Unisinos reforça compromisso com pesquisa e ensino de qualidade em audiência na Assembleia Legislativa

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (2), que pautou a educação superior e seus desafios, a Unisinos reforçou o compromisso com a pesquisa e com o ensino de qualidade. A comissão é presidida pelo deputado Beto Fantinel e, nesta audiência pública, proposta e conduzida pela deputada Luciana Genro, debateu a crise de financiamento que afeta as universidades comunitárias.

Diante de um cenário de queda de cerca de 50% nas matrículas da graduação ‒ algo que vem ocorrendo desde 2015 ‒, houve um impacto significativo na sustentabilidade das pós-graduações, uma vez que recursos essenciais para o sustento dos cursos foram reduzidos. A decisão de descontinuar cursos se deu para manter o padrão de excelência da Universidade, em um plano de reestruturação pensado no longo prazo, com foco na perenidade da instituição.

Representando a Unisinos na audiência pública, a professora e diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Corcini, agradeceu o convite e a oportunidade de tratar de um tema tão relevante como a educação superior e seus desafios.

“Essa é uma chance de olharmos, juntos, para as raízes dessas dificuldades que levam a essas escolhas difíceis, mas que precisam ser tomadas para manter a responsabilidade fiscal das instituições. Temos de pensar no futuro das universidades comunitárias e em alternativas e soluções para enfrentar a redução de recursos e de programas de incentivo e de crédito educativo e garantir a sustentabilidade”, comentou.

A reestruturação da Unisinos é decorrente de um conjunto de análises, do posicionamento de cada escola e da relação entre o programa e o foco estratégico da instituição. Todos os cursos seguirão em funcionamento até que os alunos já matriculados concluam a formação.