Vestibular de Medicina Unisinos

Crédito: Rodrigo W. Blum

A tarde desse domingo, 5/12, foi bastante agitada no Campus São Leopoldo, isso porque, cerca de mil inscritos foram até a Unisinos para fazer a prova presencial do Vestibular de Medicina. Os estudantes estavam disputando uma das 60 vagas para o curso, e o entusiasmo e o nervosismo se misturavam entre os vestibulandos, que andavam pelo campus.

Ainda antes de iniciar a prova, Camila Peuckert, de Porto Alegre, falou de sua expectativa. “Gostei muito da organização, aqui da Unisinos. Estou tranquila para a prova, fiz cursinho online e estou me sentindo segura”, afirmou.

João Vítor Miranda, de Arroio dos Ratos, que está participando do processo seletivo pela primeira vez, também contou como se preparou para a prova. “Estudei bastante, fiz cursinho durante o terceiro ano e, hoje, estou fazendo a prova mais para ter uma experiência e, no ano que vem, vou fazer valendo. Escolhi a Unisinos porque várias pessoas da minha família estudaram aqui, e eu também gosto muito da Universidade”, enfatizou.

A hora da prova

Os estudantes iniciaram as provas às 13h30, pontualmente, e tiveram até as 18h30 para realizar a Prova de Redação, que pedia um texto argumentativo de 30 a 35 linhas, e a Prova Objetiva, que era composta por 70 questões das seguintes áreas do conhecimento: Português, Literatura, História, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Inglesa.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os temas trazidos pela Prova de Redação foram: “A importância da medicina preventiva” e “Inteligência Artificial, Medicina e Médicos”. Manuela Gonzalez, de São Gabriel, escolheu a primeira opção. “Escolhi medicina preventiva porque minha mãe é médica e conheço muitas histórias de pessoas que poderiam ter tido mais tempo de vida se tivessem tido diagnóstico antes”, contou.

Maria Antônia Antinolfi, de Porto Alegre, optou pelo assunto dois. “Escolhi escrever sobre a importância da inteligência tecnológica na medicina porque achei mais condizente com os temas que eu tenho treinado para redação”, afirmou.

Em relação à Prova Objetiva, alguns candidatos deram sua opinião sobre o exame, destacando o que acharam mais fácil e qual conteúdo tiveram mais dificuldade. “Matemática e Física foram as questões mais difíceis, já em Biologia, História, Literatura e Português, acredito que fui melhor, porque é uma parte mais humana, com menos fórmulas”, relatou Alana Schierholt, de Rolante, que fazia Medicina no Paraguai e agora quer voltar a estudar no Brasil.

“A prova estava bem conteudista, e quem estudou vai conseguir ir bem. As questões de Física eu achei mais complicadas, mas as de Histórica, Português e Inglês achei bem tranquilas, e acho que fui bem”, disse Vinicius Fernandes Carvalho, de Porto Alegre.

Momento de encontro e descontração na Praça do Vestibular

A Unisinos preparou um espaço especial para os vestibulandos e acompanhantes: a Praça do Vestibular. As atividades no local iniciaram antes das provas, assim, quem conseguiu chegar cedo ao campus, pode aproveitar o momento para conversar com os coordenadores do curso de Medicina, fazer um lanchinho rápido, ganhar aquele brinde da Uni e tirar fotinhos para postar nas redes sociais, no espaço especial para fotos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Gabriel Santos de Souza, que está fazendo o vestibular pela primeira vez, chegou cedo ao campus e pode visitar a praça antes de iniciar o exame. “A Unisinos é muito diferenciada. A Praça é como se fosse um spa para o vestibulando. Isso é que é uma Universidade que pensa no estudante”, ressaltou.

Neusa Franco, mãe de Gisela Franco, de Montenegro, falou dos laços que tem com a Universidade e da sua experiência com a Praça do Vestibular. “A minha filha já prestou vestibular para Psicologia aqui na Unisinos. Ela passou e iniciou o curso, mas agora resolveu tentar Medicina. A gente tem um vínculo com a Unisinos, eu e meu marido nos formamos aqui e temos admiração pelo trabalho da Universidade. Achei maravilhoso esse espaço da Praça, muito acolhedor e é sempre um carinho para os vestibulandos que chegam aqui nervosos”, declarou.

Conhecendo um pouquinho mais sobre o curso

A Praça do Vestibular também serviu de ponto de encontro para os estudantes que quiseram participar da visita aos laboratórios. O tour foi oferecido aos candidatos e acompanhantes no final das provas. A atividade foi uma oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura do curso de Medicina e tirar dúvidas sobre o funcionamento dos laboratórios.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Betina Werner, de Lajeado, destacou a oportunidade de conhecer os laboratórios como um diferencial da Unisinos. “É uma experiência muito interessante. Nenhuma universidade em que fiz vestibular tinha oferecido isso. É realmente um diferencial da Unisinos, que dá uma boa ideia de como será a prática”, afirmou.

Luciano de Almeida da Silva, pai de Luciana Pereira da Silva, de Charqueadas, contou o que achou do tour. “Na minha opinião, a Universidade é fantástica e essa visita aos laboratórios só comprovou que a Unisinos tem toda estrutura necessária para as atividades práticas do curso. Essa visita vai ser um ponto motivador para minha filha”, enfatizou.

Além do vestibular, os estudantes também podem ingressar no curso de Medicina da Unisinos via ENEM. O gabarito da prova já está no ar, para conferir, clique aqui. O Listão com o nome dos candidatos aprovados no Vestibular de Medicina da Unisinos será publicado na próxima sexta-feira, dia 10/12, na página do curso.

Para conferir mais fotos do Vestibular de Medicina Unisinos, clique aqui.