Rodas no barro

Alunos da Unisinos desenvolvem carro off-road para competir no Baja SAE

Foto: Rodrigo W. Blum

A vontade de colocar a mão na massa e desenvolver um carro para competir entre universidades foi o que reuniu 20 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Produção, Controle e Automação, Elétrica e Publicidade e Propaganda. A equipe UniBaja, formada em 2015, trabalha semanalmente em um veículo off-road para a competição Baja SAE. O foco é a etapa regional, que ocorre em Gravataí, em novembro. Se os alunos vencerem na etapa nacional, que ocorre em São Paulo, representarão o Brasil nos Estados Unidos, país sede da competição.

O capitão da equipe Rodrigo Cardoso ressalta que, para todos, esse tem sido um momento de muito aprendizado. “Encaramos a competição como um meio. É claro que todos entram para ganhar, mas o nosso principal objetivo é aprender”, destaca. A atividade é incentivada oportunizar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como a preparação dos alunos para o competitivo mercado de trabalho.

“A ideia é sempre estar melhorando nosso carro e nossa experiência”, diz Rodrigo, que entusiasma-se a cada novo avanço da equipe. Ele acrescenta que existe muita troca de conhecimento e experiências entre alunos de outras universidades participantes. “Ficamos aliviados em saber que os problemas que enfrentamos não são somente nossos. Todas as equipes têm enfrentado obstáculos parecidos”, conta.

A competição

A Baja SAE é uma competição que estimula estudantes de Engenharia de universidades de todo o mundo a construir pequenos carros off-road, ou seja, que estejam adaptados a andar fora da estrada. A ideia é projetar e construir veículos que podem suportar as condições mais severas de terrenos acidentados, em qualquer condição climática, sem apresentar danos. Todos os carros devem atender aos mesmos requisitos, inclusive, passar na inspeção técnica da SAE e julgamento; um carro não pode competir até que todas as inspeções de segurança sejam feitas.

De olho no futuro

Um dos objetivos da equipe é planejar e desenvolver um carro com viés sustentável. Os alunos projetam para o futuro construir um carro híbrido e autônomo. “Queremos desenvolver um carro que atenda a necessidades sociais e ambientais, e, ao mesmo tempo, seja simples, para que consigamos unir custo e benefício”, esclarece o aluno. A ideia é proporcionar um retorno à sociedade sobre o que se produz em sala de aula.

A ideia da equipe, após finalizada a competição, é manter o Baja como objeto de estudo, efetuando a manutenção e o aperfeiçoamento da máquina. A vontade dos alunos é continuar participando das competições e incentivar também que outra equipe se forme na universidade.

Se quiser saber mais sobre o projeto, acesse a página do Facebook, ou mande um e-mail para equipe.unibaja@gmail.com.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar