Workshop PP + Donna

Alunos desenvolvem nova campanha da revista de moda, beleza e comportamento

Crédito: Divulgação

No mês de maio, os alunos de Publicidade e Propaganda da Unisinos foram desafiados a criar a campanha de 25 anos da revista Donna. Para marcar este aniversário, a revista precisava construir uma linha do tempo que apresentasse sua história a partir de suas características e protagonistas. Para isso, foi preciso explorar como foi a evolução de posicionamento, identidade visual e conceitos.

A partir de pesquisas nos editoriais da revista, os alunos, reunidos em formato de workshop, exploraram a evolução de posicionamento, a identidade visual e os conceitos da revista ao longo dos 25 anos. Os futuros publicitários desenvolveram peças que contam a história da revista, tendo como referência seus cinco pilares: moda, beleza, comportamento, linguagem e marca Donna.

Patrícia Rocha, editora da Revista Donna

Para a aluna do quinto semestre, Maria Clara Goldani, a experiência foi estimuladora, visto que tiveram um cliente real e atuante na área da comunicação. Maria Clara ainda comenta sobre o desafio de trabalhar em grupo e com alunos de diferentes semestres, “Chegar a um consenso pode ser complicado, entretanto, sempre temos algo a aprender com todos, o que torna qualquer trabalho muito produtivo”, conta ao destacar como foi bom compartilhar com os calouros seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Matheus Antunes, também veterano, nunca teve experiência direta no mercado e na criação publicitária. “O principal desafio pra mim, diante desse porém, foi colocar em prática cada um dos conceitos vistos em sala de aula. Apesar disso, o que me impressionou foi como eles funcionam bem em um ambiente real de criação”, conta.

“O workshop me ajudou a ter confiança no que faço”

Matheus Antunes, aluno de Publicidade e Propaganda

Para Matheus, os aprendizados foram diversos. Assim como Maria Clara, o aluno destaca a importância do trabalho em equipe. Outro ponto importante para ele foi entender como uma marca consegue unir a mensagem principal em cinco trabalhos distintos, feitos por grupos completamente diversos, por meio de uma comunicação bem estruturada e valores definidos.

A editora da revista, Patrícia Rocha, esteve presente na apresentação e se emocionou com as campanhas que os universitários criaram. “Me surpreendi com a qualidade dos trabalhos e com o olhar que os alunos tiveram sobre a revista”, conta. Patrícia destaca a importância do contato com os acadêmicos, ainda mais sendo eles vizinhos do espaço Donna Beauty Pompéia, no Campus Unisinos Porto Alegre.

De acordo com a professora e coordenadora, Anaís Schuler Bertoni, atividades como esta aproximam os estudantes da prática da profissão, visto que trazem casos e situações de clientes reais para serem solucionados. “Essas ações fazem com que se aprendam e se apliquem as competências das diversas atividades acadêmicas do curso de Publicidade, que estudantes troquem experiências com colegas de diferentes semestres, que se reconheçam como futuros profissionais, que entendam o mercado de trabalho e construam seu portfólio”, afirma.

Ficou interessado? O curso de graduação em Publicidade e Propaganda está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno. Inscreva-se até 04/06 no site.