Reconhecimento: UFRGS, PUCRS e Unisinos recebem medalha de Porto Alegre

Evento aconteceu na Fundação Iberê Camargo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na noite dessa quinta-feira, 28/3, os reitores das três universidades que formam a Aliança para Inovação (UFRGS, PUCRS e Unisinos) receberam a Medalha Cidade de Porto Alegre. O evento aconteceu na Fundação Iberê Camargo e marcou as comemorações de 247 anos da capital.

“Recebo essa homenagem em nome da UFRGS, nos seus 85 anos, como um reconhecimento dessa parceria que sempre esteve presente na existência da universidade. Ainda mais agora que a universidade deu um passo importantíssimo, juntamente com a PUCRS e com a Unisinos, formando a Aliança e o Pacto Alegre. Tenho certeza que esse é um momento de mudança fundamental na história da nossa universidade, na história da cidade”, afirmou o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, o grande mérito da homenagem recebida é da comunidade da instituição. “Eu gostaria de agradecer minha comunidade e reiterar o compromisso da PUCRS com a cidade de Porto Alegre. Vamos nos esforçar com o poder público, com o setor empresarial e com a sociedade civil para melhorar a qualidade de vida. Desde a perspectiva da inovação, mas também da educação e dar para Porto Alegre o que ela merece: uma vida melhor, uma cidade inovadora, mas também uma cidade mais fraterna, solidária e menos violenta”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A medalha foi um reconhecimento pela atuação das universidades na concepção da Aliança que resultou no Pacto Alegre. Um movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. Para o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, a entrega da medalha mostra o Brasil e a Porto Alegre que dá certo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Precisamos celebrar o que temos de bom, a Porto Alegre que dá certo nas periferias, nas escolas, na religião, na área da saúde, na questão cultural. Eu queria dizer para vocês que eu amo muito Porto Alegre e espero que essa temática da Aliança para Inovação e do Pacto Alegre sirva para que daqui há 10 anos se faça uma medalha sobre isso. E então, será um momento de validar o êxito do que estamos fazendo”, destacou.

A entrega da medalha é uma homenagem da prefeitura de Porto Alegre para pessoas e entidades que, com seu trabalho, ajudam a construir a história da cidade. O prefeito, Nelson Marchezan Júnior, agradeceu o apoio dos reitores para ajudar a transformar Porto Alegre. “Nossos reitores, mesmo cuidando de 10, 20, 30 mil pessoas diariamente, ainda tiveram tempo para aceitar o desafio e ceder tempo de pessoas extraordinárias que vocês têm dentro das universidades não só para construir uma revolucionária Aliança, deixando a vaidade das universidades para formar uma Aliança para ajudar a cidade de Porto Alegre”, concluiu.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Desde 1977, a Medalha Cidade de Porto Alegre reconhece trabalhos que contribuem de forma relevante para a vida cultural, social, esportiva e econômica da cidade. Até agora, o reconhecimento já foi entregue a 639 personalidades e 107 entidades.

UFRGS, PUCRS e Unisinos recebem medalha de Porto Alegre