Unisinos é selecionada para sediar curso de Medicina em São Leopoldo

A notícia foi divulgada pelo MEC nesta terça-feira, 27 de setembro

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta terça-feira, 27 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) revelou quais instituições de ensino superior receberão o direito de sediar um novo curso de Medicina, em Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A Unisinos recebeu a notícia da autorização para oferta do curso de Medicina com muita satisfação.

“A escolha da Unisinos pelo Ministério da Educação para oferecer o curso de Medicina em São Leopoldo deixa nossa comunidade universitária com um sentimento de alegria e de confiança. Alegria porque ratifica o trabalho sério e qualificado feito pelo nosso corpo docente e tecnofuncional. A Unisinos sente-se orgulhosa da história de sua atuação na saúde básica de caráter preventivo, pelos seus cursos na área da saúde e pela sua atuação na pesquisa e em projetos sociais. Confiança porque sua proposta para uma Rede Escola de alcance regional, aliada à vontade de contribuir com o aperfeiçoamento do Hospital Centenário em sua benemérita atuação junto à população do município de São Leopoldo e região, e à sua já testada competência em estabelecer sinergia entre tecnologia de ponta e saúde, abrem novo horizonte de esperança para essa população para os próximos dez anos, tempo de implantação e de maturação do nosso curso de Medicina”, declarou o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino.

A decana da Escola de Saúde Unisinos, Denize Zigler, falou da importância desse resultado para área. “Estamos todos muito felizes com a aprovação do curso de Medicina na Unisinos.  Este momento é muito importante para Escola de Saúde da universidade e também para a região, pois certamente o curso, juntamente com os demais cursos da área, poderá contribuir na qualificação do perfil da saúde das comunidades envolvidas.  Outro aspecto a ser observado é a formação inovadora dos profissionais que virão, estando em sintonia com os mais avançados conhecimentos científicos e tecnológicos e com uma forte base humanista característica da nossa Instituição Jesuíta”, ressaltou.A Escola conta hoje com 11 cursos de Graduações, 4 Mestrados, 2 Doutorados, 26 Especializações e 2 MBAs, além dos cursos de educação continuada.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, celebrou a notícia e destacou alguns diferenciais importantes do curso de Medicina da Unisinos. “Vamos formar profissionais com uma visão mais humanista, que sejam promotores da saúde integral do ser humano, com capacidade para dialogar com pacientes e familiares. Para tanto, o curso terá currículo seriado, com uso intenso de tecnologia e com uma estrutura que possibilitará a integração direta entre todas as atividades acadêmicas, além de viagens de estudo para conhecer diferentes realidades de atuação médica”, completou.

Esse resultado vem ao encontro de um movimento protagonizado pela instituição em busca de qualificar a saúde na região. Nesse sentido, a Unisinos tem trabalhado em três dimensões: melhoria e qualificação da rede de saúde básica do município de São Leopoldo, desenvolvimento de um projeto para o Hospital Centenário e a criação de um cluster regional de saúde. Neste momento, a universidade celebra mais esse passo para concretização do curso de Medicina e aguarda a decisão definitiva com previsão para ser divulgada em agosto.

Conheça a infraestrutura da Escola de Saúde Unisinos:

Laboratório de Cuidados Clínicos