Governança do Tecnosinos realiza primeira reunião de 2022 

Novo Conselho de Gestão do Parque tomou posse nesta quinta-feira, dia 3/3 

Crédito: Pedro Barbosa/Tecnosinos

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 3/3, foi formalizado o novo Conselho de Gestão da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos). A gestão é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo. 

O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bittencourt, será o novo gestor executivo do Tecnosinos e, na oportunidade, ressaltou a importância de pensar o período pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Como o conhecimento que se produz na universidade e no Tecnosinos vai transbordar para a sociedade?”, indagou. 

Para dar as boas-vindas aos novos integrantes do conselho, Bittencourt apresentou a nova estrutura do Parque Tecnológico. “Nossas frentes de trabalho atuam para auxiliar nos projetos das empresas, mas também para facilitar os acessos à universidade, trabalhando em conjunto com a cidade”, comentou. Uma das decisões encaminhadas pelo novo Conselho de Gestão foi o encaminhamento do processo de Planejamento Estratégico para 2022, que lança um olhar para o futuro do parque, incluindo sua ampliação.  

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, demonstrou um esboço do plano para a instalação de uma operação urbana consorciada na área do horto florestal padre Balduíno Rambo, que faz parte de um acordo com o governo estadual, assinado na última semana. Após entendimento comum entre os membros do conselho, a Governança do Tecnosinos vai apresentar no Grupo de Trabalho o projeto para a ampliação do Tecnosinos. 

Vanazzi também destacou a sinergia entre as instituições, com o intuito de fomentar o desenvolvimento tecnológico e a formação de talentos no município. “Construímos programas importantes como, por exemplo, o 3.000 Talentos TI, mas precisamos avançar. Buscar uma integração maior entre a universidade e as startups com os projetos desenvolvidos nas escolas municipais e estaduais”, frisou. 

A relevância do Parque Tecnológico

O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, ressaltou a importância do Tecnosinos e a relação com a universidade. “Cada vez mais entendemos o quão necessário é trabalharmos em sinergia, pois o Parque é parte da cidade. Somos uma instituição global de pesquisa que precisa fazer sentido para os jovens da região. Queremos que a nossa gestão funcione de maneira concentrada e sistemática, para que alcance nossos estudantes e os jovens de São Leopoldo”, disse. 

O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), Felipe Feldmann, salientou a relevância de uma maior integração das empresas do município com os produtos desenvolvidos no Parque. “Uma aproximação com as empresas da Associação pode possibilitar fomento a pesquisa, inovação e performance”, complementou. 

Também participaram da reunião o vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus, o presidente do Polo de Informática de São Leopoldo, Oldemar Brahm, o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel e seu adjunto Mário Rosito e o assessor técnico da prefeitura de São Leopoldo, Nelsinho Metalúrgico. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar