Pesquisador da Unisinos é premiado por dissertação que propõe uso de inteligência artificial para prevenção do suicídio

Trabalho acadêmico foi destaque no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

Crédito: Divulgação

Um aluno do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Unisinos foi premiado no Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do XXIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia – 2023). Com a pesquisa “Thoth: An Intelligent Model for Assisting Individuals with Suicidal Ideation”, Wesllei Felipe Heckler, de 28 anos, conquistou o segundo lugar no evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

“É um reconhecimento do trabalho realizado, fechando esse ciclo e renovando a motivação para seguir avançando na pesquisa. É uma indicação de que o esforço valeu a pena’’, avalia o autor do trabalho.

Defendida em 2022, a dissertação propõe um modelo computacional que, por meio do uso de Inteligência Artificial (IA), é capaz de antecipar a identificação do risco de ideação suicida. “A minha pesquisa foca na área da saúde mental, mais especificamente na ideação suicida, que é o primeiro estágio na escala de risco de suicídio” explica.

“Nesse estágio, as pessoas apresentam pensamentos suicidas e podem até ter um plano para alguma possível tentativa, mas não realizaram a tentativa de fato” complementa o pesquisador, que atualmente é doutorando do PPGCA.

O trabalho premiado foi orientado pelo professor Jorge Barbosa, da Unisinos, e coorientado pelo professor Juliano Carvalho, da Universidade Feevale.

“O prêmio recebido pelo Wesllei é fruto da alta qualidade da sua dissertação de mestrado. Ele foi extremamente dedicado, colaborativo e competente em todas as etapas do trabalho”, destaca Barbosa, enaltecendo o engajamento do aluno durante o período do mestrado. “Parabenizo o Wesllei pela premiação mais do que merecida.”

Principais contribuições

Conforme o pesquisador, o modelo analisa dados coletados através de sensores do smartphone de uma pessoa monitorada e de questionários respondidos por essa mesma pessoa. Os questionários contemplam questões relacionadas a pensamentos e sentimentos.

A partir dessas informações, o modelo busca aprender sobre o comportamento das pessoas monitoradas para identificar um possível risco de ideação suicida no dia seguinte, a fim de auxiliar a mitigar esse risco.

Para o autor do trabalho, os resultados obtidos na validação do modelo proposto foram bastante promissores. “O modelo pode atuar como uma ferramenta de apoio para monitorar os pacientes de forma proativa fora do período das consultas, alertando terapeutas caso algum risco seja identificado e, assim, melhorando a assistência das pessoas em risco.”

Busque ajuda

Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil, conforme o Ministério da Saúde. Jovens são os principais afetados. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas. Disque 188.