Reformulação dos cursos de engenharia Unisinos

O currículo, métodos de ensino e de gestão estão sendo aprimorados. O projeto, que começou em 2019 e tem duração de 8 anos, com principal objetivo incentivar o protagonismo do aluno durante a graduação.

 

Image

Programa de Modernização da Graduação.

Sobre o projeto

As Engenharias da Unisinos estão sendo reformuladas. O currículo, métodos de ensino e de gestão estão sendo aprimorados. O projeto, que começou em 2019 e tem duração de 8 anos, tem como principal objetivo incentivar o protagonismo do aluno durante a graduação.

Essa reformulação faz parte do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PGM-EUA) e também é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, embaixada e consulados dos EUA no Brasil e a Comissão Fulbright, com apoio do Conselho Nacional de Educação - CNE.

Mas, o primeiro passo para esse novo momento dos cursos de Engenharia da Unisinos partiu da própria universidade. Desde o primeiro semestre de 2019, todos os cursos de graduação da Unisinos fazem parte da Graduação PRO, um novo modelo que centraliza o aluno através de diversas iniciativas acadêmicas.

fulbright.png
capes.png
cne-pmg.png
embaixada.png

O novo currículo

Se estamos falando em modernização, a personalização do currículo não pode ficar de fora. Pensando no protagonismo do aluno ao longo da graduação, a grade curricular dos cursos de Engenharia foi desenvolvida em torno da trajetória do estudante e do profissional do futuro. O próprio aluno poderá personalizar a sua jornada durante o curso de acordo com os seus interesses, moldando suas competências pessoais e profissionais através de experiências práticas da carreira escolhida.

A partir das Trilhas de Formação, o estudante poderá construir sua trajetória e seguir o caminho que achar mais adequado para si. No último ano do curso, ele poderá escolher entre Empreendedorismo, Inovação Social, Internacionalização, Mestrado e Específica do Curso. ao longo da Trilha escolhida, o aluno poderá desenvolver suas qualidades e adquirir mais conhecimentos específicos na sua área de interesse. A proposta do Programa de Modernização das Engenharias nesse novo currículo é fomentar uma formação sólida, flexibilizar a trajetória do aluno e proporcionar as vivências do engenheiro do futuro.

GRADUAÇÃO PRO

Os cursos de Engenharia da Unisinos estão diferentes! A partir da Graduação PRO, que visa o seu protagonismo durante a trajetória acadêmica, as Engenharias da Unisinos estão sendo aprimoradas.

Ecossistema renovado

A Unisinos tem avançado na elaboração de espaços de sala de aula que cumpram todas as necessidades dos alunos de Engenharia.

O projeto de Modernização das Engenharias conta com um espaço físico na Escola Politécnica, no Campus São Leopoldo, com subsídios pedagógicos para os alunos e professores desenvolverem suas competências de forma colaborativa.

Novo espaço físico da Escola Politécnica

Em 2021 a Unisinos oferece uma nova infraestrutura para alunos e professores da Escola Politécnica: O Espaço PMG. 

O Espaço integra o Programa de Modernização da Graduação, o PMG, que se desenvolve por meio do Projeto Institucional de Modernização Unisinos, o PIM.

Inspirado nas Instituições de Ensino Americanas, visitadas por alguns integrantes do PIM Unisinos no ano de 2019 e teve o apoio da Universidade e, também, da Fulbright. A novidade é um dos passos dentro do objetivo de implementar um novo Modelo de Graduação flexível e personalizado, que extrapola a visão disciplinar e os limites da sala de aula em uma trajetória formativa, continuada e integrada à realidade.

O Espaço PMG é multiuso e busca unir professores e alunos da Escola Politécnica em um ambiente compartilhado, promovendo troca de experiências e aprendizado. É um lugar para fomentar a geração de ideias, ações empreendedoras, promover parcerias dos alunos e professores com a indústria. É um local que irá promover práticas vivenciais, interdisciplinaridade, para que o aluno e o professor consigam extrapolar o local da sala de aula para um espaço acolhedor, com a proposta de engajamento, motivação e colaboração.

Como funciona o projeto aplicado

Entenda como funciona a modernização das engenharias Unisinos

Projeto aplicado I

Penúltimo Semestre - 60 horas-aula. Conhecimentos inerentes à graduação.
1) Problema que será abordado
Inicialmente o aluno definirá um problema de pesquisa, definindo a temática do projeto aplicado e a área de contribuição, podendo ser alguma melhoria na indústria, alguma investigação envolvendo análises laboratoriais e ensaios, validando ferramentas de projeto, ou ainda corrigindo alguma funcionalidade na comunidade em que atua. Busca-se que o aluno tenha desenvolvido ao longo do curso senso crítico para percepção e diagnóstico desse problema, acompanhado de uma hipótese de pesquisa.

Projeto aplicado II

Penúltimo Semestre - 60 horas-aula. Conhecimentos inerentes à graduação.
5) Desenvolvimento da metodologia
Depois de conhecer a área em que o projeto está inserido e reunir o conhecimento mais avançado, é hora de o aluno escolher sob orientação de seu professor tutor uma estratégia de como alcançar os objetivos. Vale destacar que existem inúmeros caminhos e alternativas que podem resolver o mesmo problema, sendo importante definir qual é o mais adequado e eficiente para o projeto. Nessa etapa, serão avaliadas ainda as possibilidades de usufruir do Ecossistema de pesquisa da Unisinos, com o uso de laboratórios, parcerias com empresas, entre outros.

Trilhas da formação e oportunidades

Empreendedorismo

Nesta trilha, você pode projetar um negócio inovador. Você vai montar seu plano de negócios contando com a consultoria dos professores e, quando terminar seu projeto, ainda pode concorrer a uma vaga para incubar seu empreendimento na Unitec – o que significa que vai ter todo o apoio necessário para desenvolvê-lo ainda mais.

Parceria com instituições dos Estados Unidos

Um dos pontos mais importantes da Modernização das Engenharias faz parte da Trilha da Internacionalização. A Unisinos firmou parcerias com instituições estadunidenses, pensando em desenvolver experiências interculturais para que os estudantes se entendam como atores importantes para uma sociedade globalizada. Essa parceria contempla a participação em eventos e a importação e exportação de conhecimentos através do intercâmbio de professores e alunos dos dois países.

from_seal_to_sheild_living_our_brand_university_of_pittsburgh.png
wordmark-blue-background.png
UTSA_Logo_Website-01.png
university-of-texas-at-dallas.jpg
download.png
Purdue-University-50-No-GRE-Masters-in-Human-Resources-Online-Programs-2021.png

Intercâmbio de conhecimento

Um dos pilares da Modernização dos cursos de Engenharia da Unisinos é a parceria entre a universidade com instituições dos Estados Unidos. Alunos e professores poderão trocar suas experiências e conhecimentos nas suas áreas de atuação, pensando na resolução de problemas em uma sociedade globalizada.

Assim, para estabelecer e consolidar parcerias com instituições americanas, no contexto do objetivo de internacionalização do currículo, foi proposta uma trilha voltada para a internacionalização.

A proposta da Trilha está alinhada ao Plano de Internacionalização da UNISINOS, onde a Universidade reconhece que é determinante, nos processos contemporâneos de produção de conhecimento, a adoção de formas de organização em redes interdisciplinares. Nesse panorama, essa trilha objetiva desenvolver experiências interculturais e elaborações transculturais para que os alunos se constituam como atores da sociedade globalizada.

Mas, a internacionalização, na UNISINOS, é compreendida não apenas como vivência no exterior, mas também como ambiência internacional dentro de variados espaços no contexto nacional, entre eles, a própria Universidade, por meio da inserção em redes globais de ensino, pesquisa, estágios voluntários e de aprendizado de línguas adicionais, do desenvolvimento de Atividades Acadêmicas em língua estrangeira dentre outras formas.

Intercâmbio de conhecimento - PMG Unisinos

Conheça a equipe

Contato

E-mail: pim.engenharias@unisinos.br 

PIM Unisinos 

Av. Unisinos, 950 

Prédio C02 - Escola Politécnica 

São Leopoldo/RS – Brasil – CEP 93022-750 

Telefones: 51 3591.1122 | Ramal 1644 

Image