Egresso do PPG em Computação Aplicada tem artigo premiado 

Tiago Andrade teve trabalho reconhecido no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

Crédito: Arquivo pessoal

Egresso do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Tiago Andrade, teve um de seus artigos certificado como melhor artigo na trilha 1 do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2023 – SBIE. O tema da trilha foi Abordagens Metodológicas e Tecnológicas para Educação Básica e Superior, que teve 43 trabalhos selecionados para a apresentação. O egresso fez seu doutorado na Unisinos através do Doutorado Interinstitucional – Dinter. Os projetos Dinter caracterizam-se pelo atendimento de uma turma ou grupo de alunos por um programa de pós-graduação com curso de doutorado reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e já consolidado. 

O artigo escrito por Tiago apresenta um modelo de sistema de recomendação que integra metodologias ativas para mitigar os riscos de reprovação e potencializar a permanência dos alunos identificados através das técnicas de mineração de dados educacionais e análise de aprendizagem como propensos a evadir. “Tal trabalho se justifica diante da preocupação de gestores e professores da modalidade de ensino a distância com o alto índice de evasão, que buscam meios para identificar as situações passíveis de desistências e motivar os alunos a permanecerem nos estudos”, explica o egresso.  

Por meio do modelo, um protótipo foi desenvolvido e aplicado em uma disciplina na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT para a avaliação das funcionalidades e aceitação, conforme o Modelo Technology Acceptance Model – Aceitação da Tecnologia. “Os resultados obtidos indicaram que mais de 90% dos alunos concordaram com a facilidade de uso e 88% concordaram que o modelo pode ser útil no processo de ensino e aprendizagem”, afirma o doutor em Computação Aplicada. 

O artigo premiado é fruto de uma parte da pesquisa desenvolvida no doutorado, sob orientação dos professores Sandro Rigo e Jorge Barbosa, professores altamente qualificados que fazem parte do quadro docente da Unisinos, é o que conta Tiago. “No entanto, o êxito só foi alcançado graças à oferta do Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pela Unisinos, que, em parceria com a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso, oportunizou que profissionais de tecnologias pudessem se qualificar com as disciplinas oferecidas e orientações dos excelentes professores de diversas áreas da computação”. 

Professor da Escola Politécnica, Jorge agradece a parceria e a oportunidade de atuar como coorientador do trabalho. “A classificação como melhor artigo na Trilha 1 do SBIE mostra a qualidade significativa alcançada pela tese do doutorando Tiago Andrade, fruto principalmente da sua dedicação e da qualificada orientação conduzida pelo professor Sandro Rigo”, comenta Jorge. 

Orientador do egresso e decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, destaca a importância do reconhecimento do trabalho no evento mais tradicional e conhecido desta área de Informática na Educação dentro do Brasil. “Um reconhecimento que se dá pela qualidade do desenvolvimento realizado pelo aluno.  Além disso, destaco os frutos do processo de Dinter, que proporcionou ao Tiago cursar o doutorado conosco na Unisinos e seguir com o desenvolvimento de pesquisas no tema do seu curso, aplicando também na sua instituição de origem, a Universidade do Estado de Mato Grosso”. 

Tiago encerra dizendo que com a premiação recebida e a qualificação obtida em nível de doutorado, novos artigos estão em processo de escrita, avaliação e publicação, em eventos ou revistas qualificadas. “Também com o aprendizado e experiências adquiridas, enquanto professor da educação superior, pretendo compartilhar com os meus alunos, professores e demais profissionais os conhecimentos obtidos”, finaliza.   

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar