Curso de Medicina da Unisinos em publicação internacional sobre uso de ultrassom na graduação

Professora Ana Cláudia Tonelli foi uma das especialistas que participou do consenso

Crédito: Getty Images

Para servir como guia sobre o que deve constar no currículo de medicina sobre o uso de ultrassom, foi recentemente publicado o artigo International consensus conference recommendations on ultrasound education for undergraduate medical students (Recomendações da conferência de consenso internacional sobre educação em ultrassom para estudantes de graduação em medicina, em tradução livre). Ele vai possibilitar que os cursos de medicina atendam parâmetros internacionais sobre a forma de ensino do ultrassom.

A professora da Escola de Saúde, Ana Cláudia Tonelli, foi uma das 64 especialistas do mundo todo que votou nos itens de cada domínio do artigo e os níveis de recomendação. “Ficamos muito felizes de ter participado de um projeto como esse e colaborado com o nosso conhecimento, com a nossa experiência que temos na Unisinos, para poder votar nessas recomendações e ver elas publicadas em um artigo com esse impacto”, destaca.

Ela lembra que a Unisinos é pioneira em incluir os estudos de ultrassom no primeiro semestre do currículo e cita como isso já era trabalhado no curso. “No currículo do curso de Medicina da Unisinos, já tínhamos muitos dos itens colocados ali, atendendo praticamente todas as recomendações”, observa Ana Cláudia, que complementa sobre a importância dessa publicação aos estudantes. “Isso fortifica o currículo dos nossos alunos porque agora seguimos recomendações que são internacionais, dando uma robustez à formação deles.”

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar