Alunos da Unisinos trocam conhecimentos com estudantes de universidade chilena

Crédito: Reprodução Teams

A atividade acadêmica de Laboratório Intercultural, da Trilha da Internacionalização da Graduação PRO, está sendo realizada pela primeira vez na Unisinos. No último sábado, 07/05, as professoras da disciplina, Maria Julieta Abba e Viviane Weschenfelder, organizaram um espaço de vivência e experiência intercultural, onde em conjunto com uma turma da Universidad Católica de Temuco – UCT, do Chile, interagiram para construir conjuntamente respostas à problemáticas contemporâneas. “O Laboratório Intercultural visa desenvolver as competências da interculturalidade e do diálogo intercultural por meio de vivências. Essa perspectiva de ter um espaço internacional, mesmo sem sair de casa, proporciona uma ampliação dos horizontes em como visualizamos as interações e as possibilidades da construção da internacionalização”, explica Viviane.

Com o tema Cultura, Representação e Interculturalidade, os alunos das duas universidades tiveram uma aula remota e, a partir do conhecimento sobre o outro, realizaram atividades conjuntas. “Essa fusão entre teoria e prática é a essência do Laboratório Intercultural, onde propomos trabalhar a competência intercultural no diálogo entre diversas culturas com base no princípio da horizontalidade e da aprendizagem mútua”, destaca Maria Julieta. Sobre a troca de conhecimentos entre as duas instituições, a gerente de desenvolvimento de ensino da Unidade Acadêmica de Graduação, Cristiane Schnack, afirma que “os alunos têm a oportunidade de conhecer pessoas de outras universidades, estabelecer conexões e fomentar a cultura de internacionalização, abrindo caminhos para que possam vislumbrar experiências no exterior também.”

Articuladora da Trilha de Internacionalização da Graduação PRO, a professora Gisele Spricigo enumera as perspectivas que ganham espaço no caminho da formação dos estudantes “Sobre a perspectiva de cidadania global, cada vez mais, a sociedade e o mundo do trabalho avançam no cenário de fronteiras tênues, onde saberes sobre cultura, tradições locais, hábitos, relações interpessoais e internacionais, fazem parte da pasta de competências a serem desenvolvidas durante o percurso formativo de qualquer área do conhecimento.”

Confira o depoimento de duas alunas que participaram da atividade

A atividade com estudantes do Chile foi uma dinâmica maravilhosa, propiciando momentos de diálogos ótimos e de expansão de conhecimento. As conversas foram de grande importância para promoção de interculturalidade entre os estudantes de ambos os países. Espero que mais alunos consigam ter esta experiência no futuro, para que estejamos cada vez mais próximos de diferentes culturas e pensamentos. – Ana Julia Tonet, estudante de Biomedicina

Foi uma experiência muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e história do Chile. Ao discutirmos interculturalidade com uma experiência intercultural em que superamos a barreira do idioma, me senti fazendo parte de algo maior, que ultrapassa as demarcações geográficas. Espero que possamos repetir tais encontros e que mais pessoas possam ter essa oportunidade. – Viviane Aparecida Barbosa, estudante de Arquitetura e Urbanismo