Lente DPM é destaque no Prêmio Roser

O projeto de alunas do curso de Medicina da Unisinos conquista a terceira colocação do Prêmio

Crédito: Divulgação

O ano de 2022 foi cheio de conquistas para as alunas do curso de Medicina, Andressa Goldman Ruwel e Victoria Duarte, que desenvolveram a Lente DPM, um aplicativo capaz de realizar um pré-diagnóstico do melanoma, um tipo de câncer de pele mais frequente em adultos e que tem origem nos melanócitos. A mais recente conquista das estudantes foi a terceira colocação no Prêmio Roser, onde elas puderam melhorar a ideia do projeto.

“Desenvolvemos um protótipo, um modelo de negócios, expandimos o networking, iniciamos a validação e apresentamos um pitch de cinco minutos. Hoje, estamos em fase de validação e fechando parcerias com outras empresas, bem como entrevistando novos sócios, que são focados na área de tecnologia, programação e engenharia”, comenta Andressa sobre a participação na competição.

Crédito: Divulgação

O reconhecimento no Prêmio Roser para elas está além da classificação. “É o reconhecimento do problema de diagnóstico tardio de melanoma, é a busca por uma solução e é a validação de nossa ideia”, destaca Andressa, que ainda aponta: “O Prêmio Roser, para nós, é a porta de entrada para um futuro de mudanças.”

Com a terceira colocação, a Lente DPM recebe seis meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e uma hora de mentoria de negócios Ventiur.

A Lente DPM

Batizada de DPM, sigla para a frase “detecção precoce de melanoma”, o projeto consiste em um um aplicativo que busque identificar o “ABCD“ da doença, caracterizado por assimetria, bordas irregulares, cores variadas e um diâmetro maior do que cinco milímetros. O reconhecimento de tais padrões possibilitaria o uso do aparelho por profissionais da saúde para identificar a doença precocemente. “Isso significa que não precisa ser um dermatologista que vai usar o aplicativo, pode ser qualquer profissional habilitado. Um estudante de medicina, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem. Isso permitiria a muitos profissionais a capacidade de realizar um diagnóstico precoce, não sendo limitada a um médico especialista”, explica Andressa.

O projeto também busca prover autonomia na realização da análise, possibilitando que o próprio paciente utilize o aparelho e descubra se uma lesão é suspeita. Após a descoberta, o próprio aplicativo procura encaminhar o paciente a um médico especializado, onde ocorre o diagnóstico definitivo e, caso necessário, o início do tratamento precoce.

A ideia da lente foi desenvolvida inicialmente na disciplina de Gestão e Saúde, do curso de Medicina. Após isso, elas foram apresentadas ao Unicred Porto Alegre Health Alliance, um programa de inovação e empreendedorismo na área da saúde, e decidiram se inscrever. Na primeira participação em concursos como esse, o projeto acabou selecionado como um dos 10 melhores da competição.

Sobre o Prêmio Roser

Uma das maratonas mais desafiadoras de empreendedorismo, o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação tem o objetivo de impulsionar a criação de iniciativas por meio de projetos de pesquisa. A competição incentiva jovens a transformar suas ideias em soluções para o mercado.

O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unitec e do Tecnosinos, com execução da aceleradora Ventiur. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil, além de professores, funcionários da Universidade e de empresas do Parque Tecnológico.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar