XXX Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica e Mostra de Extensão iniciam com palestras sobre diversidade e desigualdade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Iniciou na segunda-feira, 29/05, o evento que engloba a XXX Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica e a Mostra de Extensão. A iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre estudantes de diferentes níveis da Universidade e de outras instituições de ensino superior e médio da região. Além de valorizar a pesquisa científica e estimular a participação de jovens pesquisadores da Unisinos e de outras instituições.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A abertura contou com palavras de agradecimento da diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Corcini Lopes; da diretora da Unidade Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo; e do reitor, Pe. Sergio Mariucci, que aproveitou o momento para reconhecer, em especial, o trabalho dos professores: “É encantador ver o quanto os alunos, os funcionários e os colaboradores têm de apreço pelos professores e professoras. Como a sala de aula e os espaços da universidade são lembrados como acolhimento, acompanhamento e garantia de que a experiência dos universitários seja transformadora. Eu agradeço a todos os professores e aos gerentes, porque trabalhamos junto e construímos a Universidade”, declarou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, o evento continuou com a palestra “Diversidade, desigualdades e novas geografias humanas no século XXI: como a universidade se engaja nesses temas?”, ministrada pelo professor da Escola de Humanidades, Carlos Gadea e pelo professor da Escola Politécnica, Marcelo Caetano.

O professor Carlos iniciou abordando temas como a discriminação e a inclusão, assim como a diversidade como direito e as diferenças encontradas entre o preconceito racial no Brasil e nos Estados Unidos, destacando as diferenças culturais e como isso afeta as questões únicas encontradas em cada um dos países. Destacou também a revolução cultural como conceito e seu impacto nos temas do multiculturalismo e interculturalidade nos anos 1980 e 1990, respectivamente.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Já o professor Marcelo trouxe a perspectiva da questão socioambiental, apresentando a ideia de cidades sustentáveis e como é hoje a falta de saneamento básico nas áreas periféricas. Um dos temas abordados foi o da pergunta que deu nome para a palestra: como a universidade se engaja nesses temas? O professor apresentou um projeto realizado em conjunto com professores e alunos da Universidade, com o objetivo de ensinar mais sobre educação ambiental nas escolas públicas de São Leopoldo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Pegamos a política ambiental da Unisinos, totalmente alinhada do ponto de vista estratégico, com todas as diretrizes da Universidade. Agir em prol da prevenção da poluição, da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Então, com essa política, montamos um projeto para levar isso para outras pessoas, para mostrar, para ajudar as pessoas”, explicou Marcelo. Ao todo, dez escolas e cerca de 1.403 alunos foram capacitados no tema de prevenção do meio ambiente. Após a palestra, o microfone ficou aberto para perguntas do público aos ministrantes.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento segue até o dia 02/06, com apresentações de trabalhos durante o dia. Confira a programação completa aqui.