Mostra de cinema universitário pretende empolgar espectadores

11ª edição ocorre de 15 a 20 de dezembro no Cine Santander Cultural

A Mostra de Cinema da Unisinos-CRAV marca a transição do filme universitário. Alunos se transformam em diretores e atores na criação de seus curtas. É o primeiro contato dos graduandos com a exibição de seus trabalhos em telas de cinema, e a chance de prosseguir com seus projetos em outras mostras e festivais.

O curso de Realização Audiovisual da Unisinos realiza a 11ª edição da Mostra de Cinema, de 15 a 20 de dezembro, no Cine Santander Cultural. O evento inclui cinco programas com os 24 curtas de ficção realizados pelo terceiro ano do curso e três documentários produzidos pelos estudantes do segundo ano. Além desses, também serão exibidos mais cinco programas: três retrospectivas, exibindo curtas que fizeram carreira em mostras e festivais, e duas sessões de filmes de ex-alunos do CRAV.

Primeiro contato com as telas de cinema

A “craviana” Ana Carolina Azevedo explica que essa edição tem várias novidades. Neste ano, o CRAV conta com um time só de mulheres como convidadas especiais.  Diretoras, jornalistas, atrizes, documentaristas e escritoras foram convidadas para mediar os debates dos curtas e documentários apresentados.

“Algumas pequenas coisinhas estão integrando essa etapa de preparação da mostra, para empolgar nossos espectadores: teremos teaser trailers de cada filme e algumas surpresinhas feitas por ex-alunos, que passarão, respectivamente, antes de cada programa de ficção e da sessão dos filmes de egressos”, comenta Ana Carolina.

O evento também atesta a qualidade dos filmes, servindo como motivação para os alunos inscreverem suas produções em festivais e mostras ao redor do Brasil e do mundo.  “Acredito de coração que o cinema universitário é importante para o processo de aprendizagem do aluno de um curso audiovisual, mas, sem a primeira exibição apoiada pela universidade, esse cinema fica ‘órfão’ de uma etapa muito importante, que é a experiência dos cineastas iniciantes de assistirem ao seu provável primeiro filme em tela grande, ao lado de várias outras pessoas, conhecidas ou não”, finaliza a estudante.

Na página do CRAV e no evento do Facebook é possível ler as sinopses de cada filme, assim como a programação completa da Mostra. Participe!