“A inteligência artificial já pode predizer nosso futuro?” é o tema do Open Data Day Porto Alegre 2024

O evento, que ocorrerá no dia 9 de março, reunirá pesquisadores, representantes de órgãos públicos, sociedade civil e empresas privadas para debater os impactos da IA na cidadania digital

Crédito: Divulgação

A Unisinos Porto Alegre sediará, no próximo sábado, 9/3, um dos diversos encontros mundiais do Open Data Day (ODD). O evento, realizado anualmente, e conhecido no Brasil como Dia dos Dados Abertos, contará com a presença de pesquisadores, representantes de órgãos públicos, sociedade civil e empresas privadas para um debate sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) na cidadania digital.

O ODD é promovido pela Open Knowledge Foundation (OKF), organização sem fins lucrativos que promove conhecimento livre. Foi fundada em 2004, em Cambridge, na Inglaterra. No Brasil, é produzido pela rede de Embaixadores de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR), em parceria com Afonte Jornalismo de Dados.

Este ano, o tema do painel de abertura será “A inteligência artificial já pode predizer o nosso futuro?”. O encontro prevê ainda uma oficina sobre as funcionalidades e limitações do ChatGPT, ferramenta de IA que se tornou popular em vários setores. A organização do evento em Porto Alegre está a cargo de Taís Seibt, professora do curso de Jornalismo da Unisinos, e Juliana Coin, jornalista formada pela Universidade. As duas possuem ligação com a OKBR: Taís é associada, e Juliana, embaixadora de inovação cívica.

Para Taís, a inteligência artificial é um grande tema na atualidade, sendo, inclusive, uma das preocupações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na legislação eleitoral para 2024, já que ainda não há uma regulamentação clara para o uso dessas ferramentas. “Nosso debate vai pautar como a segurança pública no Rio Grande do Sul já utiliza a IA, e a maioria dos cidadãos nem sabe disso”, adianta a professora. “Vamos falar também de como o marketing utiliza a inteligência de dados no direcionamento de campanhas, como as IAs podem ajudar a prevenir problemas de saúde e prever desastres. Vamos debater essas oportunidades e os riscos”.

Um grande atrativo do evento, segundo Taís, será a oficina de ChatGPT. Para ela, a ferramenta possui um grande potencial, mas que precisa ser bem utilizada pelos usuários. “Existem cursos no mercado, alguns de alto custo, sobre a ferramenta. Teremos a oportunidade de oferecer à comunidade acadêmica um workshop gratuito, que poderá instigar uma percepção mais crítica sobre o uso do GPT e ser um diferencial para os estudantes”, explica a professora.

Temas em debate

O painel de abertura do Dia dos Dados Abertos Porto Alegre buscará explorar os limites legais e éticos do uso da Inteligência Artificial em produtos e serviços públicos e privados, abrangendo áreas como segurança, saúde mental, mudanças climáticas e comunicação. Entre os palestrantes, estará presente Antonio Padilha, secretário-executivo do Programa RS Seguro, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Ele apresentará projetos de segurança pública no Estado que já incorporam a IA.

Também falará Dirceu Corrêa Jr., CEO da startup de tecnologia Postmetria, que trará exemplos de como a IA é aplicada na experiência do consumidor. Já a cientista de dados Sofia Marshallowitz abordará questões éticas relacionadas às aplicações tecnológicas. O debate sobre saúde mental será abordado por Wesllei Heckler, doutorando em Computação Aplicada na Unisinos, que compartilhará sua pesquisa sobre o uso de IA na prevenção de suicídios. As pesquisadoras Juliana Scherer, professora de Medicina e Biomedicina na Unisinos, e Mellanie Fontes-Dutra, coordenadora do curso de Biomedicina da Unisinos, discutirão o impacto das mudanças climáticas na saúde mental, e como a IA pode antecipar esses efeitos.

Após o painel de abertura, Nelci Gomes Lima, consultora de dados, ministrará a oficina “Chat GPT: como utilizar a IA generativa para seus verdadeiros propósitos”, em que oferecerá dicas práticas sobre os melhores usos dessa ferramenta popular, mas muitas vezes mal-empregada ou subutilizada.

Crédito: Divulgação

Evento: Dia dos Dados Abertos Porto Alegre

Quando: 9 de março, sábado

Onde: Unisinos Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista)