Alunos de Ciências Contábeis desenvolvem projetos para entidades do terceiro setor

Iniciativa visou um melhor aproveitamento contábil das entidades

Crédito: Divulgação

Como promover a utilização das informações contábeis no processo de gestão, captação de recursos e prestação de contas de entidades do terceiro setor? Essa pergunta foi a chave para a realização do Projeto Contabilidade em Contexto, desenvolvido pelos alunos do curso de Ciências Contábeis do Campus Porto Alegre.

A iniciativa veio a partir da visita técnica ao Projeto Fábrica de Gaiteiros, mantido pelo Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, onde os alunos aprenderam sobre a importância de projetos sociais para a comunidade, assim como o papel da gestão e da transparência nas entidades do terceiro setor.

Crédito: Divulgação

Durante o projeto, os estudantes escolheram duas entidades do terceiro setor para aplicar as questões aprendidas em sala de aula, sendo elas: APAE – Barra do Ribeiro e a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca. Depois da seleção, eles entenderam as realidades delas – como ocorre a gestão, captação, aplicação dos recursos e prestação de contas – e conversaram com profissionais contábeis que tinham experiência na área.

Crédito: Divulgação

Todo o processo de captação de dados foi aplicado em um workshop com os professores Éderson Locatelli e Cristiane Schnack para a definição do problema alvo e criação de soluções das entidades. Na atividade, foram aplicadas as metodologias do Design Thinking a fim de empregar conhecimentos contábeis no desenvolvimento do projeto, além da oportunidade dos alunos aplicarem na prática a futura profissão: contador.

“É um projeto muito importante, porque os alunos têm contato com uma realidade que é dinâmica. Nem tudo funciona perfeitamente como nos livros e eles precisam aprender, na medida descobrem mais e mais sobre a realidade estudada, a lidar como novo e o inesperado. Além disso, a obrigação de dar retorno à entidade estudada, pensando em ações que de fato possam contribuir com ela, aumenta o engajamento e comprometimento dos alunos” afirmou a coordenadora de Ciências Contábeis, Charline Pires.

No final, os alunos chegaram no seguinte resultado através do Projeto Contabilidade em Contexto:

APAE – Barra do Ribeiro:

• Os estudantes montaram um plano de ação que envolve a criação de um site para a APAE, a fim de permitir a prestação de contas das atividades realizadas e orientar aqueles que desejam doar (tempo e dinheiro) à causa. A tarefa será concluída até março de 2019, sendo que o conteúdo será desenvolvido pelos alunos e por um programador web voluntário.
  • Um relatório foi montado com as orientações necessárias para que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barra do Ribeiro possa tomar as providências a fim de que o município se habilite para receber recursos do Funcriança (via doação do IR).

Associação Beneficente Santa Zita de Lucca:

• Com o apoio de uma publicitária voluntária, os alunos montaram uma campanha que será divulgada nas redes sociais, pensando na doação de “dinheiro” e “tempo”, tendo dois principais objetivos: divulgar a possibilidade de repasse de recursos às instituições via Imposto de Renda, desmistificando o tema e incentivando os contadores a atuarem na orientação aos seus clientes. Também, incentivar as pessoas, principalmente alunos da Unisinos, a se tornarem voluntários.

Faça sua parte e realize uma doação:

Você pode ajudar e realizar uma doação para entidades como a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) de duas formas: doações no ano-base (até o dia 28 de dezembro de 2018) e diretamente na declaração do Imposto de Renda. Para mais informações, clique aqui para conferir as etapas, regulamento e prosseguir com a doação.

O incentivo às doações ao Funcriança é um subprograma do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Rio Grande do Sul, no qual a palestra que os alunos tiveram com a representante do programa, contadora e egressa da Unisinos, Silva Grewe, foi de extrema importância para despertar o interesse dos alunos sobre o tema aplicado no Projeto Contabilidade em Contexto.