I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas comemora os 35 anos do Comitesinos

Crédito: Júlio Neves

Começou na segunda-feira, 10/04, na Unisinos, o I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas. O evento de abertura iniciou às 18h30 no Anfiteatro Padre Werner, localizado no campus São Leopoldo e foi exibido também de forma online.

Durante a abertura, estiveram presentes o decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro José Rigo, representando o reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci; o representante da Unisinos no Comitesinos, Carlos Alberto Mendes Moraes; o secretário municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, representando o prefeito Ary Vanazzi; a promotora de justiça do Estado, titular da Promotoria de Justiça especializada de Taquara, Ximena Cardozo Ferreira; o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Luciano Cardone; a presidente do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, Luana Rosa; e a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado.

Sandro Rigo aproveitou o momento para reconhecer o esforço de todos os presentes para a realização do evento. “Me cabe, em nome da Unisinos, em primeiro lugar parabenizar e agradecer a todos os envolvidos na construção e na execução desse simpósio, que é tão importante e tão imprescindível nesse momento que vivemos”. Já Viviane Feijó Machado, relembrou os motivos que levaram o simpósio a ter tanta importância. “A ideia desse simpósio foi de termos que marcar esses 35 anos. Logo, nós imaginamos que tinha que ser um momento de debate e de discussão, onde a gente traga principalmente os grandes problemas que nós temos que discutir e debater para que a sociedade entenda quais são as grandes problemáticas em relação à gestão das águas”.

Ainda na abertura, foi prestada uma homenagem às pessoas com relevante contribuição à bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Entre os homenageados estava o ex-presidente do Comitesinos, Pe. Aloysio Bohnen (In Memorian). A placa em agradecimento foi recebida pelo decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro Rigo, das mãos do professor Carlos Moraes. Pe. Bohnen foi reitor desta Universidade por cinco gestões consecutivas (1986-2005). Ele faleceu aos 83 anos em 2020.

Crédito: Júlio Neves

Outros homenageados foram: o ex-presidente do Comitesinos, Arno Kayser; a ex-vice presidente do Comitesinos, Ione Gutierres; representando os usuários da água e dos arrozeiros, José Gallego Tronchoni; e o professor e pesquisador da Unisinos, Uwe Schultz.

Após isso, ocorreu a primeira palestra intitulada “Comitesinos 35 Anos”, com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, e o engenheiro agrônomo e ex-presidente do Comitesinos, Arno Kayser. Durante a conversa, foi contada um pouco da história do Rio dos Sinos, desde sua origem geológica até a criação do Comitesinos e os desafios enfrentados com a organização. Depois da palestra, foi realizado um coquetel para os presentes.

Crédito: Júlio Neves

A programação do I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas vai até o dia 13/04, contando com atividades presenciais e online, que pode ser acompanhada no site, clicando aqui.