Unisinos participa do primeiro dia de workshop do Universidades + Engajadas

Crédito: Camila Kehl

Representantes da Unisinos estiveram presentes no primeiro dia de workshop do Universidades + Engajadas, programa que visa apoiar instituições de ensino superior a se tornarem referência nas agendas de inovação social, investimentos e negócios de impacto. A iniciativa é da Coalizão pelo Impacto, ação correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e parceiros. A atividade desta quinta-feira, 13, aconteceu no espaço IDEAR da PUCRS. Os encontros têm como objetivo a construção de um plano de ação entre as universidades parceiras do programa.

O projeto habilitará negócios de impacto importantes para os ambientes de inovação como o Tecnosinos. O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, mencionou na abertura do evento a importância dos esforços conjuntos das universidades. “Um elemento em comum que aproxima a Unisinos e a PUCRS diz respeito ao discurso institucional: nós temos um olhar para a comunidade. Esperamos que o trabalho desenvolvido no programa seja o motor para buscarmos soluções de impacto local”, avaliou.

Orientados pela equipe do ICE, os professores das universidades iniciaram um planejamento de ações: foram realizados um mapeamento das necessidades socioambientais do território e apontamentos das contribuições das instituições por meio do ensino, pesquisa e extensão. “A ideia é que as universidades, com sua união de saberes, possam ser atores relevantes para resolver os problemas sociais das comunidades”, explicou Camila Aloi, gerente do Academia ICE.

Crédito: Camila Kehl

Também estiveram presentes no encontro o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt; o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Pe. Cledinei Clovis Cavalheiro; a analista da Unitec, Patrícia Pereira; a pró-reitora da PUCRS, Adriana Cerveira Kampff; e o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto. As atividades seguem na sexta-feira, 14, às 9h, no Campus da Unisinos Porto Alegre, no Espaço TEDU 314.

Sobre a Coalização pelo Impacto

A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa multissetorial nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

Até 2027, a Coalizão pelo Impacto aportará 34 milhões de reais para desenvolver simultaneamente, em parceria com organizações locais, 6 Ecossistemas de Impacto em cidades das 5 regiões do Brasil: Belém, Fortaleza, Brasília, Campinas, Paranaguá e Porto Alegre. Por meio do fortalecimento de organizações com perfil de dinamizadoras do ecossistema de impacto que apoiam empreendedores, a Coalizão pretende apoiar negócios de impacto que movimentarão PIBs locais com produtos e serviços que respondem a problemas socioambientais.

De acordo com definição do ICE, negócios de impacto podem resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar a políticas públicas e à ação do terceiro setor.