Celebrando uma década do Mestrado Profissional em Gestão Educacional

Em evento realizado na sexta-feira, 17/11, professores, alunos e egressos enalteceram os 10 anos da pós-graduação

Crédito: Divulgação

O Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos completou 10 anos voltado a qualificar profissionais de instituições educativas, contribuindo para a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos inovadores em gestão de organizações educacionais. Para celebrar esse momento, na sexta-feira, dia 17/11, foi realizado o evento comemorativo dos 10 anos da pós-graduação, uma formatura dos titulados, que contou com a presença de professores, alunos, egressos e familiares, além do reitor da Universidade, Pe. Sergio Mariucci.

A coordenadora do MPGE, Ana Cristina Ghisleni, destacou que o curso se notabiliza por estar atento aos cenários e aos desafios educacionais. “Ao comemorar os seus 10 anos, o Mestrado Profissional em Gestão Educacional celebra a realização de 19 turmas, com 283 alunos formados e em formação, e 212 dissertações produzidas. O programa também se fortalece com a existência de três grupos de pesquisa, com o fortalecimento da pesquisa e da articulação com diferentes setores sociais, respondendo de maneira cada vez mais assertiva às demandas da gestão educacional.”

Durante a cerimônia, o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, lembrou das pesquisadoras Flávia Werle e (in memoriam) Marta Luz Sisson de Castro, como pioneiras na interface entre gestão e educação, enfatizou o ensino realizado pelo MPGE e reforçou o compromisso da Universidade com a formação de gestores educacionais que preservem o direito de cátedra dos professores e promovam o prestígio da categoria, principalmente em tempos em que o exercício docente vem se tornando uma profissão de risco quando deveria ser de muito prestígio.

Representantes da Rede Jesuíta de Educação – RJE também estiveram presentes no evento. Ao longo dessa década, a parceria entre MPGE e RJE formou quatro turmas, que receberam suas titulações na cerimônia, e atualmente conta com mais uma que está em andamento.

Pioneiro na Região Sul do Brasil, o Mestrado Profissional em Gestão Educacional também desenvolve competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, além de proporcionar o aprofundamento de estudos para aprimorar uma gestão corresponsável e participativa das organizações educacionais. Para conhecer mais sobre o MPGE, clique aqui.