Crise de sustentabilidade ou crise humana?

Virada Sustentável discutiu temas relacionados ao assunto em Porto Alegre

O fim de semana marcou o encerramento da 1ª edição da Virada Sustentável que começou na última quinta-feira, 31/03. O evento que já é sucesso de público em São Paulo, aconteceu pela primeira vez na capital gaúcha. Foram quatro dias em que o assunto sustentabilidade tomou conta de Porto Alegre.

Foto: Divulgação

“Na semana em que a cidade completa 244 anos, a Virada Sustentável nos proporciona eventos de muita qualidade. O tema sustentabilidade é muito importante não só para o presente, mas para o futuro das nossas gerações”, afirmou o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

A programação da Virada Sustentável contou com atrações realizadas simultaneamente em espaços públicos, culturais e universidades. O evento buscou conscientizar e mobilizar a comunidade por meio de uma abordagem lúdica e positiva da sustentabilidade, incentivando as pessoas a enxergarem no tema um valor universal.

“Nós temos, hoje, todas as condições de dar a guinada que queremos. Você ter vindo à Virada Sustentável foi uma escolha. Transformar e criar ambientes saudáveis são escolhas. Não é questão de crise sustentável, passamos por uma crise humana”, ressaltou a bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Andreé Ridder.

Entre as atividades que marcaram a Virada Sustentável, o Seminário Internacional aconteceu durante o sábado e domingo, 2 e 3 de abril, no Auditório Araújo Vianna. Atividade com viés acadêmico, mas aberta para todos os públicos, incluiu formação completa pela web com dupla certificação, presencial e a distância, que tem chancela da Unisinos.

Foto: Divulgação

Especialistas discutiram temas como mudanças climáticas, cidade transtornada, cidade resiliente, cidadania e educação para a sustentabilidade. “O modelo de cidade que estimula o consumo, não pode ser considerada uma cidade sustentável. Temos que ter iniciativa a revelar mudanças na cidade e a mudança na pessoa humana”, explicou a bióloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Biologia na Unisinos, Larissa Oliveira.

Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, Délton Winter, os Planos Diretores devem estimular o crescimento do futuro. “Não se pode ter processo de urbanização sem levar em conta o futuro, os novos espaços e áreas de risco”, completou. Andreé concorda que a cultura de abundância não cabe mais onde existe território.

Para o administrador e professor da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, Claudio Senna, o planeta não consegue suprir tudo para todos. “Mais do que a sociedade de consumo, estamos virando a sociedade do descarte. Tudo para nós é descartado. Você tem controle dos seus desejos e das suas vontades. Use com ética”, ressaltou.

Arquiteta e urbanista, Roberta Edelweiss é coordenadora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. Ela destaca que se é possível prever as tendências, é preciso se ter a responsabilidade de trabalhar com essas tendências. “A gente habita um planeta que é nosso. Nós somos responsáveis por ele”, concluiu.

Ficou interessado no assunto? Outras informações você confere no site da Virada Sustentável em Porto Alegre.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar