Trilhando caminhos profissionais

Egressos da Unisinos, Camila Schneider e Rodolfo Gressler contam sobre as experiências no ramo da Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, respectivamente

Crédito: Arquivo Pessoal

Ter profissionais de referência no mercado de trabalho é um motivo de inspiração para o estudante que já definiu em que área atuar e, agora, cursa determinada graduação que o fará seguir esse caminho. Na Escola Politécnica da Unisinos, os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química já formaram excelentes profissionais e, recentemente, trouxeram alguns egressos para compartilhar seus conhecimentos com os alunos.

Rodolfo Gressler, gerente de negócios da White Martins, conta que a Engenharia Química da Unisinos abriu várias oportunidades em sua carreira. “A construção da minha jornada parte desde uma área de pesquisa, passando por uma área técnica de qualidade até vir para uma área comercial, onde acabei me encontrando profissionalmente”, conta. Ele destaca que o engenheiro químico é um profissional que pode atuar em vários setores dentro de uma empresa, como metal mecânico, químico petroquímico e de alimentos e bebidas.

A egressa em Engenharia de Alimentos da Unisinos, Camila Schneider, frisa que a graduação é um momento especial e de aprendizado intenso.  “Ter explorado e vivido as disciplinas, mas também o networking e a visão do quanto o profissional da engenharia de alimentos pode ser multifacetado, foi muito importante para as diversas etapas da minha vida profissional”, elucida. Camila, que é gerente fabril da Ambev, ainda aponta que o segmento de alimentos é um dos que possui maior oportunidade de expansão e desenvolvimento. “Claro que, para isso, exigirá de seus profissionais criatividade, adaptabilidade e conhecimento importante de dados e análises de tendências”, lembra.

Trocando experiências

Convidados para debater sobre suas carreiras e profissões na Unisinos, em evento de aniversário das Engenharias de Alimentos e Química, Camila e Rodolfo puderam colaborar contando sobre as experiências e dando conselhos aos universitários. “Estar em contato com os estudantes da graduação é muito significativo, pois permite uma troca importante entre o mundo acadêmico atual e a indústria. Ter essa sinergia com os alunos permite que possamos trazer a eles nossos aprendizados e um pouco da visão do tipo de profissional que estamos buscando”, coloca.

Para Rodolfo, a troca de conhecimento fará com que o estudante entenda a projeção de carreira que eles terão, além de perceber a importância das aulas na graduação e das experiências de estágio adquiridas. Ele ainda lembra que esse é um mercado de trabalho muito amplo e com destaque nas empresas. “É uma profissão que vem a crescer e tende a ser cada vez mais explorada, por conta dos acontecimentos que vemos hoje no mundo, que trazem uma necessidade muito grande de inovações tecnológicas, novos produtos e novas fontes renováveis de energia e combustíveis, e isso está presente diariamente no trabalho do engenheiro químico”, pontua.

Vestibular

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições abrem em breve. Para mais informações e conferir os cursos de graduação, acesse unisinos.br/graduacao.