Teoria aliada à prática

Estudantes de publicidade desenvolvem plano de marketing para a SAP Labs Latin America

SAP

A oportunidade que universitários têm de manter contato e trabalhar com uma empresa multinacional, ainda na graduação, é o diferencial que se leva para vida, preparando-os desde cedo para o mercado de trabalho. A atividade acadêmica de Comunicação Integrada, do curso de Publicidade e Propaganda, possibilita que os alunos tenham o contato com as rotinas corporativas.

No início de maio, a turma realizou uma visita a SAP Labs Latin America, localizado no campus de São Leopoldo. “O objetivo da visita foi aprofundar os conteúdos vistos em aula e ver na prática como uma empresa de porte global como a SAP gerencia sua imagem corporativa para seus diferentes públicos, através dos diversificados programas de comunicação”, explica o professor Robert Thieme.

Vivência explorada em sala de aula

Palestras que conversam com conceitos estudados em ambiente acadêmico. Visita que explica como uma multinacional se relaciona com públicos internos e externos. Marketing e criatividade em foco. Todo direcionamento que os alunos tiveram na ida até a empresa será abordado em um plano de comunicação integrado de marketing, trabalho do grau B.

“Nos outros semestres, os estudantes desenvolviam o diagnóstico e plano de comunicação de estabelecimentos e pequenas empresas que eram prospectados por eles para isso. Essa turma está tendo uma grande oportunidade de ter contato com as práticas de gerenciamento de marca de uma multinacional como a SAP e de desenvolver um plano de comunicação neste nível”, comenta Robert.

A característica da atividade acadêmica em desenvolver conteúdos na prática fará com que os alunos desenvolvam esse trabalho para o SAP Techniversity, tradicional evento que ocorre em setembro, na unidade de São Leopoldo, e que envolve estudantes de diferentes universidades da região, com oficinas, palestras, atividades práticas e de recrutamento para empresa.

SAP

Na proposta, elaborada pelo professor, os times devem sugerir iniciativas e ações que trabalhem com diferentes canais de comunicação o antes, o durante e o depois do evento. Além de servirem como critério de avaliação para a disciplina, os projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados ao final do semestre na SAP, recebendo um feedback do setor de marketing da empresa.

Segundo Robert, os alunos estão bastante envolvidos e motivados com este desafio. “Acredito que será uma experiência bastante enriquecedora, pois além de valer como avaliação para a disciplina, eles apresentarão seu plano para o marketing da SAP. Assim, o trabalho desenvolvido transcende os limites da sala de aula e os estudantes veem sentido prático nos conteúdos abordados em aula. Estou tão ansioso como eles para iniciar o trabalho, acompanhar seu desenvolvimento e ver o resultado final sendo apresentado”, finaliza.

Mais sobre a visita

O passeio iniciou às 20h, quando a turma foi recebida por Renata Federizzi e Ronald Becker, responsáveis pelo setor de marketing da unidade de São Leopoldo da SAP. Divididos em dois grupos, os alunos realizaram um tour pelo prédio da empresa, orientados cada qual por um dos representantes.

Além de conhecer as modernas instalações, nesse passeio os estudantes puderam perceber como a empresa se relaciona com seu público interno pelos diferentes ambientes e iniciativas presentes no espaço.

Após esse tour, os estudantes se acomodaram no auditório da empresa para assistir a uma apresentação sobre o case de práticas corporativas da marca SAP. Intercalando-se na fala, Renata e Ronald mostraram como a marca trabalha sua imagem global e de que forma a unidade de São Leopoldo utiliza os diferentes canais de comunicação para se relacionar com os públicos, internamente e externamente.

Ao final da apresentação, a turma conheceu a atividade proposta pela empresa que deverá ser desenvolvida como trabalho da disciplina durante o grau B.