Minha Tese em 180 segundos: doutorandos resumem quatro anos de pesquisa em três minutos

Crédito: Ramon Belmonte

Depois de receber bolsistas de iniciação científica no evento Minha Pesquisa em 180 segundos, o Conexão Pesquisa foi palco de um desafio semelhante, mas dessa vez voltado para doutorados e doutores: resumir suas teses de doutorado em três minutos de apresentação.

O Minha Tese em 180 segundos ocorreu na tarde da última quinta-feira, 21/10, como parte da programação do Conexão, uma série de eventos promovidos pela Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG) para disseminar e celebrar a excelência acadêmica das pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Crédito: Ramon Belmonte

“É um evento que promove e destaca a conexão necessária que a gente precisa estabelecer e fomentar entre ensino, pesquisa e sociedade”, destacou o professor Luiz Rohden, que, a partir do dia 25/10, assume a posição de decano da Escola de Humanidades da Unisinos.

O doutorado é uma jornada que toma quatro anos do estudante, e sua tese é desenvolvida ao longo desse período. Resumir tamanho esforço em apenas 180 segundos pode parecer absurdo, mas é um excelente exercício para quem se preocupa com a divulgação científica, isto é, com a disseminação do conhecimento acadêmico.

“As pesquisas são realizadas muitas vezes em espaços limitados, então essa é a oportunidade para a gente tornar público o trabalho que foi feito de uma forma um pouco escondida”, acrescenta o professor.

Crédito: Ramon Belmonte

Entre os trabalhos apresentados, um júri composto pelas professoras Débora Gadret, Lívia Saggin e Maria Eduarda Giering escolheu a melhor apresentação, considerando conteúdo, compreensão, engajamento e comunicação.

O trabalho eleito foi a tese da doutora em Ciências da Comunicação Leila Lima de Souza, intitulada “Aprender-sendo: cidadania comunicativa e existências comunicacionais de mulheres negras de Codó e Imperatriz, no Instagram”.

Crédito: Ramon Belmonte

Como premiação, a acadêmica recebeu um valor em dinheiro em ajuda de custos para participação em eventos e um brinde.

Além disso, foi aberto um formulário online para que a plateia elegesse sua apresentação favorita, cujo autor também recebeu um brinde.

Quem ganhou essa votação foi Michele de Souza, doutoranda do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas, com a tese “Uma economia circular habilitada digitalmente para mitigar o desperdício de alimentos: compreensão de estratégias de marketing inovadoras no contexto de uma economia emergente”.

A seguir, confira as demais teses de doutorado apresentadas no Minha Tese em 180 segundos:

• Ana Luíza Rossato Facco (doutoranda do PPG em Administração) — A contribuição das capacidades dinâmicas no processo da escalabilidade da inovação social;
  • Felipe de Morais (doutorando do PPG Computação Aplicada) — Detecção de emoções livre de sensores com uso de Inteligência Artificial em Sistemas Tutores Inteligentes;
  • João Elison da Rosa Tavares (doutorando do PPG em Computação Aplicada) — Apollo and ambient intelligence hybrid model for prediction of external causes of health risks;
  • Juarez Machado da Silva (doutorando do PPG em Computação Aplicada) — The multi-objective dynamic shortest paths problem;
  • Leonardo Betemps Kontz (doutor em Engenharia de Produção e Sistemas) — Estratégias competitivas para a indústria da carne bovina do estado do Rio Grande do Sul: um estudo das tendências do mercado consumidor;
  • Tiago Roberto Kautzmann (doutorando do PPG em Computação Aplicada) — Detecção livre de sensores do estado afetivo de confusão de alunos em ambientes computacionais de aprendizagem de programação de computadores: uma abordagem baseada em teorias cognitivas de emoções;
  • Vinícius Martins Marques (doutorando do PPG em Engenharia Civil) — Logística da disposição de resíduos sólidos urbanos em aterro sanitário e suas implicações do tratamento do lixiviado gerado;
  • Vladimir José Chagas (doutorando em PPG em Engenharia Civil) — Modelo de decisão para priorização de ações sanitárias, infraestrutura e saneamento a COVID-19.