Procuram-se profissionais multitalentosos

Cursos especiais preparam os alunos para atuar em um mercado transitório e dinâmico

Crédito: Divulgação

Novas profissões têm mudado o mercado de trabalho e são essas novas carreiras que transformam, também o conceito de consumir e investir atualmente. Neste cenário de crescimento do empreendedor individual, pode ser acertada a decisão por cursos que se preocupem em formar profissionais com características versáteis, dinâmicas, inovadoras, que invistam em multitalentos. Por isso, a Unisinos oferece cursos de graduação especiais focados no desenvolvimento.

Mais do que formar um aluno que “saiba muito”, os cursos especiais proporcionam um ensino- aprendizagem que oportuniza tempo também para “fazer muitas coisas”. Com formatos diferenciados de ensino e avaliação, turmas menores e dedicação exclusiva, o aluno estuda em modernos laboratórios e ambientes personalizados. E sai preparado para acompanhar o ritmo de novos mercados em expansão. As graduações Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL), Comunicação Digital (ComDig), Design, Realização Audiovisual (CRAV) e Relações Internacionais (RI), fazem parte deste conjunto de cursos que investem na busca por vivências, aprendizado em processo e transdisciplinaridade.

Perspectivas para 2015 – O que esperar dos cursos especiais

Acompanhando as tendências e as necessidades do mercado, que busca profissionais com capacidade para continuar aprendendo, ensinar e, acima de tudo, se renovar permanentemente, os cursos especiais também passam por este processo, trazendo novidades e diferentes desafios para os alunos. Veja os planos e a as perspectivas dos coordenadores das graduações especiais para os alunos que ingressarão em 2015 através do vestibular de verão que acontece amanhã (22/11), nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre.

“No curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL), o aluno tem que estar preparado para inovar. Ele pode ter certeza que um semestre nunca é igual ao outro, o curso estimula mudanças e novas ideias. No ano de 2015, o novo currículo do GIL será implantado então, os alunos ingressantes participaram de um intercâmbio internacional curricular de 6 meses, novidade  do curso da Unisinos”. Janaína Lemos Becker, coordenadora do curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL)

“Esse foi o melhor vestibular em número de inscritos ao longo dos 10 anos de Comunicação Digital (ComDig), o que evidencia a maturidade de um curso com DNA digital e de um modelo de ensino em que o estudante vivencia o mercado da comunicação digital dentro e fora da sala de aula. Prova desse trabalho foi a criação, pelos próprios estudantes, do site bit.ly/sejahoje, uma proposta para pessoas que querem ser hoje o que mundo será somente amanhã. No nosso curso é proibido decoreba e o importante mesmo é pensar fora da caixa”. Micael Behs, coordenador do curso de Comunicação Digital (ComDig)

“O design da Unisinos é um curso de excelência, melhor curso de design do Brasil, segundo o MEC. Ele trabalha com a inovação, focando no potencial criativo do aluno para o desenvolvimento de produtos gráficos e estratégicos. Então, o aluno deve estar preparado para atividades práticas e para trabalhar em parcerias com empresas. Como coordenador, estou empolgado em receber pessoas novas, com diferentes visões, assim renovamos olhares para renovar novos projetos”. Fabricio Tarouco, coordenador do curso de Design

“Estamos vivendo um momento de produção muito estimulante no estado e no Brasil, seja pelo acesso facilitado à tecnologia, seja pela aplicação de leis de produção independente nacional nos canais a cabo. Ou seja, os alunos que irão ingressar no curso de Realização Audiovisual (CRAV) podem esperar um ambiente altamente estimulante e dinâmico, que vai trabalhar do cinema mais autoral até a produção industrial com a mesma atenção. Para 2015, por exemplo, estamos prevendo a visita de novos cineastas brasileiros à Unisinos para falarem de suas produções. Além disso, temos alunos selecionados para a próxima edição do Festival de Roterdã, que acontece em janeiro.” Milton do Prado Franco, coordenador do curso de Realização Audiovisual

”O curso de Relações Internacionais é o segundo na posição de melhor curso do Estado, de acordo com o Ranking Universitário da Folha 2014. O RI investe em práticas além da sala da aula e para isso, tem parcerias com organizações internacionais e empresas. O aluno que vai ingressar no curso deve estar preparado para ler bastante, analisar profundamente os conteúdos de forma plena”. Gabriela Mezzanotti, coordenadora do curso de Relações Internacionais.