Realizando o estágio profissional no México

Bernardo Müller, aluno da graduação em Engenharia de Alimentos, relata a experiência de trabalhar em outro país

Crédito: Arquivo Pessoal

Uma das experiências mais importantes durante a graduação é o estágio profissional na área, onde possibilita o aluno se inserir no mercado, desenvolver suas competências e aprender mais sobre sua futura profissão. Porém, imagina ter essa oportunidade em outro país? É isso que está acontecendo com Bernardo Müller, estudante do curso de Engenharia de Alimentos da Unisinos, que está no México por meio do Programa de Estágio Cytecsa-Indukern.

Bernardo realiza o estágio nos laboratórios da empresa Cytecsa-Indukern, na cidade de Querétaro. “Estagiar em uma empresa de ingredientes está me possibilitando obter conhecimento mais amplo a respeito de proteínas, gomas, amidos, fosfatos e sais e todos os ingredientes que compõe um produto alimentício”, destaca o estudante. Ele ainda ressalta sobre as diferenças nas leis do país. “É válido destacar que a Legislação Mexicana permite a manipulação de quantidades e ingredientes não permitidas no Brasil, isso me possibilita também obter conhecimento mais amplo a respeito do comportamento e funcionalidade desses produtos.”

Crédito: Arquivo Pessoal

O aluno conta que os aprendizados adquiridos no curso de Engenharia de Alimentos estão sendo fundamentais durante o período de estágio no México. “Aplicar os conhecimentos obtidos em aulas teóricas e práticas é muito satisfatório. As disciplinas básicas, como a de Processos na Indústria de Alimentos e Química de Alimentos, me forneceram um conhecimento a respeito dessa classe de produtos e me permitiram estar preparado frente ao estágio”, frisa. Bernardo ainda complementa em relação à outra parte do estágio. “No setor de produtos lácteos, pude notar a ótima qualidade de ensino desenvolvido na disciplina de Processos Tecnológicos: Leite e Derivados do curso de Engenharia de Alimentos, que de fato está sendo meu alicerce durante o dia a dia no laboratório de P&D da Cytecsa.”

Viver em outro país está sendo uma experiência desafiadora para Bernardo. Apesar da saudade da família, ele crê que todos os alunos deveriam ter uma oportunidade como essa. “O estágio internacional tem me proporcionado diferentes experiências no México. Além dos conhecimentos técnicos, me permitiu fazer amigos fora do Brasil, conhecer outra cultura, culinária e diferentes partes do mundo”, conta.

Crédito: Arquivo Pessoal

O Programa de Estágio Cytecsa-Indukern é uma parceria entre a Unisinos, com os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, e as empresas Hexus Foods e Indukern do Brasil Química, que atuam na área de soluções em ingredientes e tecnologia para a indústria de alimentos e possuem, entre suas finalidades desenvolver e apoiar projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica, inclusive em oportunidade de estágios. Para saber mais sobre Mobilidade Acadêmica na Unisinos, clique aqui.

Vestibular 2023/2

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 24/06 e as inscrições já estão abertas. Para realizá-las e conferir mais informações, acesse unisinos.br/graduacao.