem sobre a diversidade das culturas alimentares e a sua historicidade, bem como sobre os processos de construção de memória e de patrimonialização de cozinhas, saberes e fazeres culinários (do regional ao global). Você ainda vai estudar a trajetória da Gastronomia e sua relação com as demandas passadas, presentes e futuras da área.
Além disso, as aulas trabalham as relações entre pesquisa e Gastronomia, então você vai estar em contato com a produção de inovação, de conhecimento e de soluções para os desafios contemporâneos da humanidade – tanto por meio da prática dos chefs de cozinha atuais quanto no âmbito da pesquisa científica em nível acadêmico.
A gastronomia é uma área bastante ampla, então você poderá seguir por vários caminhos. O primeiro – e mais habitual – e o de chef de cozinha na restauração comercial, tanto como funcionário quanto no seu próprio negócio. Você também vai aprender como gerenciar administrativamente restaurantes, então essa é mais uma opção de carreira.
Também poderá atuar como consultor na área de alimentos e bebidas. O que faz um consultor nessa área? Desenvolve a estratégia e orienta sobre a gestão de desempenho para negócios gastronômicos, realiza a modelagem organizacional de processos para negócios gastronômicos, elabora o desenho e a engenharia de cardápios, aconselha sobre gestão de custos e precificação, entre outras atividades.
Gosta do setor de eventos? Você pode se tornar empreendedor nessa área, prestando serviços de alimentação e bebidas para casamentos, aniversários, encontros empresariais, etc. Outra oportunidade de carreira que, por sinal, está em alta é a de gerador de conteúdo sobre alimentação para plataformas digitais. Você terá todo o conhecimento e experiência necessários para criar seu próprio blog, canal de vídeos ou perfil dedicado à gastronomia.
Se a pesquisa e o ensino estiverem nos seus planos, há duas trajetórias principais nessas áreas. No mercado, você poderá trabalhar como consultor e pesquisador em equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da indústria de alimentos. Já no âmbito acadêmico, terá a possibilidade de fazer mestrado e doutorado para se tornar pesquisador e professor universitário. Na Unisinos, temos mestrado e doutorado em Nutrição e Alimentos, por exemplo.
Confira os horários de atendimento da coordenação do curso.
Possui Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e Tecnólogo em Gastronomia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Especialização em Docência do Ensino Superior (2012) e Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Coordenadora e Professora do Curso de Graduação Tecnológica em Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos . Tem experiência na Área de Técnicas Gastronômicas, Ciência e Tecnologia de Alimentos, consultoria e atuação de 16 anos na área de cozinha e restaurantes, 12 anos como docente na área do magistério superior ate o presente momento e 5 anos em gestão acadêmica até o presente momento.
Atendimento: Segunda-feira: das 14h às 19h Quinta-feira: das 14h às 19hPreferencialmente agende seu horário por email.
Sarah tem experiência na indústria de alimentos, especialmente no desenvolvimento de novos produtos, implementação de Boas Práticas e Planejamento e Controle de Produção. Atua também no setor de Gastronomia como consultora em técnicas gastronômicas. Apaixonada pela área, é mestre em Nutrição e Alimentos e graduada em Engenheira de Alimentos e Gastronomia. Na Unisinos, além de coordenar o curso de Alimentos, é também professora e coordenadora do curso de Gastronomia e da pós-graduação em Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação.
Atendimento: Terça-feira, das 12h às 16h (até 05/05) Terça-feira das 8h30 às 12h30 (a partir de 12/05) Sexta-feira das 14h às 19h
Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.
Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.
Laboratório de Anatomia Humana
Bistro
Laboratório de Informática
Sala Conecta
Biblioteca - Campus São Leopoldo
Salas de aula - Campus São Leopoldo
Workshops
Auditórios
Espaço Gourmet
O projeto Banco de Alimentos planeja, executa e monitora ações educativas na área da segurança alimentar e nutrição nos diferentes ciclos da vida e saúde, por meio de atividades realizadas por alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia, supervisionados por professores da Unisinos e por nutricionistas dos Bancos de Alimentos.
As atividades desenvolvidas pelos alunos da universidade estão centradas na área de Nutrição e Gastronomia, sendo que outras áreas do conhecimento têm se agregado ao projeto, como por exemplo, o curso de Design que, em parceria com o curso de Nutrição, tem desenvolvido produtos e serviços na área da educação alimentar e inovação social.
Locais de atuação:
Os Bancos de Alimentos de Porto Alegre e do Vale dos Sinos, respectivamente, recebem assessoria da universidade em ações de intervenção em Segurança Alimentar e Nutricional. A universidade e os Bancos de Alimentos mobilizam esforços e recursos que contribuem para a superação da pobreza e a melhoria da qualidade da alimentação e nutrição de adultos e crianças, acolhidos por Entidades Sócio- Assistenciais nos municípios de Porto Alegre, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Portão, que recebem alimentos doados pelos Bancos.
Como Participar:
Há duas formas para participar deste projeto: através de trabalho voluntário ou por estágio curricular. O estágio pode ser realizado pela atividade acadêmica Estágio em Nutrição e Desenvolvimento Humano, do currículo do curso de Nutrição, ou ainda por estágio de outras áreas de conhecimento.
Acesse o site da organização open_in_new
Saiba por que escolher a Unisinos.
Estude em uma universidade reconhecida pela tradição e qualidade.
Durante o curso, você contribui para a comunidade, transformando ideias em ações práticas.
Aproveite toda a estrutura dos campi e laboratórios ao longo da sua formação.
Crie soluções para um futuro melhor em cursos nos quais você é protagonista.
Faça intercâmbio em uma das 160 universidades do mundo parceiras da Unisinos.
Participe de atividades e se relacione com empresas parceiras e com o Tecnosinos.
Tire seu projeto do papel e construa um negócio real com todo o suporte.
Escolha atividades para desenvolver competências do profissional do futuro, além do seu curso.