Startup Weekend: uma oportunidade para ideias inovadoras saírem do papel

Evento ocorre na Incubadora Tecnológica da Unisinos

Foto: Divulgação

De 20 a 22 de maio, na Incubadora Tecnológica – Unitec, unidade de inovação e tecnologia da Unisinos, localizada no Campus São Leopoldo, ocorre o Startup Weekend Unisinos. O evento, organizado pela Techstars – maior rede de aceleradores do mundo – tem por objetivo formar novos empreendedores e criar comunidades de startup em todo país.

Gerson Riberio, facilitador do Startup Weekend, explica que o evento ocorre de sexta a domingo, em 54 horas de muita ação, onde os participantes, acompanhados de mentores, serão encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir um modelo de negócio, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. “O participante chega na sexta-feira, e aqueles que já possuem uma ideia tem 60 segundos para apresentá-la. A partir de então são formadas as equipes”, explica.

Ribeiro conta que no sábado a rede de mentores, formada por grandes empresários, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e marketing, começam a prestar auxílio a essas startups. “As equipes passam a validar problemas, identificar oportunidades de mercado,  e então saem à campo para encontrar clientes”, pondera.

O empresário destaca que os mentores estarão, ao longo de todo processo, impulsionado as equipes a fazerem as perguntas certas, dando um direcionamento para que elas comecem a produzir. “As equipes terão que criar um produto, mesmo que seja um protótipo. Se quiserem fazer um aplicativo, por exemplo, terão que criá-lo e executá-lo”, salienta.

No domingo o produto deverá ser apresentado a uma banca avaliadora, para empresários – investidores em startup que são referência na comunidade local. “O projeto vencedor ganhará três meses de incubação na Unitec e bolsas para cursos de extensão na área de empreendedorismo”, aponta Ribeiro.

Impulso profissional

De acordo com o facilitador, a principal contribuição do Startup Weekend para a carreira profissional é o aprendizado e a oportunidade de superar os próprios limites. “O participante terá 54 horas para fazer uma coisa que normalmente uma equipe leva 6 messes para executar. Isso é essencial para qualquer profissional. Uma pessoa que é proativa, que tem características empreendedoras – e isso é desenvolvido no final de semana – é alguém visto com outros olhos no mercado, pois é um profissional que se destaca”, declara.

Prepare-se para o evento

De 3 a 9 de maio ocorre o Brazil  Startup Summit, a maior conferência online de startups da América Latina. O evento, totalmente gratuito, contará com os 50 maiores especialistas do Brasil em startups. “Essa é uma ótima oportunidade de se preparar para o Startup Weekend Unisinos, pois entre os palestrantes estarão Arielle  Zuckerberg, irmã do criador do Facebook, falando sobre como criar sua startup e receber investimento. Também estará presente Ricardo Bellino, que construiu a carreira de Gisele Bundchen, e Franklin Luzes Jr – COO da Microsoft Ventures – uma das empresas que mais investe em startup no Brasil”, comenta.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no Startup Weekend Unisinos, não deixe de acompanhar a página do evento.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar