Um rio chamado Sinos

Nova série de interprogramas da TV e da Rádio Unisinos chama atenção para a qualidade da água

Crédito: TV Unisinos

Estreia nesta segunda-feira (10/11) mais uma série de interprogramas da TV e da Rádio Unisinos, que propõe ao público um passeio pelo Rio dos Sinos. A nova etapa do projeto “Qual é o Tema?” aponta para um dos dez rios mais poluídos do país. A ideia é que telespectadores e ouvintes conheçam os desafios que se apresentam e reconheçam as potencialidades dessa bacia que ainda preserva nascentes cristalinas. A produtora da série, Joyce Heurich, observa que “a qualidade das águas vai decaindo, ao longo dos 190 quilômetros de extensão, à medida que população aumenta, ou seja, algo está errado e a culpa é nossa”.

São seis vídeos, de dois minutos cada, que serão exibidos no intervalo da programação, para levar ao público informações sobre o ecossistema da região, além explorar questões ligadas ao lixo doméstico, ao tratamento de esgoto e à poluição industrial. O objetivo é aproveitar esses espaços na grade para gerar conhecimento por meio de conteúdos educativos.O diferencial da série do mês de novembro é a temática escolhida, assunto extremamente atual. A estiagem que os moradores de São Paulo enfrentam, graças aos baixos níveis do Sistema Cantareira, serviu como alerta para que os brasileiros passassem a refletir e valorizar a importância da água. “Isso faz nos faz pensar sobre o grau de proteção que a gente tem dado para o nosso rio.

Os interprogramas são um alerta para a necessidade de conservação dessa bacia. É um tema urgente”, destaca a professora Luciana Kraemer, que faz a supervisão da TV Unisinos.O debate sobre o tema não se limita apenas à TV e à Rádio. As redes sociais também abrem espaço para a troca de ideias sobre o assunto e trazem curiosidades afins. Esses lugares de discussão são fundamentais para a que os temas sejam problematizados. “Precisamos enxergar a realidade para propor soluções. Nesse sentido, a série de interprogramas ‘Um Rio Chamado Sinos’ cumpre a sua missão”, comenta Joyce Heurich.Os produtos poderão ser conferidos na TV Unisinos, pelos canais 87 da NET e 52 UHF e pelo YouTube TV e Rádio Unisinos. Os bastidores, as curiosidades e mais informações sobre o projeto, você encontra no blog do “Qual é o tema?”.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar