Programa da Unisinos ensina língua portuguesa a migrantes

Crédito: Rodrigo W. Blum

PLAc, também conhecido como Português como Língua de Acolhimento, é um tipo de programa que envolve, principalmente, o ensino da língua portuguesa para migrantes. Na Unisinos, o PLAc é vinculado ao Programa Tarin, envolvendo também o curso de Letras da Escola de Humanidades e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), em conjunto com a Prefeitura Municipal e o SENAC de São Leopoldo.

Graziela Andrighetti é coordenadora do PLAc e explicou que a ideia de ensinar português para estrangeiros já existia na Unisinos: “O ensino de português para migrantes na universidade já acontecia com ações específicas de um curso ou de outro, de forma menos organizadas, digamos assim. Então ele já está na vida da universidade há muito tempo”, comenta. Contudo, o programa só começou a acontecer mesmo em 2018 em uma parceria com a prefeitura de Esteio.

Em 2021 as aulas começaram a acontecer em São Leopoldo, após parceria com a prefeitura da cidade. Hoje, o PLAc atende migrantes vindos da Síria, Venezuela, Haiti, Cuba e República Dominicana. Segundo Graziela, o grupo que participa das aulas se mostra muito interessado: “Nós temos um grupo assíduo, super participante, que realmente interage de uma forma muito positiva nas aulas. Então eles perguntam, trazem questões da vida,querem resolver realmente os problemas. É um ensino de língua permeado por resolução de problemas e busca de soluções”, disse a coordenadora.

Damar Arias é migrante da República Dominicana e contou que já conhecia um pouco da língua, mas buscava mais fluência ao entrar no PLAc: “Eu precisava ter mais conversas em português e isso me ajudou muito. Por isso foi bom ter uma aula com pessoas diferentes e que falavam a língua”, explica. Damar também conta que está trabalhando e as aulas do PLAc o ajudaram muito a conseguir um emprego: “Hoje em dia estou trabalhando, tenho carteira assinada e o projeto me ajudou a preparar meu currículo, a ter melhor comunicação e a conhecer o sistema de emprego no Brasil”, comenta.

Graziela explicou que uma das preocupações do programa é adaptar as aulas de acordo com a trajetória de cada aluno: “Como nós temos alunos de várias caminhadas diferentes com a língua, o nosso foco é sempre contextualizar. O que se usa, quando se usa e quando isso pode vir a ser um problema”, comenta. Para Damar, as aulas foram muito úteis em sua vida: “É muito importante, pois vai permitir que você conheça tanto a língua para conversar, quanto a escrita. E você vai ter aula com profissionais que vão te dar confiança para começar a aprender a língua portuguesa”, explica.

Quer saber mais sobre o PLAc? Acesse @tarinunsinos no Instagram, o site, ou entre em contato pelo e-mail tarin@unisinos.br.

Inscrição: 17 de julho a 04/08
Período de aulas: 18/08/2023 a 08/12/2023
Duração das aulas: encontros semanais, sextas-feiras, das 19h às 21h
Local das aulas: Unisinos – Campus São Leopoldo

Inscrições podem ser realizadas através do e-mail do TARIN: tarin@unisinos.br (informar nome, nacionalidade e CPF ou RNE).