Desenvolvido pela Unisinos em parceria com o Município de Sério, refrigerante de Pitaya tem suas primeiras vendas

Criado pelo itt Nutrifor, o produto esteve disponível para compra durante evento da cidade

Crédito: Pedro Rodrigues

Em 2022, o Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde – itt Nutrifor, em parceria com a cidade de Sério, elaborou novos produtos à base de pitaya, entre eles o refrigerante. Recentemente, no mês de março, o município iniciou o processo de comercialização, sendo feito lotes exclusivos do refrigerante para a segunda edição da Feira da Pitaya.

O desenvolvimento do produto surgiu a partir do cultivo da pitaya adotado pelo munícipio de Sério, localizado no Vale do Taquari, dando uma nova opção à agricultura familiar. Com a adaptabilidade da planta ao terreno e ao clima local, a prefeitura da cidade decidiu desenvolver novos produtos com a fruta e, dessa forma, foi feita uma parceria com o itt Nutrifor. O instituto realizou todo o processo de pesquisa de mercado, definição final dos produtos junto com as autoridades do munícipio, testes experimentais e análises sensoriais até a conclusão do refrigerante.

A partir disso, com o estudo entregue ao munícipio, iniciou-se uma busca por parcerias de empresas para a produção do refrigerante em larga escala. Segundo o coordenador do itt Nutrifor, Valmor Ziegler, o instituto ajudou nesse processo. “Ficamos bem felizes em ver que houve evolução. Inclusive, nós auxiliamos a prefeitura a encontrar um parceiro que pudesse produzir o refrigerante em escala”, informa.

O coordenador também comenta que, todo esse processo representa a missão do itt Nutrifor pela busca da excelência de identificar oportunidades de mercado, alinhando com os desejos dos consumidores para traduzi-los no desenvolvimento de produtos relevantes e inovadores. “Isso é muito gratificante para toda a equipe e demonstra que podemos contribuir de maneira significativa para a cadeia produtiva de alimentos de maneira prática e objetiva”, conclui Valmor.